Falling Skies 1x09/10: Mutiny/Eight Hours [Season Finale]

10.8.11


Por quê o cliffhanger tinha que ser tão bom? POR QUEEEEEEÊ?

Desde o quarto episódio, eu estava decidido a abandonar “Falling Skies” ao final desta primeira temporada. Continuei a assistir a série mais por obrigação do que por diversão, mas depois desse season finale eu estou tentado a continuar.

Olhando pra trás, a primeira temporada foi muito fraca, e teve pouquíssimos momentos razoáveis. A história pouco avançou, e eu não simpatizei com nenhum personagem. Mas eu também detestei a primeira temporada de “Fringe”, parei de ver a série, e hoje estou tendo que correr atrás do tempo perdido porque ela se tornou simplesmente uma das melhores séries da atualidade. E como hoje são poucas as séries de ficção científica no ar, acho que vou dar mais uma chance para “Falling Skies”.

Esse final de temporada duplo confirmou aquilo que eu disse na review passada: “Falling Skies” é uma série muito irregular, oscilando entre episódios muito ruins e outros bons. A primeira metade do final foi completamente desnecessária, apenas a mesma ladainha de sempre sobre conflitos entre os sobreviventes. E já que é pra repetir, também vou repetir: esse tipo de conflito é muito válido quando a série tem personagens com os quais o público se importa, o que não é o caso de “Falling Skies”.

O mais engraçado é que quando a série para de investir em divagações e começa a pancadaria, ela se sai muito bem. A segunda metade do episódio fez exatamente isso, e o resultado foi um final de temporada satisfatório. A cena do ataque dos robôs foi empolgante e tensa na medida certa, e a saída que os humanos encontraram para afugentar os monstros, apesar de previsível, foi boa.

Por outro lado, o plano de Weaver de explodir a colônia dos aliens foi falho, e o fato de eles terem contado tudo apenas pelos diálogos também não contribuiu. A cena de Tom atirando na nave para explodir a colônia foi muito forçada; acho irreal demais os aliens não colocarem uma segurança reforçada para proteger a colônia. Tudo bem que os humanos (da série) são burros, mas nem tanto...

E eu não posso negar que achei a cena final muito foda. Esse lado misterioso, bizarro, as luzes e toda a mitologia dos ETs é que me faz ser tão apaixonado por esse tema, e o final do episódio teve tudo isso. Foi uma cena digna de Spielberg, com um clima meio “Taken”, até na trilha sonora (e quem assistiu a essa excelente minissérie sabe do que eu estou falando). Agora eu quero saber o que irá acontecer com Tom. Espero que a próxima temporada mostre mais dessas criaturas, sem usar estratégias fáceis para não mostrar Tom na nave (o que é muito provável de acontecer).

Resta então a minha torcida para que “Falling Skies” melhore, afinal agora o showrunner da série é outro: Remi Aubuchon, de “Caprica” e “Stargate Universe”. Ano que vem a gente confere se ele consegue consertar a série. Isto é, se vocês forem tão persistentes quanto eu.

Talvez Você Curta

3 comentários

  1. Caio, honey, fiz que nem vc, falei “vou assistir até o fim da temporada”, nossa, e quase não consegui. Tom, que tinha vontade de subir na nave desde que era criança e assistia xou da xuxa, fez q coisa mais sem noção EVER e entrou na nave. Vou ficar com essa doce lembrança (not) do fim da série.. pelo menos pra mim.

    ResponderExcluir
  2. Nerd, eu também quase não consegui chegar no final. Foi difícil! E também achei a atitude do Tom muito idiota, ele queria proteger os filhos mas no fundo acabou deixando eles desprotegidos...

    Digo que vou continuar com a série, mas nem sei se vou. É provável que até a summer season do ano que vem eu já tenha deletado essa coisa da minha memória... XD

    ResponderExcluir
  3. @Caio Falcão, eu desisti completamente. Minha esperança era que a Season Finale fosse boa, e nem isso. Eles foram atacar os aliens, e nem mostrou o ataque. Os aliens revidaram mas deixaram alguns vivos, pq? E no final o Tom me aparece e fica igual criança pro Weaver: "Ah tio, deixa eu atirar, deixa? vai, deixa?" Pra no final se entregar pros aliens? Eu não iria nunca, pq eles poderiam usar o Tom pra descobrir quantas pessoas estão no acampamento, quais são suas armas, o que eles já sabem sobre os aliens, enfim. Não vejo como o Tom vai se beneficiar, pq até parece q o alien vai dizer como reverter o processo de "alienização" do filho dele. Enfim, espero que o ET leve ele pra longe.. mas bem longe da minha televisão.

    ResponderExcluir

Comenta, gente, é nosso sarálio!

Subscribe