Person Of Interest 3x13: 4C

23.1.14




É um pouco decepcionante que uma oportunidade como a decisão de Reese de não trabalhar mais para Finch tenha sido abandonada tão rapidamente. A própria maneira como o personagem é mantido na série em 4C é uma boa ideia, que mostra como a escolha dele poderia ter sido mais explorada, deixando claro que a Máquina não aceitaria a demissão dele. Ao menos, se ideia era trazê-lo de volta o mais rápido possível a New York, os roteiristas fizeram isso em um excelente episódio.

Usando uma situação simples envolvendo as tentativas de assassinato contra uma mesma pessoa, 4C explora muito bem as limitações de espaço impostas pelo avião, conseguindo até criar alguns momentos engraçados como a passageira classe-média-sofre (“os homens costumavam usar terno e gravata para viajar”) ou a incapacidade de Reese em esconder da comissária o que está acontecendo, apesar das tentativas dele de convencê-la de que ele trabalha na Segurança Nacional Internacional.

Até o pequeno plot twist, recurso quase sempre utilizado de forma forçada e previsível na série, quando um coadjuvante aparentemente irrelevante se revela como um dos assassinos se mostra eficiente, usando um personagem já estabelecido para criar a surpresa. A outra revelação final, a razão pela qual a Máquina colocou Reese naquele voo, não é tão eficiente pois o motivo já havia sido entregue no começo do episódio. Quando o pensamento da Máquina é ilustrado através de imagens, a conclusão dela de que há a possibilidade de uma catástrofe com inúmeros mortos surge escrita na tela. Usando essa informação, não era difícil presumir que aquele avião poderia cair.

Com a crise já resolvida, Reese poderia muito bem continuar com sua ideia de desaparecer. A motivação dele parece menor pela sua desistência tão rápida. Uma interferência da máquina, várias pessoas salvas e todo o pessimismo dele ressaltado pela morte de Carter desaparece e ele percebe que deve continuar seu trabalho. Se antes os roteiristas conseguiram usar brilhantemente o incontrolável desejo por vingança de Reese para refletir o estado mental dele, agora não conseguiram fazer o mesmo por tornar o exílio do personagem curto demais.


Assim, de forma um tanto artificial, voltamos a mesma fórmula. Não acredito que a morte de Carter será esquecida, pois o fato mudou a dinâmica da série de forma irreversível, mas os efeitos mais perceptíveis da perda poderiam ter durado bem mais.

Talvez Você Curta

0 comentários

Comenta, gente, é nosso sarálio!

Subscribe