Seasons For Dummies: As temporadas climáticas da TV para quem não saca nada de Geografia

12.9.11

Para aqueles que faltaram à escola bem no dia em que a tia professora do pré-primário explicaria as estações do ano, o Seriadores Anônimos pode ser um alento. Em mais uma edição do nosso “For Dummies”, vamos explicar direitinho toda essa fixação americana (oi?) com as Seasons e porque esse povo da Terra do Tio Sam insiste em ser do contra e dizer que é verão em pleno inverno, e outono na mais gloriosa das primaveras.
Nunca entendeu direito esse negócio alucicrazy muito doido de Fall, Summer e Mid Season? Esse post foi feito com muito amor e carinho só para você, nosso aluninho dummy!
Abusando do direito de sermos PNC’s, decidimos acrescentar (?) alguma coisa, em vez de só fazermos mais uma postagem cheia de crocâncias e gente seminua. Fato é que existe sim, muita confusão em torno da terminologia utilizada para determinar os “períodos televisivos”, mesmo que a coisa toda nem seja tão complicada de compreender.
Mesmo assim, resolvemos explicar com muita calma, porque afinal, esse é um texto especial para nossos amados e estimados dummies, que não aprenderam a diferenciar as mudanças climáticas causadas pelos movimentos de rotação e translação.
O que é Season, tia professora?
Como isso aqui não é aula de Geografia, vamos começar esclarecendo, DE UMA VEZ POR TODAS que Season é o mesmo que temporada, definindo um grupo de episódios para séries de TV, mas isso, eu aposto que todos os dummies já estavam começando a imaginar. Ou não.
Acho que entendi. Só não sei por que lá nos EUA eles só têm três estações do ano. MIN AJUDAEL?
Pasmem, mas nos EUA existe o mesmo número de estações do ano que aqui no Brasil, dummy. No entanto, como estamos falando de temporadas de TV a coisa muda um pouquinho.
Existem três períodos: Fall Season, Summer Season e Mid Season. E ao contrário do que possa parecer, americanos não têm preconceito com a Primavera e o Inverno.
Como é que eu sei em que Season nós estamos, já que você acha que sabe tanto?
Elementar, meu caro dummy! Vou separar por estações do ano para ver se fica mais fácil de visualizar.
Fall/ Autumn (Outono)
Sandy tinha razão! No outono é sempre igual, as folhas caem no quintal. A Fall Season sempre tem inicio por volta de 20 de setembro (não por acaso, o outono americano começa dia 23/09). É nesse período que as emissoras apresentam suas grandes apostas para o ano recorrente, na esperança de que elas caiam no gosto do público, trazendo audiência e muito dinheiro para fazer mais séries!
Geralmente as estréias se concentram mais entre setembro e outubro, mas em novembro ainda temos novos programas chegando e tentando a sorte nas concorridas grades do horário nobre (vulgo Prime Time).
Para nós, seriadores inveterados, esse três meses representam o céu e o inferno. Ao mesmo tempo em que temos um montão de coisas novas para conferir e o retorno de nossas séries mais queridas, temos de lidar com questões difíceis e paradoxais como o TEMPO, que só é relativo porque se revela relativamente curto. Engraçado como sempre falta tempo para assistirmos a tudo o que queremos.
Winter (Inverno is coming)
Está aí uma época fria (tudumpá) para as séries de TV. Temos  grandes feriados, como o Natal e o Ano Novo, trazendo aquela chatice de paralisação nas programações dos canais. É também aquela hora de ver um monte de episódios natalinos bem bonitinhos e esperar pelo fim do hiatus gelado lá em Janeiro, quando começa oficialmente a Mid-Season.
A Mid-Season é, provavelmente, o período televisivo que mais causa problemas na cabecinha oca do dummy seriador. Tem gente que acha que tudo o que acontece depois da Fall Season pode e deve ser chamado de Mid-Season, mas estão todos enganados, mesmo que essa seja praticamente uma temporada dupla, englobando inverno e primavera.
Também chamada de Mid-Season Replacement, ocupa cinco meses do calendário televisivo, indo de Janeiro a Maio. É por aqui que as emissoras aproveitam para substituir as séries que fracassaram ou entraram em hiatus mais longo, por outras guardadas (replacement, sacaram?) no caso de tudo de dar errado na famigerada Fall Season, porque correr para as colinas nem sempre resolve as coisas.
Spring (Primavera)
As flores de plástico não morrem e a primavera americana bem sabe disso. Para a linda estação das flores e frutos não sobrou muita coisa para falar, além dessa piadinha infeliz com a música da Marisa Monte (feat. Titãs).
Primavera também é época de Mid-Season, compreendendo os meses de Março a Abril. Como não queria deixar as florezinhas murchas, guardei para esse trecho um tostão de informação.
Falando numa linguagem que os dummies entendem, a Mid-Season serve para tapar os buracos deixados na grade das emissoras, além de ser o período em que as séries que vingaram continuam sua exibição até as Season Finales.
Summer (Verão, Vera)
Calor, alergia, sofrimento... Todo mundo já sabe disso. O que nem todo mundo sabe é que de Junho a Agosto estamos em pleno verão televisivo, que tem nome próprio e NÃO GOSTA de ser chamado de Mid-Season.
Esse é um erro comum entre os dummies que faltaram à aula de Geografia da tia professora e insistem em TROCAR o nome dessa temporada tão querida e cheia de crocâncias.
Para esses alunos menos aplicados, fica a tarefa de escrever mil vezes no quadro negro: Summer Season não é Mid-Season.
Vamos lá, dummies, repitam comigo: Summer Season não é Mid-Season.  Summer Season não é Mid-Season.  Summer Season não é Mid-Season.  Summer Season não é Mid-Season. Summer Season não é Mid-Season.  Summer Season não é Mid-Season.  Summer Season não é Mid-Season.  Summer Season não é Mid-Season. Summer Season não é Mid-Season.
ENTENDERAM, aluninhos lindos do meu coração? Então vamos continuar, porque o sinal do recreio já vai tocar!
A Summer Season é outra época de estréias. O que acontece é que, muitas vezes, as emissoras lançam produções de menor orçamento e com temporadas mais curtas e tramas mais leves, que não ultrapassam a marca dos treze episódios.
Como esse é um período em que as pessoas gostam de ir à praia para torrar a bundinha e refrescar a cuca e em suas piscinas de mil litros, o número de novidades em séries de TV é bem menor que o da Fall Season.
Contudo, isso não quer dizer que na Summer Season não exista nada de bom, muito pelo contrário. Há sim, séries bacanas nessa época e, dependendo do sucesso delas, suas temporadas podem retornar para animar os defuntos em algum ponto obscuro da Mid-Season.
Ai tia professora, ainda estou em dúvida. O que eu faço?
Bata a cabeça da parede (com força) por três vezes e releia o texto até entender. É o que recomenda a pedagogia for dummies.

PS- Vale lembrar que há alguns anos testemunhamos um estranho fenômeno de sazonalidade, chamado por especialistas de RANDOM SEASON. Esse é o nome científico dado às temporadas exibidas exclusivamente pela ABC Family. Segundo consta, a emissora decidiu criar um micro-clima, onde o tempo de intervalo entre uma temporada e outra é muito menor que seus períodos de hiatus. De acordo com estudos científicos realizados pelo MIT, já foram registradas temporadas da mesma série estreando com intervalos de apenas duas semanas entre elas, assim como há relatos de hiatus que duraram muito mais do que seis meses completos.

Talvez Você Curta

11 comentários

  1. Ótimo post.
    E eu devo confessar a minha ignorância qto a Summer Season. Agora não erro mais. =P

    ResponderExcluir
  2. Pelo visto os seriadores anônimos estão mesmo é na PNC season. Mas mesmo assim ri muito com o post, todos ama.

    ResponderExcluir
  3. kkkkkkk ri de mais com esse post. Vocês são gênios! ;)

    ResponderExcluir
  4. Também tinha essa dúvida, pensava que Mid-Season e Summer Season era a mesma coisa. Porque Mid pra mim vem de Meio e meio é ao redor de julho que é a summer season. Mas depois eu aprendi e agora eu só relaciono em relação ao ano: Mid é no começo do ano, Summer no meio e Fall é no final (considerando que a preparação para o final do ano começa em setembro).

    S.A. também é educação, né? :D

    ResponderExcluir
  5. Sou muito amor com esse For Dummies :P

    ResponderExcluir
  6. Então, pelo que eu entendi, mid-season é a temporada de verão em que passa True Blood, não é isso?

    ResponderExcluir
  7. Amei o Random Season.

    ResponderExcluir
  8. Eu nunca confundi mid-season com summer season - há!

    Eu fazia era pior, achava que a mid-season era o período de hiatus das séries da fall season e pensava que a fall season continuava até abril/maio, quando terminam as principais séries das emissoras americanas :B Agora eu vejo que isso não fazia o menor sentido - oi, outono de nove meses, comofas?

    Thank you teacher Barbieri!!

    ResponderExcluir
  9. Mas Mid vem de meio mesmo... só que meio da temporada, que começa em setembro e termina em maio. Afinal, esse é o ano "letivo" no hemisfério norte.

    ResponderExcluir
  10. Boa, espalharei para todos meus coleguinhas que me perguntam isso todas as vezes que falo em seriados.

    ResponderExcluir

Comenta, gente, é nosso sarálio!

Subscribe