Terra Nova 1x01/02: Genesis

27.9.11


Viagem no tempo, dinossauros, orçamento milionário, Spielberg... Tem como isso dar errado?

Terra Nova era sem dúvida a nova série mais aguardada por 99 a cada 100 seriadores. Talvez pelo orçamento gigantesco do piloto (cerca de 20 milhões de dólares), talvez pelos efeitos aparentemente revolucionários, talvez pela premissa que envolve viagens no tempo e dinossauros, talvez pelo nome de Steven Spielberg nos créditos... Tantos elementos que poderiam fazer da série uma das mais divertidas dos últimos anos, mas que no fundo não conseguem esconder seu principal defeito: o roteiro.

Não que eu não tenha gostado de Terra Nova, pelo contrário. Mas é impossível até para o espectador mais leigo não perceber que o roteiro deste episódio duplo apresenta sérios problemas. A trama começa no ano de 2149, quando o mundo está destruído pela ação do ser humano, e segue o policial Jim Shannon (Jason O’Mara), preso após quebrar as rígidas leis de controle populacional e ter um filho a mais do que deveria. Ele encontra uma oportunidade de mudar de vida depois que sua esposa Elizabeth (Shelley Conn) é convidada a participar de um programa que busca dar uma nova chance para a humanidade, levando as pessoas para 85 milhões de anos no passado, através de uma brecha temporal.

Eu nem vou dar uma de físico e apontar todas as disparidades na mitologia da série, até porque o roteiro já tem furos suficientes para ocupar meu senso crítico. É inconcebível, por exemplo, que Jim tenha conseguido fugir da prisão com tanta facilidade numa época em que a tecnologia está tão avançada, e ainda por cima carregando a filha pequena Zoe (Alana Mansour) numa mochila.

A série tenta ainda (sem muito sucesso) fazer com que o público se importe com os Shannon, criando draminhas como o do filho adolescente Josh (Landon Liboiron), que decide se aventurar pela selva com a órfã Skye (Allison Miller) para provar que ninguém manda nele, e o da caçula Zoe, que não se lembra do pai que passou dois anos na prisão. Já a terceira filha, Maddy (Naomi Scott), fica o episódio todo pagando de inteligente e sensualizando pro soldado bonitinho.

Há também o líder de Terra Nova, Nathaniel Taylor (Stephen Lang, interpretando praticamente o mesmo personagem do filme Avatar), cujo filho desaparecido pode ter alguma ligação com as inscrições numa cachoeira que Nathaniel tenta esconder de todos, e também com o grupo de rebeldes conhecido como os Sextos, do qual faz parte Mira (Christine Adams). Fiquei realmente curioso para saber como essas peças se encaixarão nos próximos episódios, e já comecei a formular minhas próprias teorias.

Já os “tão inovadores” efeitos visuais, mesmo muito bons para os padrões televisivos, ainda soam artificiais demais. Mesmo assim, cenas como a perseguição dos Carnossauros e o ataque dos Slashers ficaram muito boas, principalmente por causa da direção acertada de Alex Graves (que, entre outros, dirigiu também o piloto de Fringe).

Enfim, Terra Nova fez um piloto mediano, que consegue entreter apesar de tantos erros. Erros esses que eu consigo relevar caso a série continue entretendo – uma tarefa que os dinossauros do titio Spielberg estão cumprindo melhor que seus ETs.

Talvez Você Curta

8 comentários

  1. E aí gente, o que acharam?! Ah... pra 20 milhões gastos, pra mim os efeitos especiais deixaram bastante a desejar... E como foi dito, entreteve mas o roteiro teve furos. Percebi esses daqui:

    - Sensor biométrico (calor) na hora da busca? Estamos em 2149 e a galera ainda bota a casa pra baixo pra fazer busca de pessoas? ^^
    - Filho estava preocupado que o pai não apareceria depois fica todo #aloca-eu-te-odeio-e-soy-rebelde?!
    - Esposa ajuda o marido a fugir da prisão, mas ele dorme no sofá?
    - Efeito especial péssimo na hora em que Nathaniel leva Jim Shannon para as montanhas e diz algo do tipo: "É por isso que viemos, por um mundo melhor". Ou então na hora em que o foco da câmera está na cabeça do slasher comendo a perna do garoto na floresta à noite (aqueles olhos do dinossauro).
    - Não pensaram em procurar um rádio antes, quando os garotos estão cercados e já é noite? Só quando já tá todo mundo pra morrer né!?

    Bom, é isso... Achei decente, mas pra uma produção de 20 milhões e por todo o hype, me deixou decepcionado. Vou continuar vendo, vamos ver no que dá.

    ResponderExcluir
  2. Concordo quase q 100% com vc, mas realmente axo q nos nao temos que falar nd sobre os aspectos de brechas temporais nao explicadas e afins pois a serie é classificada com uma FICÇAO cientifica entao tanto faz como é q eles abriram aquele buraco ou ate mesmo come q o maluco fugiu da prisao eu nao me importo com esses detalhes ate onde eu sei pode ter sido os poneis malditos que tiraram o magrao de la mas tanto faz o q realmente importa é como a trama ira se guiar apartir de quando eles chegam em terra nova.

    PS: eu ri alto daquele carnotauro "mascando' que nem chiclete o carinha la.kkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. O Jason O’Mara axei a cara do Gerard Butler....
    Os efeitos especias nao axei láaa essas coisas que todos estavam falando
    E Shannon escapando da prisão foi a coisa mais doida que eu ja vi desde Falling Skies
    A parte que mais me interessou foi as inscirçoes nas pedras que o filho do Comandante faz,mas isso deve ser explicado com maior clareza nos episodio seguintes
    Pra 1 ano de espera esse episodio me decepcionou

    ResponderExcluir
  4. Será que eles ainda não se ligaram, que um meteoro vai chegar e acabar com a brincadeira deles de acampar com dinossauros? Só sei que "The meteor is coming" é o novo "Winter is coming" rs.

    ResponderExcluir
  5. kkkkkkk. concordo com vc a serie pode ate tomar ritmo e ficar boa mas quero ve come q vao faze quando o meteoro cai.mas certo q se a serie vingar vao da uma resposta pra isso, nem q seja uma onda mastersonica q vai destruir o meteoro ou simplesmente tirar ele do caminho da terra.

    ResponderExcluir
  6. Gente a extinçao dos dinos foi há 65 milhoes de anos atras

    ResponderExcluir
  7. Primeiro, preciso dizer que dinossauros são para mim o que zumbis são para a maioria das pessoas, ou seja, qualquer coisa que tenha essas criaturinhas – bem feitas ou mal feitas – terá um espaço na minha agenda televisiva. E o pior é que achei os efeitos de Terra Nova até bem decentes, ao contrário do que estão dizendo por aí.

    O conflito do filho foi a parte mais fraca pra mim, clichê dos clichês, não vai acrescentar nada de bom à série, só chatice. Em compensação, gostei muito da leveza inserida em meio a tantas conspirações e discussões sobre a corrupção da humanidade, como na cena do Jim "podando" a cerca e caindo por causa de um inseto gigante acompanhado daquela musiquinha pastelão, e no encerramento com toda a família olhando de canto de olho pra filha gênia explicando sobre a lua e as estrelas. Se isso for mantido, vai ser um puta diferencial na série, já que a maioria das tramas com essa temática tende a ser séria, pesada e sombria o tempo todo.

    Tendo a relevar essas facilidades convenientes de roteiro, como ele fugindo da prisão tão facilmente, quando o resultado disso é menos enrolação numa sequência mais complexa que só enrolaria o público até o ponto dele fugir com momentos de "tensão" que não seriam tensos de forma alguma porque já saberíamos que ele escaparia de qualquer jeito. Ou seja, podem fazer absurdos desse tipo o quanto quiserem se for pra desenvolver situações melhores e colocar um grupo de adolescentes sem noção dentro dum carrinho pra ser amedrontados por dinossauros que os comem pela perna!

    ResponderExcluir
  8. Bom , concordo com todo o review, amei a série mas sim ,ela deixou umas coisas bem confusas mesmo , mas em relação ao cara ter conseguido fugir eu entendi uma coisa : A mulher dele foi visitar ele naquela cena pagando ,naquele ano deveria ter mt corrupção ou algo assim ,enfim , foi a minha conclusão . Acho que ela pagou para o policial pra deixar mais facil a fuga dele .

    ResponderExcluir

Comenta, gente, é nosso sarálio!

Subscribe