Breaking Bad 4x01: Box Cutter

20.7.11


Sinceramente, não sei se alguém ainda tem dúvidas quanto à qualidade de “Breaking Bad”.

Foi um tempo maior de recesso até podermos ver o retorno de Walter White e Jesse Pinkman, uma das duplas mais infalíveis das séries nos últimos anos. Talvez (e acredito que seja a razão mais coerente, apesar de não ter certeza disso), os produtores mantiveram a série com um hiato maior para preparar uma disparada em premiações futuras, e interferir na supremacia de “Mad Men”, que vem fazendo a limpa em tudo em que é prêmio importante por aí. Visto isso, é inegável que a qualidade do texto de “Breaking Bad”, assim como também a direção dos episódios e o elenco cada vez mais afiado, se já não era perfeito, esse ano ficará ainda mais evidente. Não tem como não ser uma grande temporada.

Em “Box Cutter”, acompanhamos um pequeno recuo no tempo, para dar ainda mais material dramático para o perfeito cliffhanger da temporada passada, com a morte de Gale, até então o recém considerado homem de confiança de Gus para herdar a qualidade da metanfetamina produzida por Walt. Depois disso, é basicamente a tensão já característica, com Jesse praticamente mudo, Walter desesperado pelas iminentes conseqüências, e Gus... Bem... Este, quanto mais calado e paciente, mais assustador fica. Mantendo Walt e Jesse em sua mira, ele sabe que só os caras poderão continuar fabricando um produto de qualidade, ou seja, vai ter que engolir os dois. Mas nós também sabemos que não era isso exatamente o que ele planejava.

Enquanto isso, Skyler demonstra preocupação com o sumiço do ex-marido. Eu começo a achar que vai rolar não só uma recaída por parte dela, mas também uma cumplicidade. Só é uma pena que o que vem de brinde é o filho mala dos dois. E a situação trágica de Hank o torna ainda mais desestimulado, enquanto sua esposa Marie demonstra os primeiros sinais de fraqueza diante da situação do marido. O que, convenhamos, já dá ainda mais ingrediente dramático pra coisa toda. Basicamente é isso. Sabemos por experiência que “Breaking Bad” não investe em muitos núcleos, se mantendo obsessivamente no clima de inquietação, ali mesmo, entrosando com os poucos personagens que possui.

A série é doentia, é verdade. E apesar de todo o hype, é uma série que poucos gostam de verdade, e pela razão que podemos matar a saudade já nessa season premiere. Ver Gus fazendo o lacaio ter uma hemorragia através de um corte cirúrgico na jugular e depois acompanharmos o “desmanche” do cadáver com ácidos corrosivos (fazendo nos lembrar da clássica cena da banheira de desfazendo com as entranhas de outro corpo na primeira temporada), não fica difícil ter a certeza desse clima absurdo de “Breaking Bad”.

Por começar exatamente do ponto em que parou ano passado, essa quarta temporada nem começou lenta. Muito pelo contrário. Já antecipou o que tem por vir. Aquele final com as anotações de Gale dando bandeja na cena do crime é uma grande sacada. Coisa de gênio. Começa daí a corrida sem fim de Walter e Jesse para sair ileso de muitas situações temerosas que virão. Que saudades disso.

Talvez Você Curta

3 comentários

  1. Que boa surpresa ver vc fazendo review de Breaking Bad aqui cara. Eu tbm tava de olho nela mas não escreveria tão bem assim rs

    E tbm acho que a audiência dela ainda é não é a que merecia (tanto aqui como lá) apesar que esse ano aumentou bastante. Essa série deveria ser a mais vista de todas mas o selo AMC afasta muita gente, e as vezes até com razão.

    ResponderExcluir
  2. Que isso, rapaz. Escrevo o que qualquer fã perceberia na série. ^^

    Mas escreva!

    ResponderExcluir
  3. Eu gostei muito do retorno de Breaking Bad!

    Quando Gus pegou o estilete, eu previ que Victor seria morto. Mas, pensei isso, porque Victor deixou ser visto por testemunhas na casa de Gale, depois do crime. Até esperei que Gus falasse alguma explicação nesse sentido. Me enganei. Parece que aquela morte só aconteceu p/ Gus demonstrar o seu poder e crueldade.

    Enfim, os personagens estão interessantes, as histórias são legais, a cena final deixou um super gancho... Pelo visto, Breaking Bad terá outra temporada impressionante!

    ResponderExcluir

Comenta, gente, é nosso sarálio!

Subscribe