The Tudors 2x05: a morte da igreja

7.5.08

Quando eu estava na escola e estudei o Rei Henry VIII eu achava muito legal essa história dele negar aigreja católica por causa da Ana Bolena. Coisa de inocente esse meu pensamento, óbvio. A verdade é que o fato de Henrique VIII ter feito isso foi corajoso, mas não sei até que ponto isso também foi inteligente.

No capítulo 2x05 o tema é esse. A morte da supremacia Católica na Inglaterra. Tudo em nome de legalizar a Ana Bolena e seus rebentos.


Ela, aliás está como dizemos no popular, com o cu na mão. Falo assim que é pra todo mundo entender que depois de conseguir o que queria e de fazer o Rei se sobrepor acima de qualquer tipo de poder, a ficha dela caiu. O que a Catarina de Aragão e a filha Mary estavam passando, sendo rechassadas também poderia acontecer com ela, ao bel prazer do Rei.


Henrique VIII, continua fazendo valer seu poder. Primeiro é o Cardeal Fisher que vai pro saco, decapitado. Depois chega a vez de Thomas More.


Esse aliás, escreveu A Utopia, livro mais retrógrado, mas enfim, uma obra que deve ser lida, por que para aquela época era realmente diferente. Mas então, o Rei gostava do Thomas More. Ficou em grande dúvida antes de mandar executá-lo.

Ele seria arrastado, enforcado, esquartejado, teria as visceras queimadas enquanto ainda estava vivo, teria as partes intimas cortadas fora e depois a cabeça e o corpitcho picotado em quatro partes. Muito bacana, não?
Mas, Henrique , com aquele peso na consciência e já matutando se a Ana Bolena valia tudo isso mesmo, manda apenas decaptar More. Então ele perde a cabeça e a Inglaterra não possui mais ninguém que esteja subjugado ao poder da coroa.

Talvez Você Curta

0 comentários

Comenta, gente, é nosso sarálio!

Subscribe