Greys Anatomy 5x23x24 (Season Finale): Here's to Future Days e Now or Never

17.5.09

É oficial: a 5ª temporada de Grey's Anatomy é a melhor de todas. E essa Season Finale dupla é a melhor de 2009. Não tem pra ninguém. Titia Shonda Rhimes mostrou pra todo mundo como é que se faz uma série. E olha que eu achava que Grey's tinha perdido o rumo e estava irrecuperável. A guinada foi tamanha que eu não consigo lembrar de um episódio sequer que tenha sido ruim, fraco ou regular. E, preciso dizer: ainda estou apoplética com esse final. Deixando todo mundo louco para ver o sexto ano da série o mais rápido possível. Teve risada, teve romance e teve lágrimas (confesso). Então se preparem, pois o post vai ser enorme, mais uma vez.
Começando pela Izzie, que precisa decidir entre operar com o Sheperd ou usar mais quimioterapia. Ela tenta fazer com que os outros decidam por ela o tempo todo e ninguém quer tomar partido. Nem mesmo o maridão Karev, que diz estar pronto para apoiar as decisões dela. Na verdade era uma coisa bem complicada de decidir. A cirurgia trazia riscos de ela virar um vegetal ou perder a memória e habilidades de comunicação. Ela poderia não ser mais a Izzie. E já a nova quimio era uma incógnita. Talvez nem tivesse tempo de vida suficiente para o medicamento fazer efeito.
Chega um momento em que todos que se esquivavam resolvem opinar. Se Meredith e Christina acreditam na quimio, Karev quer a cirurgia. Izzie quase enlouquece tentando decidir, mas um incidente com uma amiga (que vinha a ser a Paris de Gilmore Girls), paciente de câncer e considerada um milagre da nova quimio, faz tudo mudar. Mesmo com o tratamento funcionando ela acaba virando um vegetal. Izzie finalmente decide operar, mas não quer ser ressucitada, caso algo dê errado. Quando a cirurgia termina, ela acorda e todos respiram aliviados, não há danos. Ou quase. Izzie só tem memória a curto prazo. Ela esquece de tudo em questão de minutos. E essa nova situação deixa Karev desolado e irritado. Mas é justamente o desabafo dele, dizendo as piores coisas que poderia para a esposa doente, que faz Izzie se lembrar. As ofensas do marido são a primeira coisa de que ela se lembra. (E nunca vai esquecer, seja pelo bom ou pelo mau).
Mas, se engana quem pensa que toda a situação da Izzie foi o que recheou os episódios. Meredith e Derek deram o tom romântico, tentando se casar, na prefeitura mesmo, e não conseguindo. Enfim, a união foi selada com os votos, escritos na hora e cheios de sinceridade, num post-it azul, onde os dois assinaram e se declararam, sozinhos, marido e mulher.
Christina foi outra que abriu o coração. Ajudou Owen a tomar coragem e ir falar com a mãe, que sequer sabia que ele estava de volta do Iraque e decidiu, afinal, ficar com ele e enfrentar tudo. (E eu aqui em casa levantando a placa: Go Christina, Go!).
Mark Sloan, então, está virando moço pra casar. Chamou a Lexie para morar com ele e ela não entendeu. Depois que entendeu, não quis, pois tem na cabeça um plano de só juntar os trapos depois de terminar a residência. Ele fica bravo, por nunca antes ter feito um pedido desses e se sentir a mulher da relação. Mesmo sem definir o relacionamento, ele vai comprar uma casa e virar gente grande.
George, quem diria, se envolve tanto na questão do tratamento de trauma e de pronto socorro que decide se alistar no exército e ir para o Iraque. A notícia cai como uma bomba para todo o mundo e enquanto alguns acham que ele é capaz, tem coragem e é um patriota, a outra metade acredita que ele volta num saco preto antes mesmo de desembarcar. Não é a toa que a Bailey e a Callie encabeçam uma dessas intervenções para impedí-lo de ir. Especialmente depois de Callie ter tido que lidar com um tenente do exército que, por causa de dores, pediu (e conseguiu) a amputação de uma perna. Tudo para voltar o quanto antes para a guerra.
Já o Chief, faz jogo sujo com a Bailey, tentando mantê-la na cirurgia geral e Arizona o enfrenta, dizendo que vai lutar por ela. Cenas hilárias dos dois. O pior era a reação da própria Bailey. Emburrada, sem definir o que faria de seu futuro e, como sempre, carregando o mundo nas costas. No final, não teve robô, nem criança saudável que a fizesse segurar o choro nervoso. Ela desabafa com o Chief que, Tucker, o marido, deu a ela um ultimato. Nada de pediatria ou ele vai pedir o divórcio. Mal sabe ele que quem vai deixá-lo agora, é ela.
O que ninguém poderia imaginar é que mais um dos traumas do dia a dia fosse, na verdade, um caso especial. O homem, desfigurado e quase sem chances de viver, acaba de ser atropelado por um ônibus. E isso acontece por que ele se jogou na frente do veículo para salvar da morte uma moça, que agora segura sua mão, pensando que ele é seu príncipe encantado. O homem tenta se comunicar, em vão, com Meredith até que, antes de ir para cirurgia ele consegue se identificar: 007. E não é Bond, James Bond. É O'Malley. George O'Malley. Um homem capaz de ir para guerra e salvar soldados. Capaz de se tirar na frente de um ônibus para salvar alguém. Ele, afinal, segue para a cirurgia, e está entre a vida e a morte. Ao mesmo tempo, quando Karev e Izzie comemoram a memória recuperada, ela tem uma parada cardíaca e não deve ser ressucitada. Então, enquanto metade da equipe luta pela vida de George, a outra metade luta pela vida de Izzie, mandando os papéis assinados às favas. E no inconsciente dos dois, ou na luz, ou no fim do túnel, seja lá o que vocês preferirem, Izzie e George se encontram. Se essa vai ser a última vez em que os melhores amigos se vêem, ninguém sabe dizer. E é por isso que ninguém que tenha visto esse episódio vai ser capaz de perder o início da 6ª temporada.



Talvez Você Curta

3 comentários

  1. Ai nem me fale... acabei de descobrir seu blog e já amei..
    Nossa só de ler, lembrei de todas as cenas da season finale de grey's desta temporada.. e mal posso esperar pela próxima temporada.. q segundo oq tenho visto pela net, será só em setembro... Só espero q minhas unhas durem até lá...

    Ps: parabéns pelo post...

    ResponderExcluir
  2. Ah meu Deus... Muuuuito boa. Depois de toda a agonia daquele defunto-Denny. rs...
    Ahhh! Karen, vejo este blog há um tempão, desde o tempo em que eu procurava por Felicity e vi as postagens aki.. rs...

    ResponderExcluir
  3. Ai nem me fale... acabei de descobrir seu blog e já amei..
    Nossa só de ler, lembrei de todas as cenas da season finale de grey's desta temporada.. e mal posso esperar pela próxima temporada.. q segundo oq tenho visto pela net, será só em setembro... Só espero q minhas unhas durem até lá...

    Ps: parabéns pelo post...

    ResponderExcluir

Comenta, gente, é nosso sarálio!

Subscribe