True Blood 4x01: She’s Not There

27.6.11




Depois de uma boa temporada, True Blood retorna com um episódio morno, que em grande parte parece um novo piloto para a série.

Nas temporadas passadas, o inicio sempre estava muito ligado a temporada anterior graças a opção de nunca haver uma passagem de tempo entre o fim de um Season Finale e a premiere do ano seguinte. Dessa vez, há uma grande salto para o futuro — algo conseguido sem trair o formato mencionado acima —e somos apresentados a um cenário com bastante mudanças.

Enquanto a longo prazo isso pode servir para renovar as tramas da série, imediatamente apenas deixou o episódio arrastado, que mesmo com bons momentos — gostei por exemplo de ver o lado político dos vampiros ser mais abordado —, aparentava ser um piloto da série, que deve situar o espectador, fazê-lo entender quem são aqueles personagens. A diferença é que aqui temos que nos situar nas novas vidas de personagens que já conhecemos, e algumas dessas novas vidas podem soar absurdas.

Tara como uma lésbica e lutadora de MMA foi de uma falta de sutileza inacreditável. Parece que, quando foi escrito, o roteiro da série foi pensado da seguinte maneira: “Como posso mostrar rapidamente que Tara tem uma nova vida? Já sei, ela vai ser tornar uma lésbica, lutadora e como nome falso”. Se ela terminasse o episódio se drogando, o clichê estaria completo.

Tommy representou o maior momento ‘WTF?!’ dessa estréia. Aparentemente ele tomou o lugar de Hoyt como filho da Maxine(!) e agora é mimado como um bebê por ela. Essa aproximação entre dois personagens, que até então sequer tinham trocado um olhar na série, é tão bizarra que sequer consigo imaginar o que fez com que os dois se aproximassem.

O mundo das fadas foi outro momento nesse episódio que me incomodou profundamente. Um dos pontos fortes de True Blood é o realismo, como o roteiro coloca esses seres sobrenaturais como parte do cotidiano, em uma realidade mundana. De repente, quase como que atropelando o pobre espectador desavisado, somos atingidos por aqueles cenários mal feitos em um mundo que se caracteriza por ser um lugar fantástico, longe da realidade bastante verossímil da série. Não houve preparação, mesmo que já soubéssemos que as fadas existem. Uma coisa é ouvir falar, outra é ver aquele lugar com frutas brilhantes e pessoas irritantemente alegres.

Por essas mesmas razões que tornam o mundo das fadas tão absurdo e distante da realidade da série nesse momento, o culto das bruxas parece ser muito mais interessante. Embora haja mágica envolvida, o culto parece algo bem mais realista e que certamente entrará em conflito com os vampiros da série. De um certo modo as bruxas me lembram um pouco a Maryann, sendo um inimigo que realmente ameaça os vampiros, ao contrário das fadas que os temem ou lobisomens que foram utilizados como meros lacaios descerebrados dos vampiros na ultima temporada.

Além dos pontos destacados, fico curioso para saber como Bill se tornou rei, como Sam se comportará a partir de agora, sem todo aquele drama ‘Sou um shapeshifter solitário no mundo’ e como se desenvolverá a vida de casados de Hoyt e Jessica.

Foi uma volta mediana, mas acredito que haja potencial para o futuro da temporada.

Talvez Você Curta

8 comentários

  1. Gostei da review... muitooo acho que expressou bem melhor que a Camis, que eu adoro... rsrs mas que zoou mto o episódio rsrs Eu gostei... afinal... acho que um pouco por estar com saudade de Sookie, Lafayette, Bill, Eric, Jason e cia, e então dar um desconto para essas  tramas paralelas uó que apresentaram... porque gente o que foi aquela ceninha das bonecas decepadas... falta de inspiração total, cópia descarada do plot da próxima temporada de Dexter ou simplesmente falta de senso, imaginação mesmo? Outra trama que achei bem chatinha foi a do Jason....oh que saudade de quando ele tinha tramas fodásticas como a da 1ª temporada ou principalmente da 2ª, com seus amigos crentes fanáticos perseguidores de vampiros... nooooo e o mundo encantado?... juro que fiquei esperando ver a fadas Margarida e Violeta ali no meio... junto com a fada Bela rsrs kkk nem vou comentar do "tira" (#aff dessa tradução seção da tarde kk) viciadinho em v blood e principalmente da mãe de Hoytt e do irmão de Sam.... e isso pq eu disse no inicio que eu gostei do episódio rsrs... mas ó por exemplo, uma trama que acho que acertaram finalmente foi a de Tara, ou Tommy #now, né... pra começar eu sempre achei que ela fosse "Kate" (só pra quem entende rsrs), desde o piloto... acho que demorou muito pra se revelar... tbm gostei de ver o Bill como Rei... ele deve ter ganho a briga com a Rainha no final da temporada passada né...? na hora que disseram que alguém tinha comprado a casa de Sookie eu pensei na hora que era um vampiro...mas pensei que seria Bill... só pra encerrar, tomara que aproveitem melhor a Pam nessa temporada, pq ela sempre foi mal aproveitada, sempre achei um personagem com potencial... se deram trama até pra mãe do Hoytt (que só consigo me lembrar dela no final da segunda temporada quando Maryan (como era mesmo?) popotizava todo mundo e ela tava naquele bacanal no Merlotte's rsrs ) né possível que Pam não mereça um pouco mais de espaço né... rsrs... e falando em magia..ainda não mostraram a que veio as bruxas...por enquanto só fez o chico Xavier recebendo a mensagem do além dos vampiros (por falar nisso, depois de VD mostrar vampiras fantasmas na season finale, TB vem com essa tbm...) e ressucitaram a perequitinha por alguns segundos..mas vamos esperar pra ver no que vai dar né...   Pus baixar o tal segundo espisódio vazado... vamo ver né...
     

    ResponderExcluir
  2. Eu gostei do episódio, acho que os roteiristas foram bem felizes com esse salto no tempo, nao estava esperando por isso! Ao contrario do que vc falou, gostei dos efeitos especiais, e discordo que True Blood sempre manteve a sua "realidade", pelo contrario, logo esse mundo das fadas ai nao me surpreendeu nao!

    E SÉRIO que aquela gorda com o Tommy é a mae do Hoyt?? Jurava que era a mae do Tommy, pra ver como ela é insignificante p mim ne.... hahahhaha No geral gostei do episódio! Espero que nessa temporada eles foquem mais nas historias ao ivnes de sair jogando novas tramas e atropelando o roteiro!

    ps: Eric, vem pra galera!

    ResponderExcluir
  3. Cara, curti o episódio. É claro que meu julgamento está afetado, uma vez que estava sedenta por esse episódio. Dito isso, lembro que, fora o piloto, nunca gosto de primeiro episodio da temporada dessa série.
    Vem cá, alguém não sabia que era o Eric o comprador da casa da Sookie? Seriously? E falando nele o que foi aquela gravação da Pam - ri litros! A Pam, aliás, apareceu pouco mas só pra me fazer rir - curti mt ela tirando sarro da Jess no banheiro. Massa o Bill de rei/politico. Chato o Andy de viciado. Não decidi o que acho do lafayette com as não tão jovens bruxas. Acho que até que demorou proJason ser traído pela familia pantera. E pra Sookie e pra Tara eu não ligo. Soube que já vazou o episódio 2 e tô sim empolgada pra vê-lo. A beleza de True Blood é justamente abraçar o bizarro. Aguardemos o que vem por aí.

    ResponderExcluir
  4. Concordo com vc pareceu outra serie, não sei se a temporada vai ser boa, mas tem tramas boas que estou inetressado como a jessica e pam, bill como rei, eric com sookie, as bruxas parecem que serão interessantes, mas tenho muitas duvidas. Agora é esperar pelos próximos e pensamento positivo de que vai melhorar.

    ResponderExcluir
  5. Ep morno, gosto com mais emoção, mas bom assim mesmo.

    Tara lesbica, apelação total, levaram a serio o lance de q lesbica é uma mulher frustrada com os homens - no caso dela homens e um vampiro doido.

    Melhor cena: Hoytt e Jessica brigando por causa da comida, e Jessica falando: "Deus me perdoe se estiverem cozidos demais."

    2ª Melhor cena: Pam tirando sarro da Jessica no banheiro, jurava que as duas iriam se pegar ali.

    ResponderExcluir
  6. “Como posso mostrar rapidamente que Tara tem uma nova vida? Já sei, ela vai ser tornar uma lésbica, lutadora e como nome falso”. Não poderia descrever melhor! Eu não sei se existe alguém no mundo que se importa com a Tara além dos roteiristas, então a cada temporada fica a impressão que estão tentando mais desesperadamente fazê-la interessante e esse início clube da luta + lesbianismo foi a prova cabal (e ridícula) disso.

    Engraçado que esse salto temporal era a chance de fazer tudo diferente, de mexer um pouco no marasmo que tomou conta da série ano passado, mas pelo jeito optaram por fazer mais do mesmo com algumas variáveis. Jessica continua no mesmo drama, dividida entre a vida cristã com Hoyt e instintos vampíricos, Lafayette nessa de não querer aceitar o poder, Arlene preocupada com o bebê megaevil, Sam perdido na vida... Espero sinceramente estar enganado e que esse começo morno tenha sido um ajuste pras coisas andarem.

    ResponderExcluir
  7. A expectativa pela volta de True Blood era ridícula de pequena e nem assim o episódio conseguiu me surprender. Achei tudo muito ruim, chato e o salto realmente não alterou nada. Eu não consigo entender como o Alan Ball (o cara fez Six Feet Under) consegue entregar algo tão ridículo.

    ResponderExcluir

Comenta, gente, é nosso sarálio!

Subscribe