Doctor Who For Dummies: Tudo o que você precisa saber antes de começar a ver a série

1.5.11

Nos últimos tempos temos testemunhado uma grande popularização de Doctor Who - série inglesa icônica - dentre o jovem público brasileiro. O problema é que muita gente que morre de vontade de assistir não faz a menor ideia de por onde começar e tem receio de ficar completamente perdida no meio dos elementos que fazem parte da mitologia da série há quase cinco décadas.
Pensando nisso, criamos essa postagem especial, que funciona como um guia básico para iniciantes em Doctor Who, falando sobre um pouco da história, dos personagens, dos vilões, dos roteiristas e de cada detalhe que você, potencial fã xiita de Doctor Who precisa saber antes de começar sua viagem pelos episódios da série mais alucinada de todos os tempos (e espaços).




No dia 23 de novembro de 1963, um dia após o assassinato do presidente americano J.F. Kennedy,The Unearthly Child, primeiro episódio da série inglesa Doctor Who, sobre um alien que viaja no tempo e espaço, estreava na BBC. Pouco mais de 47 anos depois, a série continua ocupando seu tradicional horário aos sábados, com 13 episódios por ano, mais o especial de Natal exibido no dia 25 de dezembro.

Com uma vibe que lembra bastante O Guia do Mochileiro das Galáxias, Doctor Who não se leva a sério até o momento exato em que precisa. Ela brinca com tudo. Fatos e personagens históricos, leis da física e até mesmo o futuro (distante ou próximo). Nada nem ninguém é perdoado. E ao mesmo tempo, em meio tanto nonsense, DW consegue manter o pouco de seriedade necessária para que suas histórias façam sentido. É uma daquelas histórias complicadas de explicar, é como a Matrix, você precisa ver para entender do que eu estou falando. 

Simplificando, é uma série sobre um maluco com uma caixa. 


O maluco

Quando os professores Ian e Barbara seguiram sua peculiar aluna Susan no primeiro episódio de Doctor Who, o Doutor que eles encontraram dentro da cabine policial azul em muito pouco lembra o carismático personagem a quem estamos acostumados. Com uma vibe meio cientista louco, o primeiro Doutor era um senhor rabugento, um pouco arrogante e enigmático. O maluco de William Hartnell inspirava mais medo do que simpatia. O momento que definiu personagem e a série veio alguns anos depois quando, após algumas temporadas assustando criancinhas, Hartnell precisou deixar DW por motivos de saúde. O que poderia ter sido o pulo do tubarão, se transformou na fonte de imortalidade de Doctor Who (e eu estou falando da série, não do personagem).

O conceito é simples: ao enfrentar a morte, o Doutor -- e toda a sua raça, os Senhores do Tempo do planeta Galiffrey -- pode enganá-la mudando todas as células do seu corpo e transformando-se basicamente em um novo ser. Em 1966, o público assistiu o processo pela primeira vez no episódio The Tenth Planet, mas foi só em Planet of the Spiders de 1974 que ele ganhou o nome de regeneração. Como cada regeneração é basicamente um novo personagem, com gostos e trejeitos completamente diferentes. Na prática a regeneração permite que cada ator traga a sua interpretação do personagem sem obrigação de seguir ou imitar o trabalho de seu antecessor. 

Até hoje, 11 atores já interpretaram o personagem. William Hartnell, Patrick Throughton, Jon Pertwee, Tom Baker, Peter Davison, Colin Baker, Sylverster McCoy, Paul McGann, Christopher Eccleston, David Tennant e o atual Doutor, Matt Smith. 


O Doutor em suas onze encarnações 

A caixa

A cabine policial azul, comum em Londres nos anos 50, é facilmente um dos maiores icones de Doctor Who, tanto que a BBC comprou os os direitos de imagem da Police Public Call Box da Metropolitan Police. Batizada como Time and Relative Dimensions in Space (traduzindo: Tempo e Dimensões Relativas no Espaço), a nave ganhou da neta do Doutor o apelido TARDIS. No plano inicial, a nave “que é maior por dentro” assumiria uma nova forma a cada episódio, se camuflando a qualquer ambiente, isso até os roteiristas perceberem que não tinham verba para construir sempre uma nova TARDIS. A saída foi quebrar o circuito de camuflagem da nave e deixá-la na forma da simpática caixa azul. 

A nave espacial mais legal do Universo

Importante dizer que além de azul, linda e maior por dentro que por fora, a TARDIS foi roubada pelo Doutor que nem mesmo tem permissão para pilotá-la -- quem já viu o Doutor no comando da TARDIS, sabe muito bem que ele não tem ideia do que está fazendo. A nave mais legal das histórias de ficção científica viaja no espaço-tempo, traduz (praticamente) qualquer idioma imaginável e é, na verdade, um organismo vivo, não fabricado, mas cultivado pelos Senhores do Tempo. 

"Ela é maior por dentro!" 

Engraçado pensar que uma série tão britânica foi praticamente criada por um canadense. Sydney Newman foi roubado pela BBC na década de 60 (ele trabalhava para a concorrente ITV) e um dos primeiros programas para o qual ele deu sinal verde foi Doctor Who. Mas se a ideia de uma série infantil que lembrava vagamente Doctor Who já existia, foi Newman quem deu forma ao personagem principal, sugeriu o conceito da nave maior por dentro que por fora e batizou o programa como Doctor Who. Durante muito tempo Newman não levou os créditos pela criação da série, que era atribuída a Terry Nation, no entanto, Nation não criou DW, e sim os saleiros gigantes, os maiores vilões de toda a série. 


A chave de fenda sônica

É o gadget favorito do Doutor. Basicamente a sonic screwdriver faz qualquer coisa: abre portas -- desde que elas não sejam de madeira --, conserta e destrói equipamentos. Enfim, faz literalmente qualquer coisa -- menos abrir portas de madeira.

O Doutor (Tennant) e o seu inseparável gadget

O saleiro gigante

Inicialmente as histórias de Doctor Who eram divididas em arcos de quatro a seis episódios, e foi só no segundo arco, depois do primeiro “exterminate”, que a série encontrou o sucesso. É difícil explicar o que é um Dalek, porque se você olhar para a foto, você vai ver um saleiro gigante. Quem já viu um desses em ação, entretanto, sabe que apesar da aparência de saleiro (e em parte por causa dela) os Daleks, são os grandes vilões de Doctor Who. 

Engraçado pensar que o sucesso inicial do personagem seja atribuido ao fato de ele não parecer uma pessoa vestindo uma fantasia, como os demais monstros da época. Hoje, o visual do monstro mais famoso de DW, beira o ridículo e ainda assim, não tem quem não adore ouvir aquele coro de “Exterminate” em vozes estridentes. E o melhor é que depois do choque inicial de descobrir que aquele saleiro é a maior ameaça do universo de Doctor Who, você entra no espírito da série e sabe no instante em que um mísero Dalek aparece é hora de correr. 

"Exterminate! Exterminate!"

Wibbly-Wobbly Timey-Wimey

Falta pouco para a festa de 50 anos de Doctor Who, são mais três temporadas para a despretenciosa série infantil de Sydney Newman completar meio século de vida. Já dá até para prever a festa com participação de todos que fizeram parte das muitas histórias de Doctor Who. E quem dúvida que DW tenha mais 50 anos pela frente? O grande segredo da longevidade é a capacidade que a série tem de se renovar, mais que só trocar o ator principal, a regeneração é o que traz “who (quem) de volta para Doctor Who” -- uma definição linda assim só podia ser do Moffat. A série começou em 1963, perdeu audiência e saiu do ar na década de 80, sobreviveu a um hiato de 16 anos e a um filme em parceria com a FOX, voltou melhor do que nunca à BBC em 2005 e foi como se nunca tivesse saído da grade da emissora. 

A série clássica de Doctor Who teve 26 temporadas, 695 episódios e sete doutores. Tentando pilotar a TARDIS por sete dessas temporadas e 173 episódios, Tom Baker se tornou o mais famoso e lembrado desse período. A imagem do 4º Doutor é a referência mais usada da série clássica, basta juntar alguns fãs de Doctor Who em qualquer tipo de convenção para você encontrar uma réplica do cachecol colorido gigantesco usado por Baker. 

O Doutor (Baker) e a sua acompanhante Sarah Jane Smith

No final dos anos 80, com a queda dos índices de audiência, a BBC colocou Doctor Who na geladeira. Mas a série não foi esquecida, nem parou de render lucros para a emissora. Durante os 16 anos em que esteve afastada da televisão, livros, quadrinhos, audio-dramas e afins fizeram a alegria dos fãs. Até mesmo, a Doctor Who Magazine, revista especializada em DW, continuou circulando mensalmente durante todo o hiato. 

Capa de uma Doctor Who Magazine

A primeira tentativa para trazer Doctor Who de volta a TV aconteceu em 1996, em parceria com a FOX americana, e, como qualquer um que já viu DW e conhece a FOX pode imaginar, não deu muito certo. O engraçado é que apesar da história do filme ser completamente ignorada pela mitologia de Doctor Who -- a trama sugere, por exemplo, que o Doutor é filho de uma humana --, o Doutor de Paul McGann é contado como a 8ª encarnação do personagem. 



Em 2005, Russell T Davies (Queer as Folk) que cresceu assistindo Doctor Who, finalmente trouxe a série de volta à TV. A partir de março daquele ano, monstros e viagens no tempo voltaram a fazer parte dos sábados da BBC e Doctor Who conquistou uma nova geração fãs. Durante quatro temporadas, o Russell deixou as tramas de Doctor Who fluírem nas direções mais aleatórias para costurar tudo numa única trama ao fim da temporada. E ele é tão bom costureiro que os mais distraídos podem pensar que era tudo parte de um plano. 
Paralelo a DW, Russell desenvoveu dois spin offs da série. A mais adulta Torchwood protagonizada pelo capitão Jack Harkness, apresentado no 8º episódio da 1ª temporada (da série de 2005), e Sarah Jane Adventures, série infantil com a companheira mais famosa do Doutor na série clássica, Sarah Jane Smith. 

Um dos spin offs criados pelo Russell

Além do Russell, o outro grande nome desse retorno é Steven Moffat. Depois que o roteirista entregou o melhor (e mais assustador) episódio da primeira temporada, nas demais os roteiros do Moffat eram tão aguardados quando uma season finale. E quando o Russell decidiu deixar o cargo de roteirista-chefe em 2009, junto com o então Doutor, David Tennant, Moffat, que também cresceu assistindo Doctor Who, ficou com o melhor emprego do mundo. E deu-se inicio a atual era Moffs de Doctor Who. 



Steven Moffat -- ou Moffts para os mais íntimos

Vale destacar que a série de 2005 não é uma refilmagem ou um reboot da série original e sim uma continuação, apesar de, por decisão da BBC, a contagem das temporadas ter recomeçado do zero.


E por onde eu começo?

Depois dessa avalanche de informação, chegamos realmente ao que interessa: por onde começar a ver a série? Claro que em se tratando de DW a resposta não poderia ser um simples e óbvio “do início”. Com seus quase 50 anos de história e diversas trocas de protagonista a série tem o que podemos chamar de “pontos de entrada”. Como dito, a regeneração que ocorre a cada troca de ator funciona quase como um reboot e possibilita aos não-iniciados a pegarem a trama no meio e correr atrás do que passou no caso de se interessarem -- e geralmente todos se interessam.

Agora, se você não é um Indiana Jones dos torrents ou não tem tempo para ver os 695 episódios das 26 temporadas da série clássica, pode -- e deve -- tranquilamente começar pela era Russell, ou seja, a 1ª temporada da série de 2005. Mas se você é uma pessoa que não tem muito tempo e gosta de parecer uma pessoa antenada com o que está acontecendo no mundo dos seriados, pode também começar pela era Moffs, a 5ª temporada e seguir adiante. Só que nesse caso você perderá David Tennant, melhor Doutor de todos os tempos.

E ainda, se você tem dúvidas se vale à pena ou não ver a série e gostaria de experimentar um episódio, vá direto ao 3x10 da série nova sem medo de ser feliz. O episódio é simplesmente a obra-prima da carreira do Moffat. Desafiamos qualquer um a assistir ao episódio e dizer que não vale a pena ver a série desde o início



Se você ainda quer saber mais sobre Doctor Who, acompanhe o Universo Who, o melhor site sobre a série em português. Lá você encontra curiosidades, quadrinhos e até mesmo episódios da série clássica legendados para baixar.

Obs.: esse post foi feito em colaboração com a Paula Pötter.

Talvez Você Curta

34 comentários

  1. Se quiser, tem as minhas resenhas no Fala Séries, toda a série nova está resenhada lá: falaswries.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Fã xiita.
    Oi, me chamou? uhauhauha

    E o que foi a 3º temporada de Torchwood, hein? Que venha Miracle Day.

    ResponderExcluir
  3. doctor who é excelente mas não consigo gostar oou melhor,não gosto tanto da era moffat,nada contra mas gosto tanto do tudo pode acontecer do Russell,sab como sei la..exemplo alerta spoiler:matar 3 do elenco de torchwood...sab eu de ter aqula duvida..e acho que o moffat não sei pode ser por que só tem uma temporada e tal..mas mesmo assim não sinto o "tudo pode acontecer" nesse doctor who..
    não sei não me entenda mal..amo doctor who mas sei la..é minha opinião..

    ResponderExcluir
  4. E o que foi a 3º temporada de Torchwood, hein? Que venha Miracle Day. [2] Ainda choro com essa temp.

    Mas falando sobre o post... melhor resumo de DW que já vi. Da próxima vez que alguém me pedir pra explicar, vou dar o link pra essa página, HAHA.

    ResponderExcluir
  5. E o que foi a 3º temporada de Torchwood, hein? Que venha Miracle Day. [2] Ainda choro com essa temp.

    Mas falando sobre o post... melhor resumo de DW que já vi. Da próxima vez que alguém me pedir pra explicar, vou dar o link pra essa página, HAHA.

    ResponderExcluir
  6. Fã xiita.
    Oi, me chamou? uhauhauha

    E o que foi a 3º temporada de Torchwood, hein? Que venha Miracle Day.

    ResponderExcluir
  7. Eu queria ver, mas não tenho coragem e nem tempo pra ver 26 temporadas, e não sei se consigo começar da série de 2005 sem me sentir deslocado. Como lidar?

    ResponderExcluir
  8. Adorei esse texto! muito bom mesmo, me situou legall. eu já tinha vontade de assistir Doctor who, mas essa historia de 26 temporadas nao me permitia. agora já sei por onde começar :D

    ResponderExcluir
  9. Ótimo guia. Favoritei.

    Só discordo de uma coisa: Tennant não ganha do Smith nem f*dendo! =]

    Sim, eu comecei a ver pela 5a temp...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu Doctor favorito tb é o Matt, porém eu comecei a assistir do 9 Doctor e demorou um pouco pra eu me desapegar do David. O David é incrível sem dúvidas, mas eu gosto mas da era Moffat e me identifico mais com o 11 doctor

      Excluir
  10. Nunca assisti e claro que me interessei (apesar da enorme lista de série que ainda quero ver, rs). Vou procurar agora o ep 3x10 da ultima temp pra conferir.

    Uma pergunta:

    Sobre as spin offs que falaram alguma realmente valeu a pena?

    ResponderExcluir
  11. Eu tinha muita vontade de ver Doctor Who, sendo que queria começar pela série clássica e nunca achava (não sendo por torrent). Acabei vendo pela 1ª temporada (de 2005) e amei, claro.
    Tennant com certeza é o melhor! Mesmo que agora eu vá poder assistir a série clássica (MUITO OBRIGADA pela dica do Universo Who!!!) duvido que algum consiga ser melhor do que ele.

    ResponderExcluir
  12. Só que o site do Universo Who que vcs postaram saiu do ar. Onove é http://universowho.org/

    ResponderExcluir
  13. Isso é verdade Di Benedetto. Eu Amava o Christopher, pena que ficou apenas uma temporada.
    Agora, ninguém ganha do Smith (okay, nunca vi a série clássica para generalizar, mas o cara é absolutamente perfeito).
    Da era do Tennant, o triste é perder a Donna e a Martha, pq a Rose a gente ignora sem dó.

    ResponderExcluir
  14. Eu comecei a ver a Sarah Jane, mas não curti muito.
    Torchwood é MUITO BOM!
    Eu adoro, mas vc ignora a última temporada (The Miracle Day) pq americanizaram (leia-se: destruiram) o show.

    ResponderExcluir
  15. Eu comecei pela de 2005 e tinha o mesmo problema q vc: achar q iria me sentir deslocada. Mas é tranquilo, eles vão explicando a história q vc precisa saber no momento q vc precisa saber.
    Se quiser perder ainda menos tempo, dá para começar com a temporada do Smith (3x10 como está no texto) sem problemas tb, pq eles meio q cortaram o 'passado' do Crhistopher e do Tennant. É como se começassem do 0 mesmo.
    Inclusive mudaram a Tardis e a Chave Sônica do Doutor e melhoraramos efeitos especiais

    ResponderExcluir
  16. Sou fanatica pelo Doctor Who,faço parte da maior familia do unirverso

    ResponderExcluir
  17. Olá!

    Obrigado por este guia. Estou muito curioso sobre Doctor Who e agora sei por onde começar. O vídeo escolhido para ilustrar a matéria foi perfeito.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  18. Nossa eu ¨descobri¨ somente agora em 2012 e amei o Dr. Who, mais especialmente, pela brilhante, hilária e genial atuação de David Tennant. A TV Cultura exibe a série dublada e começou pela 4ª Temporada. Eu perdi o episódio da regeneração de David Tennant para Matt Smith, mas já sinto muiiiiiiiiiiiiiiiita falta de Tennant. Não sei, acho que é por isso que não consigo gostar da atuação do 12º doutor.
    Saudades do 11º Dr. Who, o melhor de todos !!!!

    ResponderExcluir
  19. eu adoro o jeito do smith o cara é demais ele faz graça no momento em que o clima esta tenso

    ResponderExcluir
  20. Assisto Doctor Who desde o ano passado e é demais muito legal

    ResponderExcluir
  21. a nova temporada tem poca ação eu comei a assistir da 4 temporada era mais cheia de ação

    ResponderExcluir
  22. Tennant, foi o melhor Doutor!!!
    Eu passaria dias e noites assistindo todas as temporadas...

    ResponderExcluir
  23. nosso cala a boca sua retardada pensa antes de falar q a rose nao iporta na serie doctor who pq ela foi a melhor conpanion
    acompanhem o universo who eh mt bom!

    ResponderExcluir
  24. Doutor Who é engraçado, eu assisto com minha filha (que tem hoje 9 anos) desde que ela tinha uns 4 ou 5, no começo eu precisava ler as legendas pra ela, mas hoje ela já consegue ler sozinha e fica ansiosa pelos episódios. Desde cedo ela se apaixonou pelo maluco numa caixa que sempre resolve as coisas correndo.

    No episódio onde Matt Smith conheceu Amelia Pond ela simplesmente amou, sentiu-se a própria Amelia sendo apresentada ao Doutor.

    É muito divertido assistir Doutor Who com uma criança ao lado, pelas expressões que faz, pelos comentários, pelas perguntas quando não entendem alguma coisa. Mesmo os episódios "pesados" como Blink as crianças gostam. Aliás, os Weeping Angels são os personagens preferidos da minha filha, até mais que os Daleks.

    Incrivelmente ela não gostou de Sarah Jane Adventures. Eu até tentei assistir mas ficaram trocando os personagens secundários e eu achei um pouco chato. Torchwood eu vi todos, até a versão US (sem comentários sobre ela).

    ResponderExcluir
  25. Tennant é o melhor o perfeito e o unico doutor Tennant,tennant não existe um melhor!

    ResponderExcluir
  26. Di Benedetto Idiota,cala a boca para falar do David Tennant '-'

    ResponderExcluir
  27. Rose: pior Companion ever. Péssima :-)

    ResponderExcluir
  28. ei cara hoje na tv cultura vai passar o episodio da regeneração dele

    ResponderExcluir
  29. Na verdade, a regeneração é só no especial The End of Time, que se a Cultura passar (da vez passada ela pulou) vai ser sexta que vem.

    Hoje é o season finale da quarta temporada e falta o especial de natal e os 4 especiais finais do Tennant.

    ResponderExcluir
  30. Comecei a assistir a pouco tempo... esperava ver o doutor com a donna noble, fiquei tito

    ResponderExcluir
  31. o doto o cara mais legau do espaso ele e a tardes viajando no espaso tempo

    ResponderExcluir
  32. muito legau o doto mais emportante que vc pode aprende com isso sei quase tudo sobre o doto o doto sempre mente e quando ele sauvo o titanique foi muito tope e quando ele sauvo o mundo dos dalesquis muito empresionante e a tardes que e maio pro dentro muito legau e a chave de fenda sonica que abre todas as portas menos as de madera posiviomente ele tem que arranja um jeito pra isso

    ResponderExcluir
  33. DOCTOR PREFERIDO: 10NANT(ele é tão bom que seu "nome" combina com seu papel)
    COMPANION PREFERIDA: AMY POND
    EPISÓDIO PREFERIDO: S03E10(BLINK. Tem comentarios falando que é na quinta temporada com o eleventh, mais é na terceira temporada, episodio 10, com o 10NANT)
    TEMPORADA PREFERIDA: S04 e S07P01.
    Eleventh é bom, mas o 10NANT é ótimo. Poucas pessoas não gostam da Rose e poucas gostam da Martha. Para quem está brigando por causa de personagem preferido: CADA UM TEM O SEU GOSTO E ISSO NÃO SE DISCUTE! E VACA AMARELA(Fear Her)!

    ResponderExcluir

Comenta, gente, é nosso sarálio!

Subscribe