Grey's Anatomy 8x24 (Season Finale): Flight

20.5.12



Durante toda a temporada, que foi excelente, fiquei esperando por uma grande escorregada de Shonda, mas nunca imaginei que ela viria na season finale e de forma tão violenta.


Grandes expectativas trazem mesmo grandes decepções. Depois de muito se falar do bombástico episódio final da temporada de Grey´s Anatomy, acabamos tendo um episódio estranho, absurdo e que não contribuiu em nada para fechar os arcos da temporada. Foi bombástico só pelo shock value e não conseguiu encerrar nada muito bem. Com certeza, não era o momento para uma tragédia e sim para caminhar com os destinos dos residentes e as indefinições de suas carreiras. Ao contrário de muitos que reclamaram da finale da sétima temporada, não preciso de uma bomba, de um tiroteio ou de mortes no encerramento da temporada, mas algo que consiga aparar as arestas de uma temporada muito boa e talvez sugerir novos caminhos para o futuro.  É claro que a indefinição dos contratos dos atores prejudicou muito o final da temporada, que teve a necessidade de deixar muito em aberto. Mesmo assim Shonda errou feio a mão e o desastre que ela tanto alardeou acabou sendo um desastre criativo também.

Eu sempre gostei muito da Lexie, mas não estou revoltado com a sua morte como muitos por aí. A minha revolta é com o fato de Shonda Rhimes não ter conseguido me emocionar ou dar um final digno para a morte de um personagem tão importante. Como é que ela conseguiu me fazer ficar tão desesperado com a morte de Henry e tão passível à de Lexie? A personagem ficou avulsa a temporada toda e morreu numa cena tão óbvia e fraca. Não consegui entender porque que ela não fez da morte de Lexie algo épico e com significado como o de costume. Principalmente porque a personagem não disse a que veio durante toda a temporada. Não sou contra os roteirista que matam personagens importantes e fogem da zona de conforto tentando uma nova reviravolta e pegando o público de surpresa (muito pelo contrário), mas achei que o trabalho de Shonda acabou desleixado e inconclusivo. Nem dá para falar que a personagem vai fazer falta, já que ela mal aparecia e quando dava o ar da graça era com plots bestas e repetitivos, mas não faço ideia do que que os roteiristas farão com Sloan daqui para frente, caso ele sobreviva. Imagino que ele acabe morrendo também, faz muito tempo que os roteiristas tentam mas não conseguem dar rumos novos ao personagem e não é agora que vão conseguir.

Toda a parte da floresta beirou o ridículo e, sem pensar no fato de que todas as desgraças nunca aconteceriam com as mesmas pessoas, como é que ninguém ficou sabendo que o avião caiu? Eu sei que a médica sentiu falta deles e deixou vários mensagens para Owen, mas o que que estava fazendo a Força Aérea Americana neste momento? Será que os controladores de vôo dos Estados Unidos são mais mal remunerados do que aqui no Brasil e nem sentiram falta de um avião que decolou e sumiu? O que acabou sendo legal mesmo foi a Meredith desesperada com a morte da irmã e o sumiço de seu marido, sem falar na cena dela falando que Cristina continua sendo a sua pessoa. Mas o episódio que apelou de forma erradas à adrenalina, falhou em muito na emoção.

Tudo que aconteceu no hospital acabou não contribuindo muito para que o episódio fluísse. Eles até tentaram fazer um paralelo entre as história, mas acabou sendo muito pouco. As cenas entre Teddy e Owen foram até legais, mas acabou sendo meio esquisito depois de tudo que ocorreu com eles ao longo da temporada. A despedida de Teddy foi acertada, mas foi feita às pressas e sem grande impacto. Apesar do crescimento da personagem na temporada, ninguém liga muito para a Teddy mesmo. A trama de Bailey foi mais do que ridícula e chata, mas Karev explicando por mensagem de voz suas motivações para deixar o Seattle Grace e o discurso de Callie até que valeram a pena.

É uma pena ver Shonda sujando seu currículo com um final de temporada tão ruim, o pior da série com certeza. Tudo para que eu pare de falar que ela é uma especialista em fianles e episódios eventos. O BOOOM colocado apenas para ser um BOOOM acabou se tornando num grande fracasso e desapontamento.

Mesmo assim, continuo feliz com o grande nível atingido na temporada e acredito que os roteiristas terão muito trabalho para devolver Grey’s Anatomy aos trilhos depois desta atrapalhada.
E vocês quem xingar muito a Shonda aqui nos comentários? Fiquem a vontade.

Talvez Você Curta

14 comentários

  1. Eu assisti ao vivo, não entendi metade do que eles falaram mas detestei tanto que nem quis ver legendado depois, não sei nem o que falar sobre esse finale, simplesmente não tenho palavras...

    ResponderExcluir
  2. Ridículo, uma temporada que poderia terminar perfeita, jogada no lixo por Shonda. Não sei o que é pior, o acidente totalmente desnecessário ou o episódio em si que foi muito mal escrito e editado. Também não fiquei revoltado com a morte da Lexie, mas do jeito que foi mostrado pareceu sem proposito "feito nas coxas". Espero que o Mark morra na estreia da 9ª temporada, não vou ter paciência para ficar vendo ele chorar a temporada inteira. No mais, feliz pela Altman ter ido embora, espero que o namorado chato da Bailey também vá e deem uma trama decente para ela.

    ResponderExcluir
  3. Finalmente uma review que disse o que eu sempre pensei sobre Lexie. Aquela história de ela ser "cheia de potencial" como tantos dizem sempre me deixou meio desconfiada; ela nunca foi assim tão forte para ser protagonista.
    Mas enfim, Shondinha tomou uma cartela de Lactopurga e o efeito saiu na finale. Agora é esperar pra ver como vão tirar Grey's desse atoleiro

    ResponderExcluir
  4. Perdão quanto a elegância do comentário

    ResponderExcluir
  5. De repente, depois de morta, Lexie virou a personagem favorita de 99% dos fãs da série. Qualquer um do avião que tivesse morrido, ainda assim reclamariam "Não assisto mais Grey's, Shonda matou meu personagem favorito, mimimi blablabla whiskas sachê". Amava Lexie, sentirei muuuuito a sua falta, mas ela não é maior que a série. Acredito sim que Grey's sobreviverá sem ela, assim como sobreviveu à perda de Denny, Burke, George e Izzie.

    ResponderExcluir
  6. Lexie não era das minhas favoritas. Sloan não é também. E nesse momento nem a ShongaMonga é uma pessoa merecedora do meu respeito. Fazer um final desses não corresponde a excelente trama e arco de situações que ela conduziu durante uma temporada inteira. Até o final da 4ª temporada que teve a greve dos roteiristas foi melhor. Por alguns instantes tive medo que surgissem na tela aqueles dinossauros vegetarianos toscos de TerraNova. E nem assim alguma coisa aconteceria de emocionante, pq ela conseguiu destruir um episódio que tinha tudo para ser bom. Sugiro férias a ela, e bem longe do computador, pq se ela cagou com Grey's na expectativa de despertar algum sentimento por ela e Scandal, conseguiu somente ódio por esse roteiro imbecil e uma nova série tão imbecil quanto suas explicações sobre o pq de Lexie ter que morrer.

    ps: um spin off com Teddy Altman!?!?!??!!? WTF!?!!?!?!

    ResponderExcluir
  7. Na minha opinião, ela Lexie tinha que morrer pq a Shonda não sabia o que fazer com a personagem, que estava muito avulsa desde a sétima temporada.

    ResponderExcluir
  8. Eu acho que essa finale vale uma fotossintese

    ResponderExcluir
  9. Apoiadíssimo! Fotossíntese djá, só assim pro povo ficar menos bitter em relação à finale!

    ResponderExcluir
  10. Lexiezinha estava mega-avulsa desde que deu aquele passa-fora no Karev, fiquei triste que ela morreu sem ter a chance de dar uns pegas no Sloan de novo, mas fazer o quê? Sério que tem quem acha que Grey's pulou tubarão só por causa disso? Concordo que o episódio poderia ter sido bem melhor, mas não acho que foi assim tão ruim... E pensem pelo lado bom, mataram Lexie mas ou menos mandaram a Teddy embora, uma pena é o Hunt não ter decidido ir junto com ela.

    ResponderExcluir
  11. Eu acho que a Shonda...é uma vagabunda, trazer um plot lost pra matar uma das personagens mais carismáticas da série (gostem ou não). Não é pela questão de "potencial da personagem", foi pela mesma questão apontada na review, o desleixo do roteiro, achei todo o plot apelativo e desnecessário.
    Pelo que andam comentando, foi decisão da Chyler sair, mas se a Shonda quisesse segurava a atriz, pq essa mulher é grande. Mas se tem que sair....dêem fins dignos aos personagens. Precisava ter matado a personagem? E daquele jeito, com 15 minutos de episódio? Toda esmagada? #O'MalleyFeelings Poderiam ter dado um destino mais bacana em que pudesse voltar. Álias, poderiam ter um destino mais bacana pra todos eles, sem precisar dessa produção toda.
    Shame on you, Shonda!

    Quem ama, xinga. kk

    ResponderExcluir
  12. Concordo com vc que o problema não foi a morte da Little Grey e sim a temporada toda que foi dada a ela, uma vez que a própria Shonda disse que ambas sabiam desse desfecho desde o princípio, então pq diabos a mulher não fechou a história dela descentemente gente??
    O ep ficou longe da qualidade das SF tradicionais de Greys, super decepcionante, a parte mais "emocionante" do ep foram os 6 min iniciais que já tinham vazado antes do ep, ou seja, #fail

    E qndo terminou o ep com Owen e aquela cara de banana, só pensava nisso... gente, COMO ASSIM NINGUÉM SABE QUE O AVIÃO CAIU AINDAAA??? Mais absurdo que a queda e as pessoas que estavam no avião...só esse "pequeno" detalhe....

    Ótima review!!

    ResponderExcluir
  13. Verdade Luana.. ja haviam até comentado, quando nao se sabia quem quem dos protagonistas iria renovar o contrato , que nao tinha uma certeza da Ellen na série, o que aconteceria da serie se ela saisse, pois a serie leva o nome dela, comentava quem a tinha a Lexie, com mesmo sobrenome e tal. Porém falavam que ela estava apagada, chegava a nao participar de episodios e tal, e ninguem percebia.
    Agora ela morreu e todos amam ela?
    muito bem colocado Luana..

    ResponderExcluir
  14. Até que enfim um lugar aonde o povo não ficou TÃO PUTO com a finale, em outros locais já tão fazendo até passeata!!!

    Gostei da Finale. Desde que eles foram de avião para São Francisco eu já falava que o avião ia cair... e não deu outra.

    Adorava Lexie, mas nem para tanto de parar de ver a série, acho que o que fizeram com o Burke bem pior

    ResponderExcluir

Comenta, gente, é nosso sarálio!

Subscribe