Breaking Bad 4x11/12: Crawl Space / End Times

8.10.11


Breaking Bad quebrou de vez

Calma, isso não é uma crítica negativa à serie. O que está totalmente quebrado é o nosso (nem tão mais) querido Walter White. E não me refiro à sua situação financeira mas ao estado mental do personagem. Vimos o último estalo daquele cara que há pouco tempo atrás largou o segundo emprego e mandou o chefe dar uma limpada "lá", decidido a ir contra a lei para garantir o futuro de sua família. E por uma ironia do destino isso acabou sentenciando a morte de todos eles, fato que resultou numa cena tão perturbante para nós que assistíamos nos contorcendo quanto para quem estava do outro lado da tela. Breaking Bad é isso, torção de personagens e telespectadores.

É claro que a culpa não é exclusivamente de Walt mas ele é tão cabeça dura que mesmo ajoelhado no meio do deserto ainda retrucava ameaças. E só com a promessa de Gustavo matar todos que ele caiu na real. Tarde demais, fugir não era mais uma opção e ao ver que seus esforços causariam a desgraça de todos ele resolveu encarar as consequências de frente. Chega de fazer pose, Walter finalmente colocou a cabeça para funcionar e bolou um plano genial com direito a química aplicada e tudo. Pena que isso demorou tanto que o que vemos agora é um caminho sem volta em direção a Heisenberg. A paranóia tomou conta dele por inteiro e lá se foi o último parafuso.

Explicando melhor: mais do que tudo Gus sabe ler as pessoas. E acredito que as ameaças dele eram mais uma tentativa de manipular Walt para mostrar a Jesse que a única saída é matá-lo, até porque matar Hank não seria muito inteligente como Mike já avisou. O cara tentou de tudo para fazer os dois virarem inimigos e parece que conseguiu meio que sem querer. Jesse se manteve fiel ao ex-sócio mesmo após todas as cagadas dele mas, apesar disso, Walter acreditou que estava para morrer e nessas horas vale qualquer coisa para ele. Inclusive apelar para o histórico de Gus matar criancinhas. Quem lembra das partidas de poker na primeira temporada sabe que Walt é um ótimo blefador, e foi nisso que ele apostou para vencer.

Se a disputa com Gustavo é um jogo de xadrez, Jesse é a peça principal no tabuleiro. E quem o controlar melhor ganha a partida, daí que Walter atacou direto no ponto fraco do inimigo. Tá certo que não dá para afirmar com toda certeza que foi ele quem envenenou Brock mas para mim faz todo o sentido. Ainda mais porque depois que Huell revistou o Jesse dá para reparar nele guardando alguma coisa no bolso, numa provável troca dos maços de cigarro. A única coisa que me incomoda nessa possibilidade é o Saul concordando em envenenar o garoto, mas pode ser que ele não soubesse de todos os detalhes do plano. E o medo do Gustavo certamente o faria contribuir com Walt.

Outra coisa que me faz pensar assim é a reação do Gus quando Jesse contou do veneno. Ele pareceu um pouco surpreso (é difícil ver alguma emoção nele) e intrigado com o que ouvia, tanto que decidiu não entrar no carro por precaução. Muitos ficaram decepcionados por ele ter escapado "inexplicavelmente" mas acho que tem um pouco de expectativa em vê-lo morrendo misturada aí. Foi broxante sim, mas carro-bomba já é  coisa batida no mundo da máfia. Fiquei muito mais incomodado com o tempo que ele ficou olhando na sacada porque se houvesse algum atirador ali Gus seria um alvo fácil. É, no final das contas a ideia de procurar um assassino na internet não era tão ruim assim.

Mas também não é tão fácil se livrar de Gustavo Fring, que a cada episódio nos mostra porque chegou na posição em que está. E sei lá, a morte dele já é tão certa desde o começo dessa temporada que fico um pouco na dúvida se isso irá realmente acontecer. Surpresas são a marca registrada de Breaking Bad e poderiam muito bem nos surpreender mantendo ele vivo. Analisando bem, muitas questões da terceira temporada reapareceram neste ano e novamente o dilema é que há um substituto para Walter. Quem garante que a solução não possa ser a mesma e ele resolva eliminar a concorrência? Seria tão chocante quanto o season finale anterior. Até mais. Dá tristeza só de pensar mas fazer isso é bem a cara dessa série maldita e adorada.

Falei que esses três últimos episódios seriam explosivos mas ainda não foi dessa vez que a bomba explodiu, porém ela já está armada e pronta para espalhar nossas cabeças pelos ares. Vou já buscar meu capacete.

Talvez Você Curta

1 comentários

  1. É, Breaking Bad não poupa ninguém mesmo! A imagem colocada acima demonstra perfeitamente o caminho sem volta que Walter White tem seguido desde a terceira temporada. Depois disto, o grande embate da série ficará entre os ex-parceiros de crime, com a prevalência de que Mike pode aparecer a qualquer minuto, não para tomar conta do cartel, mas para acabar de vez com o infortúnio de ambos.

    ResponderExcluir

Comenta, gente, é nosso sarálio!

Subscribe