Vô, num vô: Aprenda a julgar se uma série vale a pena em 6 simples lições

10.7.11

Fall Season está chegando, as produções das novas temporadas e estreias começam a todo vapor e nós, viciados em séries, praticamente enlouquecemos com o número de produções que vão sendo acrescentadas à famigerada watchlist.
É por isso que todo cuidado é pouco na hora de manter/descartar/eliminar/xingar-muito-no-twitter uma série logo após seu episódio de estreia, e foi pensando nesse drama queen que todos nós passamos, que o S.A. traz algumas dicas de como avaliar um programa pelo seu piloto, afinal, poucos sabem, mas um Series Premiere pode dizer tudo (ou nada) sobre o restante de sua temporada.
São 6 os tópicos que devem ser levados em consideração em uma pré e pós avaliação, e eu posso apostar que todo mundo por aqui já se deparou com algum deles...


1) A EMISSORA: Aaaahhh, tão importante para um seriador nato quanto o item abaixo. Saber a emissora de uma série de TV é crucial para ganhar a confiança dos telespectadores. Mas, cuidado! A HBO já provou que pode fazer porcaria (Hung) assim como a The CW já mostrou que também produz qualidade (The Vampire Diaries). No entanto, a passagem para o segundo episódio quase sempre vai depender da reputação de seu canal, sejamos sinceros.


2) O SHOWRUNNER: Aclamados como deuses por algumas tribos seriadísticas. Detentores de toda a genialidade (ou a falta dela) de uma produção. True Blood está aí para provar o quão grande é o poder de um showrunner sobre o seu telespectador. O nome da mente por trás de uma série de tv influencia quase que 99,9% o seu público segundo os meteorologistas (oi?) daqui desse blog. Afinal, o piloto pode até ser um cocô, mas é só ler na abertura o nome "by Tom Welling J.J. Abrams" que o seriador nem pensa duas vezes antes de dar o benefício da dúvida. Cuidado aqui também galere, os showrunners ou produtores executivos também erram (né não titio Spielberg?!)


3) GÊNERO: Eu coloquei essa categoria nesse post, principalmente, por causa das comédias. Quem acompanha um grande número de seriados de tv já adquiriu a experiência o bastante para saber que leva um tempinho até que uma comédia encontre seu tom, por isso, aviso: NUNCA largue uma comédia sem nem ao menos ter visto 3 episódios, a não ser que ela se enquadre no próximo tópico. Lembrando que, no caso dos dramas procedurais, é possível perceber como será o restante de sua temporada só pelo piloto, já que a fórmula (jurídica, policial ou investigativa) quase não se altera.

CHEGOU O GRANDE DIA, E O RESULTADO FOI...

4) PILOTO VERGONHOSO: Não conseguiu suportar nem 20 minutos do episódio e quase caiu de sono? Torceu para que acabasse a energia de sua casa antes que você acabasse com sua própria vida? Sentiu tanta vergonha alheia que preferiu ver a Turma do Didi? É amigo, acontece, o mínimo que eu posso te dizer é: APAGA, EXTERMINA, DELETA ESSA COISA DO SEU HD, XINGUE MOOINTO NO TWITTER!!!!!!! (E, lógico, avisa azamigas tudo da bomba que estreiou, ok?).


5) PILOTO MARROMENOS: Por incrível que possa parecer, esse é o tipo de piloto que mais espero, porque dá para perceber que a maioria das séries de sucesso atualmente nasceram de um episódio nem bom nem ruim. Logo, quando você se deparar com um tipo desses, CONTINUE FIRME E FORTE, pois a coisa pode melhorar bastante. A pior das hipóteses é a temporada ir ladeira abaixo, caso que é mais constante na última (e agora temida) categoria.


6) PILOTO FODÃO: Marketing, emissora renomada, showrunner respeitado, efeitos especiais cinematográficos e uma premissa excelente. Esses são os ingredientes perfeitos para um piloto idem. O problema mesmo é que as chances desses elementos se manterem nos próximos episódios caem para quase 2% segundo os mesmos meteorologistas do S.A., restando apenas uma temporada que se sustenta no hype criado diante de todo seu garbo destruído no segundo episódio. Flashfoward, V, The Event (se bem que essa aqui o piloto já não foi muita coisa), entre outras estavam aí para provar que não basta chegar arrasando na festa, tem que também manter a classe senão é expulso da balada (olha que eu tô inspirado nas metáforas).

Pois é galera, espero que vocês tenham aproveitado essas dicas e  que as usem quando setembro chegar. Lembrando, claro, que assim como em tudo no mundo, existem exceções, e com as séries isso não seria diferente, mas com esse Vô, num Vô  já dá para facilitar um pouco nossa vida corrida. Até!

Talvez Você Curta

12 comentários

  1. Ótimo post, João!

    Eu costumava brincar que é preciso ver pelo menos 6 episódios de uma série antes de ter certeza que é pra jogar fora, mas acho que o seu limite de 3 faz mais sentido... O problema é que realmente tem séries por aí que demoram uma eternidade para engrenar e depois ficam excelentes. Por isso, sei que devo estar perdendo muita coisa no ar hoje em dia. O mesmo dá pra dizer de séries que tiveram inícios excelentes e de uma hora pra outra viram uma coisa inassistível.

    No final, o que vale é o bom senso de se desapegar quando uma série tá te causando mais frustração que entretenimento. E no quesito "piloto vergonhoso", a sua dica vem mais do que em boa hora, tem coisas que simplesmente não dá pra assistir, sejam lá quais forem as credenciais.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom!!!
    Manual muito útil.
    Eu, por exemplo, quando assisti o piloto de Modern Family pela primeira vez não segui o aviso mega importante dado no passo 3: "NUNCA largue uma comédia sem nem ao menos ter visto 3 episódios", mas ainda bem que resolvi depois de um tempo dar uma nova chance para a série que é ótima.

    ResponderExcluir
  3. Dear John (desculpa o trocadilho aí),
    falou e disse. É um guia de sobrevivência que quem já é véi de guerra (vendo não apenas séries, mas emissoras inteiras a nascer e morrer ao longo dos últimos anos) já tem tatuado na pele e faz até piada disso... (na verdade meus amigos dizem que nasci com um chip...).
    Mas é bom pra indicar a quem acaba de chegar nesse mundo de séries de meodeos - a gnt não quer destruir as ilusões de ninguém, né, mas quando perguntam...

    ResponderExcluir
  4. O que me ajuda bastante a começar são as referências, pessoas, blogs ou premiações que prestigiam uma série.

    Parks and Recreation me provou que é preciso de pelo menos 7 episódios para ter ctza, os 6 primeiros episódios da série são bem ruins e sem graça mas no sétimo a série reestreia e me viciou facilmente. Além, das comédias demorarem um pouco para acertar o tom, eu costumo demorar um pouco para começar a achar graça, preciso conhecer um pouco melhor os personagens e me acostumar com o apelo cômico da série. Já cometi a blasfemia (há mto tempo atrás) de não ver graça em Friends, que depois virou minha série favorita de tds os tempos.

    ResponderExcluir
  5. O lance é largar se vc achar que é bomba, mas dar outra chance se muita gente (de confiança, que fique claro) disser que vale. Texto muito legal João! Pode fazer vários assim. #exploradoradetrabalhoinfantilfeelings

    ResponderExcluir
  6. ótimas dicas! concordo que há exceções mas seguindo esses passos simples é difícil ser pego por uma bomba :)

    ResponderExcluir
  7. #DENÚNCIA e ela nem nos dá ticket alimentação gente!

    ResponderExcluir
  8. galere, que bom que cês curtiram as dicas, e obrigadão pelos comentários. Lógico que não dá para levar TODAS as estreias ao pé da letra porque temos várias séries que quebraram as 6 dicas daí de cima. Mas é bom seguir alguns desses passos caso se encontre uma situação parecida nessa fail season 2011 que promete muita coisa BOUA!

    ResponderExcluir
  9. Depois do trash que foi essa última temporada, realmente devemos tomar muito cuidado nessa próxima. Por isso, devo ver só 2 episódios de todas as séries que quero para depois decidir quais vou seguir. Geralmente, são 5.

    ResponderExcluir
  10. Ótimo post! Acho que levo em consideração quesitos parecidos tb... se bem que tem série que só pelo preview já dá pra saber que vai ser BOOM.

    ResponderExcluir
  11. olha é verdade Victor, o promo já é uma boa para avaliar a série... eu vi o daquela once upon a time e MY GOSH... sem comentários! Obgdo pelo comentário!

    ResponderExcluir
  12. o piloto de FRINGE foi um dos melhores que ja vi, nao foi markeing, e a série ta ai cada vez melhor!
    categoria 6 tem exceções!!

    ResponderExcluir

Comenta, gente, é nosso sarálio!

Subscribe