Survivor 21x05: Turf Wars

14.10.10


Depois daquela derrapada que tento esquecer, parece mesmo que a temporada recuperou o fôlego e, pra completar isso, acabamos de presenciar o primeiro blindside em Nicaragua.

Ninguém pode negar que essa mistura de tribos funcionou muito bem. Jane, Jill e Marty foram pra LaFlor, enquanto Benry, Chase, Alina e NaOnka foram pra Espada e, bem, eles também levaram o objetivo verdadeiro da temporada à tona. Foi bastante divertido ver a mudança de rotinas das duas tribos.

A LaFlor, como já havíamos visto antes, é bastante calma e pensam apenas no que precisam pra sobreviver agora, enquanto a Espada é puro trabalho. Vimos essa diferença quando Alina comenta que a Espada é justamente o que se espera de uma tribo de velhos, enquanto a Jane celebra o final desse excesso de trabalho.

Outra coisa que foi introduzida nesse episódio foi o Reward Challenge. Eu não me importei muito com a falta dele nos primeiros episódios, mas nesses dois últimos, ele fez muita falta. Eu gosto muito da estrutura de dois challenges por episódio de Survivor porque dá agilidade à edição, não fazendo-a precisar ficar tentando tirar leite de pedra por ter o que pôr na televisão.

E foi nesse Reward Challenge que, após o final do twist das idades, o Medalhão do Poder vai mesmo sumir. Felizmente Survivor conseguiu ver que isso não deu certo (diferente da 12ª temporada de Big Brother americano, que continuou com o twist do Sabotador até o final, mesmo sabendo que ele nunca prestou) rapidamente e já eliminou esse artefato desnecessário.

Após a primeira vitória da Espada desde o segundo episódio, descobrimos como as tribos irão funcionar daqui em diante, o que foi bastante interessante. Marty revelou rapidamente que tem o ídolo e colocou um alvo maior ainda nas costas dele. Se antes eu achava que ele tinha alguma chance de vencer essa temporada, agora eu tenho certeza que ele não chega nem no júri, principalmente agora que descobrimos que a Jane está louca pra jogá-lo debaixo do ônibus.

Na Espada, vimos a Holly indo de “próxima eliminada” para membro da aliança dominante. Foi impressionante a rapidez que a velha “ex-louca” simplesmente esqueceu seus antigos companheiros de tribo e se aliou a Alina, NaOnka, Chase e Benry. Aliás, como é que Alina virou amiga deles? É impressionante como Survivor é um jogo tão estratégico que mesmo se odiando, os membros da LaFlor continuarão unidos com o objetivo de eliminar a Espada.

Outro fato bastante importante foi a quase-desistência da NaOnka. No meio de mais uma tempestade típica da região, ela pensou em desistir milhões de vezes, mas acabou sendo acalmada por Chase, que contou uma história emocionante sobre o dia em que perdeu seu pai. São momentos como esse que me fazer perceber que Survivor não é só uma novela ou um jogo, porque aquelas pessoas estão lá sofrendo no meio do nada e precisa de um ao outro.

No Immunity Challenge dessa semana, vimos uma prova que calou definitivamente a boca dos que estavam reclamando das provas dessa temporada. Quem aqui não adorou ver as mulheres se afogando e girando 360º com a intenção de segurar a maior quantidade de água possível. Após um empate durante quase toda a prova, a LaFlor conseguiu superar a tribo adversária no final e acabou vencendo mais uma imunidade.


Para se preparem para mais um Tribal Council, a Espada resolveu matar uma de suas galinhas. Algo extremamente estúpido, já que eles deviam guardá-las para uma situação mais importante, como antes de um Immunity Challenge, pelo menos isso causou mais uma briga. Tyrone não queria matar as galinhas, mas após todos decidirem isso, ele acabou sendo o que mais comeu, irritando Alina e Benry.

Foi esse mesmo comportamento extremamente idiota de não dividir igualmente a comida que já eliminou várias pessoas em temporadas anteriores, e não é que foi isso que aconteceu com ele? Após um Tribal Council bastante conflituoso, em que NaOnka finalmente explicou o motivo de tanto ódio em seu coração e Tyrone cavou ainda mais sua cova, a maioria da tribo o eliminou.

Estou muito feliz que após um episódio decepcionante, fomos brindados com uma mistura de cenas emocionantes, provas alucinantes e muita diversão, como Parvati 2.0 zoando as burrices de Marty e as diferenças de idade (e também de modo de trabalho) das antigas tribos. Espero que a temporada continue assim!

Talvez Você Curta

2 comentários

  1. Realmente o episodio foi mto bom. Mal posso esperar para ver Marty sucumbindo, tudo leva a crer que ele ou Jill irão rodar na próxima vez que La Flor for ao Tribal Council. Quero ver Brenda dano um blindside nesse veio metido.
    Para minha felicidade Tyrone rodou e Na Onka continua no jogo, é realmente mto legal ver ela e Alina BFFs.

    ResponderExcluir
  2. Só eu achei muita burrice eles matarem uma das galinhas e não o galo???
    O argumento deles pra não matar era pra ter mais ovos........ então pq matam a galinha?? Tem alguma explicação lógica???

    ResponderExcluir

Comenta, gente, é nosso sarálio!

Subscribe