Friday Night Lights 5x12: Texas Whatever

7.2.11



Com um episódio que pareceu ter 5 minutos de tão rápido que passou, Friday Night Lights preparou muito bem o terreno para a despedida. Quem acha que o grande evento do futebol americano foi o Superbowl não imagina o poder desta serie.

Eu nunca gostei de futebol americano e até por isso demorei para me render a Friday Night Lights, nunca imaginei o quanto ficaria apaixonado por esta serie e seus personagens. Por mais que eu tenha torcido pelos Panthers e pelos Lions, que eu tenha ficado triste com o eminente fim de um deles, a verdade é que o futebol é algo completamente secundário na serie. Assim, será difícil mesmo é se despedir de Tami, Coach Taylor, Matt Saracen, Tim Riggins e todos os outros, muito mais difícil do que se despedir de um time. Os Lions são muito mais que um time, que perde, que ganha, que pode ser campeão ou que pode ser derrotado. Eles na verdade são um grupo de pessoas diferentes cheias de defeitos e qualidades que lutam por um objetivo em comum. Coach Taylor sempre soube valorizar e ajudar todos a alcançarem esses seus objetivos mas acabou se esquecendo de valorizar a pessoa mais importante de sua vida. Eu não sou louco a ponto de achar que seu casamento pode acabar na series finale mas digo de boca cheia que está na hora de Coach Taylor valorizar os sonhos de sua esposa e aceitar ser coadjuvante para que Tami brilhe e finalmente tenha aquilo que merece.

Os personagens são tão importantes para a serie que vários deles regressaram a Dillon neste penúltimo episódio. Julie e Matt foram feitos um para o outro e não imagino os dois separados. Já Tyra e TIm, não faço idéia o que irá acontecer com eles e nem o que eu quero que aconteça. Essa dúvida toda existe principalmente porque não sabemos nada sobre a vida de Tyra na universidade, ela virou estudiosa? Continuou com toda sua atitude? Se sentiu sozinha? Sentiu falta de sua amiga Julie? De Landry? Ou de Tim? Por mais que eu goste da química entre os dois personagens, Tim e Tyra não devem ficar juntos pois são muito parecidos. Os dois são capazes de ser egoísta às vezes, capazes de ser extremamente generosos em outros momentos, independentes para seguir a vida sozinhos e carentes ao mesmo tempo. Aposto (devo errar mas aposto mesmo assim) que Tim permanecerá sozinho ao final da temporada, já Tyra tem alguma chance com Landry e uma grande chance de voltar para a universidade sem um destino definido.

Em relação às outras tramas, imagino que Vince realmente será uma estrela do futebol americano, Jesse continuará determinada a alcançar seu sonho, Luke irá descobrir o mundo que existe além do futebol americano e Buddy Garrity voltará a ser um fanático pelos Panthers. Mas o importante é saber que Tami irá ser reitora de admissões e Coach pela primeira vez irá acompanhá-la deixando sua carreira em segundo plano.

Deixando as previsões de lado, preciso dizer que o penúltimo episódio foi ótimo, me emocionei com Billy e Mindy descobrindo que terão gêmeos (e ficando desesperados também), com o fim dos Lions, com a reunião dos jogadores do time às vérperas da grande final e com o retorno da minha querida Vovó Saracen, que mesmo gagá continuará em nossos corações.

É triste dizer isso mas que venha o último episódio.

Talvez Você Curta

0 comentários

Comenta, gente, é nosso sarálio!

Subscribe