Homeland 2x09: Two Hats

26.11.12



Nem tudo é tão simples quanto parece.


Com a proximidade do fim de temporada, os criadores de Homeland decidiram que apenas uma conspiração não é o bastante. Outra foi criada, e surgiu inesperadamente, num sutil plot twist cuja construção pode ter sido um pouco arrastada, mas sua conclusão fora inquietante.

Em geral, o ritmo do episódio foi lento. Ter de assistir a rebeldia de Dana — ainda bem que Mike falou logo o que ela precisava ouvir e o dramazinho adolescente não se prolongou — ou a excitação infantil de Chris diante do novo apartamento é torturante. Talvez a previsibilidade dos acontecimentos ali mostrados, com o casamento de Jessica e Brody recebendo sua ultima pá de terra e Mike voltando a se aproximar da família que se tornou dele na ausência do sargento, tenha tornado tudo desinteressante demais, já sabíamos tudo que aconteceria ali.

A solução para o encontro de Brody e Abu Nazir veio muito rápido, muito fácil, e esse é o primeiro elemento estranho do episódio. É dito que ele desapareceu por doze horas, mas muito pouco desse período foi mostrado. O que foi omitido? Qual a conexão disso com a falha em capturar Nazir? Como ele entrou nos EUA? Ainda há de se considerar que estamos lidando com um narrador que não é confiável, nada garante que as cenas descritas por Brody são, de fato, reais.

Entretanto, o aspecto principal desse episódio é Quinn. Quando ele surgiu, especulei que ele poderia ser o traidor dentro da CIA, mas nesse momento é introduzida uma nova camada conspiratória, já que ele trabalha para um homem que presta serviços clandestinos para a CIA. A investigação da vida o analista evoluiu de uma forma interessante, revelando aos poucos detalhes do seu passado que, ao invés de ajudar a entendê-lo, só o tornavam ainda mais enigmático, funcionando para estabelecer o clima de dúvida, essencial para as cenas finais do episódio.

Assim, toda a seqüência de encerramento de Two Hats é uma enorme dúvida pontuada pela expressão de desconfiança de Sal. Os terroristas são capturados muito facilmente, mas Nazir escapa. Estes, por sua vez, planeja a morte de Nicholas. Por que ele tem que morrer? O que esta acontecendo que ainda não foi mostrado?

Talvez Você Curta

0 comentários

Comenta, gente, é nosso sarálio!

Subscribe