Fringe 4x01: Neither Here Nor There

24.9.11


Sabe aquele sentimento de que algo está faltando?

Acho que todos, em um momento ou outro de nossas vidas acabamos nos sentindo como se algo não estivesse certo, como se algo estivesse faltando, na maioria das vezes sabemos o que é, mas definitivamente é difícil fazer algo para tentar mudar isso, porém, quando você não sabe o que está faltando, e sente somente o vazio avassalador, o que você pode fazer?

No começo deste ano Fringe terminou sua terceira e perfeita temporada de forma totalmente chocante, após Peter simplesmente nunca ter existido a internet explodiu com teorias, grande parte de que Peter havia virado um Observer, mas eu pelo menos a abandonei rapidamente e esperei. Fringe é uma das séries mais incríveis que já tive o prazer de ver e sabia que quando a série voltasse não me decepcionaria, Fringe fez muitas coisas nessa volta, mas me decepcionar definitivamente não foi uma delas.

A começar pela abertura, desde a Season Finale da segunda temporada já haviam teorias de que havia um terceiro universo, principalmente devido aos quadros presentes no escritório de Walternative vistos desde o final da segunda temporada, admito que fiquei meio confuso, afinal, o universo amarelo seria o nosso? Ou ambos? Mas rapidamente deixei isso de lado e fui sugado pelo episódio, o começo com ambas as Olivias brigando sem duvidas foi incrível e já nele pudemos ver o que a falta de Peter mudou nos personagens, principalmente Bolívia, que acha que o nosso lado realmente é o “bad guy” da situação como Walternative sempre pensou. Olivia e Walter também mudaram muito, ela lembra bastante a personagem mais fria e distante que conhecemos na primeira temporada, e Walter está totalmente perdido. Sem Peter, Olivia teve que aprender a chegar nele e o ajudá-lo, claro sem contar todo o fato de ter algo faltando, como disse no começo desta review, e as várias referencias como Walter dizendo o quanto era triste duas pessoas que se amam não poderem ficar juntas. Até mesmo Astrid estava menos carismática como de costume, sem duvidas esta foi uma premiere muito sombria.

Não sei o porque, mas sempre gostei muito do Lincon Lee, tanto do outro lado quanto do nosso, ele tem todo um carisma incrível, além da ótima química de Seth Gabel com Anna Torv, eles são tão naturais em cena juntos que parece que são parceiros desde sempre. Também estava gostando do parceiro dele, claro que toda a situação lembrou bastante o piloto da série, ainda acho que podemos o ver do outro lado, isso sem falar dos shape-shifters humanos semi-derretidos, não é? Logo que os vi veio em minha cabeça lembranças do piloto e imaginava que poderia ser algo relacionado com o voo, quando Lincon falou sobre a deficiência de ferro do parceiro logo pensei nos shape-shifters, mas nunca em uma combinação estranha e maluca de ambos. Inclusive que, a atriz oriental que participou do episódio como uma destas criaturas, deve voltar logo já que foi contratada para vários episódios.

Quando Walter falou sobre o homem no espelho, achei que seria o Observer, quando mostrou que era Peter fiquei imaginando o que os roteiristas vão fazer, tento não ficar tentando adivinhar o que se passa na cabeça deles, mas é impossível, não consigo pensar em muito para o que eles podem fazer, mas sem duvidas vai ser algo incrivelmente genial. Também não tenho a menor ideia do porque September decidiu não continuar com o plano de fazer com que Peter parasse de existir totalmente. Sem contar que fiquei muito interessado nos Shape-shifters humanos semi-derretidos e não acho que eles respondem ao Walternativo, seria muito fácil.

Nesta premiere os Glyph codes formaram a palavra:
           A                       P                        P                         E                       A                        R

Appear” em tradução livre seria “Aparecer”. Sem duvidas tem algo a ver com as aparições esporádicas de Peter no fundo das cenas, ou até mesmo com o surgimento deste admirável novo mundo chamado “universo amarelo” que estou morrendo para conhecer melhor.

Talvez Você Curta

16 comentários

  1. Gostei muito da Olivia agora ter o Lee como parceiro e sou muito mais shipper de Olincoln do que de Oliver... Será que vai rolar um triagulo ai? Espero que não... O Peter podia sumir definitivamente... #VOUAPANHAR

    ResponderExcluir
  2. fiquei com uma dúvida com esse episódio...o que ele dá a entender é que o peter morreu qd criança, ambos, mas pelo fim da temporada anterior o que eu dia pensado é que ele sequer tinha nascido!

    ResponderExcluir
  3. O Peter nunca existiu, logo, nunca nasceu.

    ResponderExcluir
  4. Ae Leo! Parabéns pelo texto. Também gostei do Lee mais em foco, mas esperava um episódio mais emocionante. Mesmo assim, Fringe é foda!

    ResponderExcluir
  5. Valeu Camis ^^
    Também estava esperando algo MUITO mais emocionante e cheio de ação e revelações, mas eu curti, eles apresentaram todo um novo mundo e foi quase que eu novo piloto. Eles precisavam apresentar esses "novos" personagens, e gostei bastante do que eles fizeram...

    ResponderExcluir
  6. Fringe é muito foda mesmo cara! Amei o episodio e mesmo que não tenha sido aquele turbilhão de emoçoes foi legal e explicou bastante o que são os personagens sem o Peter.
    Eu acho que o universo amarelo-meio-alaranjado representa o mundo sem o Peter li isso por ai.
    Enfim, não aguento esperar para o proximo episodio.

    ResponderExcluir
  7. Essa premiere deixou milhões de perguntas na minha cabeça, sem dúvida essa temporada promete muito! Adorei o destaque que deram pro Lee, principalmente porque ele fez alguns questionamentos sobre o 'modus operandi' da Fringe Division, com um jeito mais humano de ver as coisas.

    Fringe é foda!²

    ResponderExcluir
  8. Foi a season premiere mais fraca de Fringe, o que não quer dizer nada, porque ainda assim foi genial! Todas as conexões com o piloto... por essas e outras que Fringe é foda!

    ResponderExcluir
  9. Essas série adoram só fazer mais e mais perguntas né? x_x

    eu devo ter sido um dos poucos que odiou o final da ultima temp, mas apesar disso gostei bastante desse epi =o

    ResponderExcluir
  10. Pra mim o episodio passou o que tinha de passar,essa falta estranha do Peter
    Eu só nao entendi que o Lee tinha prendido naquele galpao até cogitei a ideia de ser o Peter já que nao mostraram nem o rosto do cara
    Mençao Honrosa:Joe Flanigan que só falou umas 5 frases e morreu mas continua LINDÚUU

    ResponderExcluir
  11. Também fiquei na dúvida....pq os Observadores dizem que eles (Walter, Olivia e Cia) não tem conhecimento que o Peter se tornou um homem, logo ele pode ter nascido e morrido em ambos os lados...o que também não faz sentido já que sem a intervenção de um Observador o Peter do lado B teria sido salvo já que o Walternativo descobriu a cura pra doença dele.
    Agora se ele tinha que morrer quando criança pq o observador salvou-os no lago, e deu a entender que o Peter era importante??
    Acredito que a frase "ele nunca existiu" refere-se ao Peter adulto que conhecemos, pq se ele morreu em ambos os lados, nunca chegou a vida adulta, logo nunca existiu....

    ResponderExcluir
  12. Sei lá não senti tanta falta do Peter...gostei da dinâmica Olivia/Lee, eles funcionam bem em ambos os lados. Também gostei de ver Olivia/Bolivia "batendo um papo".
    Talvez não tenha sentido falta do Peter por acreditar que com ou sem ele algumas coisas aconteceriam naturalmente: Walter atravessar pro lado de lá, fazer experimentos em crianças; Walter com um ego enorme e arrogante a ponto de ignorar as consequências de suas ações...e assim Walternativo ainda tem motivos pra odiar o lado de cá bem como todos do lado B, já que ao que pra mim tudo ainda começa com o Walter atravessando pro lado de lá e causando a desestruturação do lado B, e quiça de um lado C...já que Shapeshifters humanos não foi aparentemente invenção do Walter e pode não ter sido do Walternativo....só não é tecnologia nossa...
    Gostei deste episódio...espera mais, já que fiquei uma duas semanas tentando entender o fim da temporada passada...mas foi bom, parece um novo começo...um novo piloto.

    ResponderExcluir
  13. Sério que voce não percebeu que esses novos transmorfos são os transmorfos de mundo amarelo/laranja? Seria muito tosquera serem do Walternative.Se pá,devem ser de um Walter do o terceiro Universo.

    Gostei do epi,mostrou o mundo dos perso. sem o nosso querido Peter,como isso afetou todos eles,Olivia fria como no piloto,Walter assustado.Lee foi uma versão masculina do que a Olivia era no Piloto.

    Ana Torv fez uma atuação digna de prêmios na discussão da Olivia A e B.Duas Dunham completamentes diferentes uma da outra.

    ResponderExcluir
  14. Também achava isso, mas o Walter solta um "algumas pessoas morrem até duas vezes" no meio do episódio. Fiquei com a impressão de que Walter fez tudo do mesmo jeito mas não consegui salvar Peter, que não cresceu e 'nunca existiu' em sua forma adulta. E o observer tabém diz "eles não podem saber que o menino viveu para se tornar um homem", o que corrobora esse pensamento.

    ResponderExcluir
  15. Tá faltando alguma coisa... Até no primeiro episodio. Não explodiu cabeças, o inicio de temporada mostrou que Fringe terá um ritmo próprio, e quem estiver esperando BUM atrás de BUM não irá aproveitar bem o desfecho desta série espetacular.

    Irei saborear, podem ter certeza.

    ResponderExcluir
  16. Só para não perder o costume.... Fringe RULES!!!!

    ResponderExcluir

Comenta, gente, é nosso sarálio!

Subscribe