The Walking Dead 1x06 (Season Finale): TS-19

7.12.10


Chegamos ao episódio final da série mais esperada ano, mas e aí? Você realmente gostou?

Pela primeira vez eu vou fazer uma crítica a The Walking Dead. Preciso ser honesta e dizer que para uma Season Finale esse episódio foi qualquer nota. Não teve emoção, não teve choque, não teve tensão. Nada. Falharam feio na tentativa de criar cada um desses elementos e estou triste com isso.
De todos, esse foi o pior episódio apresentado. Fraco, bobo, dispensável. Simplesmente não foi o que eu esperava de uma produção da AMC, porque quem acompanha as séries da emissora sabe o nível a que eles são capazes de chegar.
 Também não serei radical a ponto de dizer que odiei. Não sou tão extremista e como defensora que fui de The Walking Dead até agora, nem poderia. Para mim, o problema é que essa era uma Season Finale e com uma temporada tão curta, sinto que a série tinha obrigação de impressionar e fazer bonito. Aliás, preciso dizer outra coisa: acho que esse episódio não funcionou comigo porque, apesar do esforço da produção, não consegui me apegar de verdade a nenhum personagem, mas aí, o defeito pode estar em mim, eu admito.
Mas, depois de um mimimi em linhas gerais, vamos falar dos acontecimentos dessa Finale, que foi completamente fora dos padrões da HQ. Quero deixar claro que gosto dessas adaptações e não quero que a TV seja uma cópia fiel dos quadrinhos, mas sei lá, eu sou do tipo que aceita a existência de zumbis e ponto final. Eu não preciso de nenhuma explicação cientifica para isso e talvez seja esse o motivo de eu achar essa trama do CDC dispensável.
O que eu valorizo ali é a parte humana e a ironia da coisa. Quando todos pensam estar seguros, alimentados e com direito a uma noite de sono tranqüila, eis que Jenner se revela um fatalista. Esse homem ficou isolado e mesmo que tenha tentado manter seu foco, perdeu as esperanças. Jenner estava esperando pela morte, nada mais. E quando ele vê que ainda existe vida lá fora, apesar de tudo, isso não muda em nada sua visão. Ele está determinado a ajudar essas pessoas a encontrar um destino como o dele, numa morte sem dor e sem escapatória. Só que, é claro, a maioria não está disposta a desistir e mesmo que Rick revele seu lado sombrio e pessimista, ele também não vai deixar Lori e Carl morrerem dessa forma.  
O engraçado é que eu não comprei a depressão de Andrea. Não mesmo. E aí talvez eu tenha que começar a concordar com quem diz que o elenco está deixando a desejar. Nem por um minuto eu achei que ela ficaria ali para morrer, acompanhada de Dale. Acho que isso é uma falha grave. Nem vou entrar nos méritos da explosão. Ou vou. A começar por uma granada que explode perfeitamente uma única vidraça. 
Outra coisa meio besta foi o cochichar entre Rick e Jenner. Ficou curioso? Eu não. Simplesmente não me interessa o que ele possa ter dito naquele momento e não consigo explicar o motivo.
A única coisa de que realmente gostei foi ver de perto a história de Shane. No flashback do hospital muitas coisas ficam claras e sei que muitos não gostem dele (personagem e ator), mas ele é o mais humano de todos. Shane é, talvez, a pessoa que está sofrendo mais. Eu realmente acredito que ele goste de Lori, mesmo que não tenha usado os argumentos certos para convencê-la a deixar Rick para trás. Com certeza esse embate entre Rick e Shane é algo que me empolga para a próxima temporada, além, é claro, da expectativa por mais e mais zumbis. Desses eu não tenho nenhuma reclamação. Continuam bem produzidos, sendo abatidos de forma sanguinolenta.
Então, agora que acabou, nos encontramos novamente para falar de The Walking Dead em outubro de 2011. Falta muito ainda e até lá, estarei feliz e empolgada, sem nenhuma memória traumática dessa Season Finale sem graça.

Talvez Você Curta

16 comentários

  1. Concordo absolutamente com tudo da sua review, Camis.
    E mais, essa season finale pecou por não ter conseguido me deixar com aquela sensação de urgência pra saber o que vem depois, nem me deixou desesperado porque vou ter que esperar quase um ano inteiro pra descobrir.
    Mas a história ainda é bem contada. The walking dead merece, sim, que esperemos ainda com alguma ansiedade.

    ResponderExcluir
  2. Achei muito fraco pra uma season finale, não me deixou ansioso pra saber o que vai acontecer depois. Também não fiquei curioso e tambem não consegui me apegar a nenhum personagem, pode morrer qualquer um que não vai me deixar trite.

    ResponderExcluir
  3. Eu concordo com você, infelizmente não foi o final de temporada esperado. É uma pena. Eu gosto bastante dessa série.

    ResponderExcluir
  4. Concordo com você em seu comentário.

    Acho que quem demitiu os roteiristas em uma das poucas histórias diferentes da revista, deve ter visto como eles não mereciam o emprego.

    Assim como você, tenho a impressão que o coxixo foi mais um "Seu amigo é um mala" do que um segredo que irá mudar a temporada 2.

    A sensação, ao ver uma explosão no melhor estilo novela da globo, é de que os próximos roteiristas recuperem o seriado. Pois, convenhamos, série de Zumbi, pode FACILMENTE se perder.

    Me sinto tão frustrado com este final como com o de Lost. Minha namorada resumiu bem como se deve sentir : "É, realmente deve ser muito difícil fazer um final de temporada, porque é o terceiro do ano que deixa a desejar".

    ResponderExcluir
  5. Acabou fraco mesmo. Nunca acompanhei a HQ e não pretendo acompanhar, acho que quem acompanha pode ter uma ideia do que pode acontecer na próxima temporada mas eu não. É possível que o segredinho entre médico maluco e policial honrado seja que a mulher dele está grávida ( ele fez exame de sangue em todos, pode ter descoberto isso )???

    Ainda assim espero ansioso pela próxima temporada, se o Season Finale foi fraco os capítulos anteriores até aqui tinham sido impecáveis...

    Enfim, um ano passa rápido...

    ResponderExcluir
  6. Achei fraca. A verdade é que estamos caindo na real aos poucos de quem TWD não é lá aquelas coisas… Não dá para colocar num patamar de série dramática high level e mtos aceitarão isso agora ou mais tarde inevitavelmente.

    Cenas que são mostradas sem propósito, eventos sem conseqüências, coisas jogadas na tela que não são mais mencionadas. Optaram pelo caminho fácil, neutro.

    Aposto que a grande maioria das pessoas confabulou centenas de desfecho muito mais interessantes e fantásticos do que foi mostrado,

    E quando o público se torna mais capaz de criar boas storylines do que seus respectivos roteiristas é porque a coisa está em queda livre.

    Continuo achando bom passatempo, assistirei a próxima temporada, mas sem a menor expectativa de encontrar uma nova série para meu top series. O piloto foi um vislumbre de tudo o que poderia ter sido feito majestosamente mas não foi.

    Q massa se tivessem colocando o Merle como razão para os zumbis no acampamento, estavam no furgão e era parte de sua vingança? Em vez de mostrar o personagem do CCD antes já no episodio anterior, poderiam deixar a expectativa da luz e da porta se abrindo e irmos descobrindo juntos com Rick e cia quem era o Jenner e qual suas motivações/caráter.

    Imagina o Jenner mantendo a esposa em coma, sedada na esperança de concluir uma cura? Ou então presa, zumbizando mesmo. Ou imagine se ele precisava de pessoas recém infectadas para continuar em busca da vacina, e pede que um do grupo se voluntarie em prol do bem de todos? E quando ninguem aceita, ele injeta o virus em alguém para revolta geral?
    Ou todos voltam a procura de Jim, um recem infectado para ser a cobaia?
    Tantas coisas, até obriga-los a buscar combustivel para manter o abrigo em troca de teto e comida teria sido melhor.
    Ou que tal investir em flashbacks, adoraria ver mais de como cada um chegou ali, quem perderam, como reagiram ao apocalipse zumbi: Morgan, Andrea, Dale, Glenn…

    Em vez disso mostram gente que nao me importo morrendo e uma explosão com efeitos especiais grotescos. Sinto mto mas nao compro isso.

    E o unico cliffhanger fica o chochicho de Jenner no ouvido de Rick. Em vez de algo relevante a sobrevivência, acredito que será apenas sobre Lori. Ou ele testou o sangue dela e viu uma gravidez ou então viu nas câmeras o Shane agarrando ela.

    ResponderExcluir
  7. Pode parecer viagem a minha mas seria massa se tivessem colocando o Merle como razão para os zumbis no acampamento e era parte de sua vingança? Em vez de mostrar o personagem do CCD antes já no episodio anterior, poderiam deixar a expectativa da luz e da porta se abrindo e irmos descobrindo juntos com Rick e cia quem era o Jenner.

    Imagina o Jenner mantendo a esposa em coma, sedada na esperança de concluir uma cura? Ou imagine se ele precisava de pessoas recém infectadas para continuar em busca da vacina, e pede que um do grupo se voluntarie em prol do bem de todos? E quando ninguem aceita, ele injeta o virus em alguém para revolta geral?
    Ou todos voltam a procura de Jim, um recem infectado para ser a cobaia?
    Até obriga-los a buscar combustivel para manter o abrigo em troca de teto e comida teria sido melhor.
    Ou investir + em flashbacks, adoraria ver mais de como cada um chegou ali, quem perderam, como reagiram ao apocalipse zumbi: Morgan, Andrea, Dale, Glenn…

    Em vez disso mostram gente que nao me importo morrendo em uma explosão com efeitos especiais grotescos.

    ResponderExcluir
  8. Por favor, apague os coments repetidos, mil desculpas, deu um erro aqui na hora de postar e eu não vi isso.

    ResponderExcluir
  9. Camis,

    fazendo o balanço desta temporada chego a triste conclusão que The Walking Dead me decepcionou e mto, não tem nem parte da qualidade das outras produções do canal. Eles até tentaram mas os personagens são mto fracos e eu não dou a minima se eles vão morrer ou não. Para mim o roteiro da serie se compara ao de Heroes e Flash Foward, mas acho que não desistirei, no final do ano que vem veremos se as demissões valerão a pena. E que o elenco é fraco é fato.

    ResponderExcluir
  10. "Esse é o nosso evento de extinção."

    Eu gostei...

    Quão revelador poderia ser esse episodio? Ele foi muito. Detonou com possíveis mimimis em relação a infestação. Marcou bem o dilema humano neste momento do seriado, ou seja, prosseguir ou desistir.

    Zumbis são meros panos de fundo, como poderiam ser os Nazistas por exemplo.

    Esse episodio marcou uma linha entre o hype criado entorno da Série, e ao que ela realmente se propõe. Quem não gostou desse finale, certamente não irá gostar do restante da Série, simplesmente os produtores/roteiristas não irão apelar para soluções vazias e sem sentido.

    Para terminar:

    O que você faria se não houvesse a quem recorrer?

    Esse foi o mega plot final de temporada da primorosa The Walking Dead.

    ResponderExcluir
  11. Lendo os comentários eu mudei um pouco minha opinião. Para um season finale o episódio não teve nada demais, foi bem parecido com os outros. Mas como o David falou: a diferença é que ele deixou uma questão aí, "a quem recorrer, agora"

    O Rick dá uma ideia e agora tudo vai pelos ares, então..

    Também não me apeguei a nenhum personagem em especial, mas sei que não gosto da Lori. Não pela traição, mas pela oscilação do personagem. Uma hora ela dá uma de durona "porque sou mãe solteira", mas também não gosto de ninguém (como no episódio que ela reclamou da irmã da Andrea por demorar no matagal lá) "porque o chefe tá me pegando". Daí quando meu marido-morto chega, eu sou frágil e inocente.

    Não convence.

    ResponderExcluir
  12. Concordo que os zumbis são o melhor da série =D eu sou meio pé atrás com essas coisas, por já ter visto muito e tals. Mas eles conseguiram deixar beem legal.

    ResponderExcluir
  13. Concordo que os zumbis são o melhor da série =D eu sou meio pé atrás com essas coisas, por já ter visto muito e tals. Mas eles conseguiram deixar beem legal.

    ResponderExcluir
  14. "Esse é o nosso evento de extinção."

    Eu gostei...

    Quão revelador poderia ser esse episodio? Ele foi muito. Detonou com possíveis mimimis em relação a infestação. Marcou bem o dilema humano neste momento do seriado, ou seja, prosseguir ou desistir.

    Zumbis são meros panos de fundo, como poderiam ser os Nazistas por exemplo.

    Esse episodio marcou uma linha entre o hype criado entorno da Série, e ao que ela realmente se propõe. Quem não gostou desse finale, certamente não irá gostar do restante da Série, simplesmente os produtores/roteiristas não irão apelar para soluções vazias e sem sentido.

    Para terminar:

    O que você faria se não houvesse a quem recorrer?

    Esse foi o mega plot final de temporada da primorosa The Walking Dead.

    ResponderExcluir
  15. Achei fraca. A verdade é que estamos caindo na real aos poucos de quem TWD não é lá aquelas coisas… Não dá para colocar num patamar de série dramática high level e mtos aceitarão isso agora ou mais tarde inevitavelmente.

    Cenas que são mostradas sem propósito, eventos sem conseqüências, coisas jogadas na tela que não são mais mencionadas. Optaram pelo caminho fácil, neutro.

    Aposto que a grande maioria das pessoas confabulou centenas de desfecho muito mais interessantes e fantásticos do que foi mostrado,

    E quando o público se torna mais capaz de criar boas storylines do que seus respectivos roteiristas é porque a coisa está em queda livre.

    Continuo achando bom passatempo, assistirei a próxima temporada, mas sem a menor expectativa de encontrar uma nova série para meu top series. O piloto foi um vislumbre de tudo o que poderia ter sido feito majestosamente mas não foi.

    Q massa se tivessem colocando o Merle como razão para os zumbis no acampamento, estavam no furgão e era parte de sua vingança? Em vez de mostrar o personagem do CCD antes já no episodio anterior, poderiam deixar a expectativa da luz e da porta se abrindo e irmos descobrindo juntos com Rick e cia quem era o Jenner e qual suas motivações/caráter.

    Imagina o Jenner mantendo a esposa em coma, sedada na esperança de concluir uma cura? Ou então presa, zumbizando mesmo. Ou imagine se ele precisava de pessoas recém infectadas para continuar em busca da vacina, e pede que um do grupo se voluntarie em prol do bem de todos? E quando ninguem aceita, ele injeta o virus em alguém para revolta geral?
    Ou todos voltam a procura de Jim, um recem infectado para ser a cobaia?
    Tantas coisas, até obriga-los a buscar combustivel para manter o abrigo em troca de teto e comida teria sido melhor.
    Ou que tal investir em flashbacks, adoraria ver mais de como cada um chegou ali, quem perderam, como reagiram ao apocalipse zumbi: Morgan, Andrea, Dale, Glenn…

    Em vez disso mostram gente que nao me importo morrendo e uma explosão com efeitos especiais grotescos. Sinto mto mas nao compro isso.

    E o unico cliffhanger fica o chochicho de Jenner no ouvido de Rick. Em vez de algo relevante a sobrevivência, acredito que será apenas sobre Lori. Ou ele testou o sangue dela e viu uma gravidez ou então viu nas câmeras o Shane agarrando ela.

    ResponderExcluir
  16. Concordo absolutamente com tudo da sua review, Camis.
    E mais, essa season finale pecou por não ter conseguido me deixar com aquela sensação de urgência pra saber o que vem depois, nem me deixou desesperado porque vou ter que esperar quase um ano inteiro pra descobrir.
    Mas a história ainda é bem contada. The walking dead merece, sim, que esperemos ainda com alguma ansiedade.

    ResponderExcluir

Comenta, gente, é nosso sarálio!

Subscribe