Skins 6x04: Franky

20.2.12


A girl died. Shit happens. Don’t tear yourself up about it’ - Luke

O primeiro episódio estabeleceu o cenário, o segundo mostrou Rich lidando com a ausência de Grace e a descoberta da sua morte e a seguir, em ‘Alex’, vemos todo o grupo tendo que encarar a perda pelos olhos de alguém que esta do lado de fora da situação. Seguindo esse padrão, nesse quarto exemplar da sexta temporada assistimos a Franky tentando superar a morte de Grace e lidar com a culpa que obviamente sente.

Se na estréia dessa temporada Franky já se mostrava inconformada com sua realidade entediante, após os acontecimentos do Marrocos essa insatisfação se torna cada vez maior. O episódio deixa claro que a garota é incapaz de lidar com tudo que sente sozinha, ela precisa de ajuda. Repare, por exemplo, que ela só recorre definitivamente a Luke— antes de vê-lo em frente a sua casa, ela vai atrás dele mas se afasta imediatamente — quando ela falha em encontrar a ajuda dos amigos. No momento especifico que isso acontece, ela esta decepcionada pois precisa falar com alguém e Mini não se importa, o que é condizente com sua postura mostrada anteriormente, onde ela ignora tudo a sua volta.

Diferente da inconseqüência injustificada de Rich no segundo episódio, as atitudes de Franky nesse podem ser facilmente explicadas pela sua necessidade de fugir de tudo aquilo que a incomoda, buscando se esconder ao lado de alguém, Luke, que é alheio ao que acontece a sua volta, não importa o quão violento ou trágico. Assim, não é surpresa que ela se sinta tão atraída por ele. Expandindo essa analise, também é perfeitamente compreensível que Franky rechace repetidas vezes as tentativas de Nick em ajudá-la. Ele se importa, e isso é tudo que ela deseja evitar.

Todo o comportamento violento e errático da protagonista funcionam muito bem para construir um excelente episódio sobre o impacto de uma morte, e as muitas maneiras de tentar lidar com isso. Quando finalmente Franky percebe que fugir não é uma solução, e por conseqüência Luke não é uma resposta para o que ela esta sentindo, ela volta a realidade e decide enfrentar a dor e culpa que sente pela morte de Grace. Isso é Skins completa: inconseqüente e ao mesmo tempo complexa nos temas que aborda.

Talvez Você Curta

0 comentários

Comenta, gente, é nosso sarálio!

Subscribe