North and South: Season 1

31.8.10


Gosto de séries de época e descobri mais uma preciosidade da BBC: North and South.

Entrando num clima “das antigas”, essa semana resolvi procurar as minisséries da BBC baseadas em obras literárias de sucesso e, embora eu nunca tivesse ouvido falar de North and South, de Elizabeth Gaskell, a sinopse parecia promissora. De fato, os quatro episódios não decepcionam e são excelentes em todos os aspectos, roteiro, produção, ambientação e atuação.

O objetivo da obra literária é mostrar os contrastes entre as regiões norte e sul da Inglaterra. Uma em plena expansão industrial, a outra, essencialmente agrária. O período retratado é do início da Revolução Industrial e a formação de sindicatos, com a luta dos trabalhadores por seus direitos, antes inexistentes. Eu sei que pode parecer chato e muito parecido com uma aula de história, mas além desse pano de fundo, que serve para criar conflitos interessantes, há o romance, que se desenvolve aos poucos e é o grande chamariz da produção.

Tudo começa com a mudança às pressas da família Hale, que deixa o sul e suas paisagens bucólicas para viver no norte, na cidade de Milton, onde a indústria têxtil comanda a base da economia. Margareth Hale (Daniela Denby-Ashe) é a filha de um religioso, que abandonou o cargo na igreja pro questões éticas e precisa viver agora como professor. Margareth é o tipo de mulher independente e de pensamento livre, cheia de compaixão pelo próximo e por isso, ela logo cria uma antipatia muito forte por John Thornton (Richard Armitage), o dono de uma das fábricas de algodão locais, que tem um modo muito peculiar e violento de tratar assuntos de trabalho.

Daí para frente, vocês já podem imaginar o que acontece. Thornton se encanta pela moça educada do sul e é freqüentemente rejeitado, até que o jogo vira e uma série de mal entendidos e segredos os mantém distantes. O carisma de ambos é impressionante e o espectador estará sempre dividido entre os dois lados. Aliás, esse é um dos melhores aspectos da série, que prende a atenção completamente.

Para quem gosta de um bom drama, cheio de reviravoltas e momentos inesperados, North and South é uma boa pedida. Até porque, estamos falando da BBC, que é mestre nesse tipo de minissérie e costuma apresentar produções impecáveis.



Talvez Você Curta

3 comentários

  1. Tenho o livro cá em casa para ler! Tenho de ver se pego nele e na série ;)

    ResponderExcluir
  2. Adoro essa minissérie. recomendo sempre mas pouca gente que eu conheço já viu.

    ResponderExcluir
  3. eu já vi também Cranford da mesma autora, com Judy Dench.

    ResponderExcluir

Comenta, gente, é nosso sarálio!

Subscribe