Big Love 5x08: The Noose Tightens

15.3.11


Todo o marasmo inicial dessa quinta e última temporada de “Big Love” foram justificados nesse incrível episódio. Todos os pontos agora estão muito bem alinhados e a série, que antes parecia fria e distante, agora demonstra que circular para depois abocanhar a genialidade é um bom negócio.

Durante todo o tempo assistindo “The Noose Tightens” me mantive colado no sofá. Isso seria inimaginável ao pensar que “Big Love” vinha apresentando capítulos medianos, até introspectivos demais quando focava em Barb e seus confrontos internos quanto à religião e o valor de seu casamento. Mas quando estamos num fase crucial para um bom término de série, foi vista uma agilidade no roteiro que denota que tudo aquilo estava previsto, mesmo com alguns absurdos de saída (como a reaparição quase inexplicável de Heather e Rhonda). 

A pessoa que passou por uma montanha-russa em um único episódio foi Margene. Ela se sente cada vez mais culpada pela situação atual que se encontra sua família, que enfrenta uma acusação grave de corrupção de menor por Bill ter casado com ela ainda com dezesseis anos. Se antes a situação parecia forçada para manejar uma crise (mais uma) nas três casas de Bill, isso pode ser um grande obstáculo para a carreira do Senador, que se comprometeu até em abdicar se o caso não viesse a público. Mas o processo pelo visto pode ter grandes chances de acontecer e ele, pobre homem, pode pegar até 20 anos de prisão.

E não só. Margene ainda teve que lidar com a sutil acusação de Michael, seu guru empresarial dos sucos Goji, de que sua família está infundada em um culto. O cara não tira isso do nada, de fato, se formos ver a família de fora, muita coisa leva a crer que essa acusação possui alguns fundamentos. Mas não estamos vendo de fora e conhecemos os Henricksons o suficiente pra saber que apesar de todos os confrontos, é uma família que se ama profundamente.

E Cara Lynn foi enfim descoberta na casa de Gary, ou melhor, Greg, seu instrutor de matemática. Fazer com que Marge tenha que contornar essa situação foi muito bem sacado, porque ou ela está fazendo o melhor para Cara Lynn por conhecimento de causa (a jovem tem apenas quinze anos, um ano a menos que Marge quando se casou com Bill) ou está sendo uma grande hipócrita que vai ajudar nesse romance proibido. Mas por enquanto, ver Nicki enfrentando no braço Greg foi ótimo e está de bom tamanho para o professor que até mereceria um pouco de realismo by Nicolette Grant.

Nicki também passou por uma situação tensa. Depois de tanto peitar o irmão Alby, ela enfim sentiu na pele literalmente o que é está sob a mira do irmão desequilibrado, situação da qual sua mãe já conhece muito bem. Porém, ele decide aniquilar Verlan, certamente porque era o único traidor da história poderia ser um risco aos seus planos. Planos estes que estão inteiramente ameaçados por Bill e as provas constando as escapulidas homoeróticas de Alby, que assim seria destituído como um homem divino em Juniper Creek.

Em meio a tantas tensões, a série ainda se utilizou da artimanha de ter cliffhanger de qualidade. Isso é muito raro quando se trata de “Big Love”, e ficamos assim, ansiosos pelo próximo episódio!

Talvez Você Curta

2 comentários

Comenta, gente, é nosso sarálio!

Subscribe