Boardwalk Empire 2x09/10 – Battle of Century / Georgia Peaches

11.12.11


Wow! A cena final de "Georgia Peaches" me deixou verdadeiramente chocado.


Boardwalk Empire tem recebido elogios merecidos por sua precisão histórica e atenção aos detalhes da época. O efeito disto é tornar a série com a sensação e sentimento correto, para isso, usando as roupas adequadas e o vocabulário condizente com a época.

A "Luta do Século" entre Dempsey e Carpentier serviu como ótimo pano de fundo este episódio de Boardwalk Empire "Battle of the Century".

Sei que não houve muita violência nesse episódio (apesar da cena da machadinha na cabeça), mas houve muitas negociações traiçoeiras e ataques sorrateiros. Sendo mais um acompanhamento da partida de Nucky de AC para Londres, e trazendo motivos para ficarmos animados para os episódios finais da temporada.

O último episódio não só indicou que Nucky foi definitivamente ainda "no mundo dos negócios", mas também deu a entender que poderia haver problemas de saúde para a filha de Margaret, Emily. Esta semana, a pobre menina acordou incapaz de mover as pernas e o médico confirmou o pior medo de Margaret: Poliomielite. A inteira crise de saúde foi difícil de assistir, especialmente quando Margaret lutou contra a necessária quarentena.

Toda a situação se tornou ainda mais angustiante pela ausência de Nucky. Pela primeira vez em muito tempo, Margaret estava completamente sozinha. Uma de suas empregadas domésticas se demitiu por medo de contaminar seus próprios filhos. Ao final, Margaret se sentia tão isolada e abatida quanto sua filha. Por mais irresponsável que possa parecer para os médicos, era necessário para Margaret consolar e ser consolada por sua filha, então ela deitou-se na cama da doente Emily.

Enquanto mundinho feliz de Margaret estava em colapso, as tentativas de Nucky para encontrar fontes alternativas de álcool pareciam falhar. Mr. McGarrigle não estava satisfeito com sua oferta e os horrores da rebelião pareciam o haver convencido a considerar um acordo com os ingleses. Mas seus companheiros rebeldes não concordaram e agora Nucky tem um novo meio de conseguir uísque irlandês. Além disso, ele aprendeu que talvez confiar Owen não seja uma ideia tão boa. Owen é um pouco misterioso, mas é fácil ver que ele está mais preocupado com seus próprios interesses.

As cenas na Irlanda nos mostraram o quão determinado Nucky está para continuar lutando. Ele mentiu à Procuradora-Geral Adjunta, Esther, para ir à Irlanda e agora ele está cometendo seus crimes em escala internacional. Nucky tem um sentido aguçado para de negócios o que normalmente ajuda ele, mas me pergunto se ele é inteligente suficiente para conseguir se esquivar de todos os problemas que ele tem no momento. Ele não percebeu ainda que Esther é uma mulher muito inteligente e que tem os arquivos de Van Alden que incriminam Nucky.

Margaret buscou a proteção de Nucky por ganância. E agora pode custar-lhe a liberdade, e possivelmente, sua vida, e talvez até mesmo de sua família.

No entanto, Nucky não foi a único a tomar decisões insensatas neste episódio. Eu realmente não entendo por que Jimmy está agindo tão tolamente sobre a situação com Horvitz. Ele pegou o dinheiro do homem e nunca entregou a bebida. Agora, está tirando-o do negócio e enviando Waxey Gordon atrás dele. 

Por quê?

Jimmy sempre teve um problema em ser tratado como uma criança e um hábito de Horvitz em chamá-lo de "boychick" pode ser parte da razão. Ele não gosta de ser lembrado de suas obrigações, ou questionado de sua capacidade de liderança e definitivamente odeia figuras autoritárias dizendo-lhe o que fazer.

No entanto, nesta situação, Jimmy está tomando uma decisão terrível. Lansky e os outros podem ver, mas Jimmy não. Não vai demorar muito antes que Horvitz faça outra viagem para AC e fazer uma visitinha para Jimmy.

Tivemos também o retorno de Dunn Purnsely (lembra-se dele em "The Dangerous Maid"). Ele arranja a greve dos trabalhadores, com a permissão de Chalky​​, quando ele decide que ele está cansado de comer "comida de cachorro".

A batalha é sem dúvida em entre Nucky e Jimmy, bem como entre o povo pobre negro de Atlantic City e seus empregadores brancos. Quem você acha que vai ganhar?




Eu achei que todo o episódio foi apenas uma transição para o season finale, mas a morte chocante de uma personagem importante me pegou desprevenido... Adoro que a série ainda pode ser surpreendente, mesmo que já antecipando o que possa acontecer.

Jimmy teve muitos problemas como chefe de Atlantic City, parcialmente por causa de Nucky e o restante por causa de suas próprias decisões ruins. Apesar das respostas violentas de Jimmy àqueles que desafiam sua autoridade, ele ainda se dobra quando sob pressão de seus “parceiros”.

No entanto, quando ele toma as decisões sozinho acaba fazendo merda, quando por exemplo manda Waxey Gordon matar Horvitz e se dá mal. Naturalmente, Horvitz está extremamente irritado tanto com a tentativa de assassinato e como com oferta inadequada de reembolso dos US $ 5.000.

No final, Angie paga a dívida de Jimmy. Toda a cena não foi apenas surpreendente, mas perturbadora. Antes da partida de Jimmy, ele prometeu colocar a vida de casado de volta nos trilhos, e mesmo que ela não tivesse acreditado nele, Angie aceitou a promessa de seu marido. Parecia um momento de esperança para os dois, mas sabíamos que Angie já havia encontrado uma nova parceira e pois sabia que os negócios de Jimmy nunca sossegariam.

Então, Horvitz entra na cena. Um erro de cálculo acabou custando a vida de Angie e sua nova namorada. Angie implorou por sua vida, principalmente em nome de seu filho, mas Horvitz não mudaria de ideia. Ele atirou nela logo após o sarcástico:

- your husband did this to you !

Além do desenvolvimento da trama principal entre Jimmy e Horvitz, Margaret lutou com a percepção de que a vida de sua filha irrevogavelmente mudou. Margaret sentia o peso de seu envolvimento com Nucky e sua cumplicidade na morte do marido. Acreditando que sua filha estava sendo punida por seus pecados, Margaret direcionou-se a sua religião, doando todo seu dinheiro à igreja.

Mas desfazer-se de todo dinheiro e joias não mudou a realidade da paralisia permanente de Emily. Margaret não pareceu agir à notícia, mas eu suspeito que ela provavelmente não vá abandonar a sua fé ainda. Pode haver mais confissões em seu futuro onde ela procure se livrar de toda a culpa acumulou.

Em outras notícias do calçadão, a greve operária de Chalky ​parece que vai continuar, apesar dos espancamentos. A tentativa de Jimmy em negociar a paz foi quase bem sucedida, mas até parece que os membros da KKK responsáveis pelas mortes iriam pagar por seus crimes. Isso é algo que Jimmy não pode prometer, especialmente, agora.

As relações raciais em Atlantic City continuam a oscilar à beira da violência. Como as coisas vão ser resolvidas?

Amanhã tem o episódio 11 e mais anoite já sai a season finale.... 


Talvez Você Curta

0 comentários

Comenta, gente, é nosso sarálio!

Subscribe