Game of Thrones 2x10: Valar Morghulis (Season Finale)

5.6.12



Uma finale que conseguiu terminar a temporada muito bem, mas que acaba denunciando os defeitos da série.


Chegou ao fim. A curtinha temporada de Game of Thrones acabou e agora só teremos novos episódios daqui a um ano (ou coisa muito próxima disso). Para mim, a temporada foi boa, mas acabou ficando um pouco abaixo do primeiro ano da série. A falta de um protagonista, o excesso de personagens, a escassez de tempo e algumas tramas que confundiram muito mas não chegaram a lugar nenhum acabaram prejudicando o andamento da série. Para mim, todos os episódios foram bons se analisados de forma isolada, mas a temporada ficou muito pulverizada dando a impressão de que nada aconteceu, o inverno não chegou, a guerra dos Lannister com os Stark continua na mesma, Daenerys e Jon Snow pouco fizeram e a introdução de Stannis acabou não dando em nada. Como já li os livros, isto não me incomoda muito, uma vez que minha expectativa já estava alinhada com o que iria ocorrer (apesar de algumas mudanças) e principalmente porque eu já sei o que vem a seguir. Parece promessa de político, mas o material de Tormenta das Espadas deve render uma terceira temporada foda. Enquanto, nesta segunda temporada, Arya, Theon, Tyrion e Cersei acabaram roubando a cena, acredito que teremos uma série mais equilibrada e com mais acontecimentos o ano que vem. O que não vai mudar (pelo contrário deve aumentar caso a temporada tente comtemplar todo o conteúdo do terceiro livro) é o desafio dos roteiristas em condensar muitas páginas em pouco tempo. É muito personagem, muita trama e muita coisa para 10 episódios. Para de miguelar, merecemos pelo menos mais 3 episódios por temporada, HBO.

Falando da finale finalmente, o episódio já começou surpreendente ao vermos que o heroísmo de Tyrion, que salvou Porto Real de Stannis, acabou não sendo reconhecido e ainda por cima o cara acabou perdendo o cargo de Mão do Rei para o seu querido pai. Tudo leva a crer que o personagem deve viver uma reviravolta a partir de agora, já quefoipreterido por sua família, que ainda tentou assassiná-lo ao que parece. O personagem foi muito bem em toda a temporada, até acho que ele ficou um pouco arrogante e fodão demais, porém acompanhar Tyrion Lannister é sempre muito divertido e empolgante.  Para quem acha que um anão mal falado por todos com uma cicatriz enorme é muito, no livro o cara perde o nariz inteiro e vira uma verdadeira aberração da natureza.

Em seguida, os produtores da série não perderam a oportunidade de sambar na nossa cara, ou melhor, de jogar bosta na nossa cara com a cena do cavalo defecando bem na câmera. Eu gosto muito destas escatologias, já que transforma a luxuosa nobreza (literalmente) em algo mais orgânico e nojento mesmo. Todo o anúncio do casamento do Reizinho Pitboy com Margaery foi excelente. Foi muito legal ver a felicidade de Sansa e a capacidade de Mindinho de explicar a real situação para a menina. Na minha opinião, Sansa ficou muito apática durante a temporada, sendo que no livro a personagem tem bem mais destaque.

Brienne foi a personagem nova que mais me agradou e suas cenas na finale aumentaram ainda mais meu carinho por ela. É muito legal vê-la sofrendo bullying por ser mulher e meia macho e feia para logo em seguida matar todos de forma tão incrível. A interação dela com Jamie deve ser um dos pontos fortes da terceira temporada. Espero que os dois personagens cresçam muito, da mesma forma que ocorre em Tormenta de Espadas. TeamBrienne#.

Stannis, Melisandre e Davos foram o ponto fraco da temporada, é bem verdade que suas ações renderam o melhor episódio (Blackwater) e a cena do Dementador do Harry Potter, mas a introdução dos personagens foi feita de forma apressada demais. Fica difícil a gente se importar com algum deles, sem dizer que eles se ferraram bonito e voltaram exatamente para onde já estavam no início. Outra coisa que me incomoda é que não fica claro o que deve ser um mistério ou o que as pessoas não estão entendendo, gerando uma certa confusão no público.

E a trama novela da seis de Robb Stark com amor proibido enfrentando todas as barreiras? Para mim, não funcionou muito não. A gente até entende que o cara é puro,  inocente e herdou a honra de seu pai, mas não consigo me convencer que o amor era tão grande assim a ponto do Rei do Norte, o fodalhão que tem um lobo gigante e ganha todas as suas batalhas, arriscar toda a sua causa por uma menina tão meia boca. É óbvio que as consequências virão e mal posso esperar por elas.

A trama de Daenerys foi outra que me decepcionou um pouco. É bem verdade que a personagem já não tem tanto destaque no segundo livro, mas as adaptações, que pareciam deixar a história mais dinâmica, acabaram deixando tudo sem sentido e aleatório. Eu realmente não entendi qual era a dos caras que roubaram os dragões. Apesar disto, as cenas dela no episódio foram muito boas e muito bem produzidas. Sem dizer que o que todos esperavam finalmente aconteceu e tivemos o primeiro churrasquinho de Dragão na série. Espero que seja o primeiro de muitos.

Se Danny, decepcionou um pouco, o que falar de Jon Snow? Eu, particularmente, gostei muito de Ygritte e de sua interação com o cara, sem falar na fotografia sensacional, mas tenho que concordar com a maioria que achou tudo muito arrastado e pouco interessante. Quase nem tivemos participações de Fantasma e todo o plano do Qhorin Meia Mão de infiltrar Jon entre os selvagens poderia ter sido melhor elaborado. Mas a partir de agora a coisa promete.

A fuga de Arya acabou sendo um pouco brochante, uma vez que no livro a menina inicia uma verdadeira revolução no castelo, que passa a ser dominado por aliados dos Starks, mas percebe que os dois exércitos são igualmente cruéis e resolvi fugir com Torta Quente e Gendry. Por outro lado, a despedida da menina de Jaqen Hagar foi foda e surpreendeu a todos. Por enquanto, a série vem conseguindo introduzir este elementos fantásticos sem deixar a coisa ridícula ou fora do ponto, porém sempre me preocupo quando uma série mergulha muito na fantasia.

Chegamos agora ao ponto alto do episódio (tirando o final é claro), Theon Greyjoy, o personagem que mais cresceu e se desenvolveu durante a temporada. Quem imaginava que aquele avulso do ano passado se tornaria tão importante. Tudo que ocorreu em Winterfell no episódio foi bom demais. O diálogo entre o cara desesperado e Meistre Luwin foi sensacional, mas foi um pouco ofuscado pelo discurso de Theon e pela reação de seus “comandados”, que foram ainda melhor. O cara é muito loser e eu amo muito tudo isso. Quando lia os livros, amava odiar Theon Greyjoy e toda a sua família, mas, na série, acabei me afeiçoando com o cara, já que a construção do personagem foi muito bem feita e manteve a coerência o tempo todo. Ainda tivemos a triste morte de Meistre Luwin  e Winterfell em chamas. Nesta trama, também tivemos muitas adaptações que acabaram confundindo um pouco.  Não ficou claro quem incendiou o lugar e muito menos o porquê de tudo isso. Se por um lado isto é um pouco desanimador, temos que entender o quão difícil é adaptar uma obra tão complexa.

Em resumo o episódio foi realmente muito bom, mas o grande problema da temporada persistiu, cada personagem teve 3 minutos de tela e a cada momento víamos uma trama diferente sendo amarrada. O bom é que o final acabou sendo foda demais. Putz, foi sensacional ver o crossover da série com Walking Dead. Além da produção ter sido incrível, dá até arrepios ver um cavalo zumbi. Game of Thrones adoro matar um cavalo (não com o mesmo entusiasmo que Luck, eu sei) e não poderia deixar de colocar um cavalo zumbi todo arregaçado para nos empolgar ainda mais para a terceira temporada. Li algumas pessoas reclamando a respeito da cena ter sido mais emocionante no livro, mas fiquei completamente satisfeito com o resultado dentro da realidade de uma série de TV e sempre ressalto que uma adaptação para TV ou cinema quase nunca (ou nunca mesmo) consegue o mesmo efeito.

E vocês gostaram da temporada? E do episódio? O que estão esperando para o terceiro ano da série?

Me desculpem se falo muito dos livros. Tenho que assumir que fazer a review era muito mais fácil na primeira temporada, quando eu ainda não tinha lido nada. A série tem que funcionar por si só, mas fica difícil não comparar e, mais ainda, não dar nenhum spoiler.  Acho que me segurei o bastante.

Talvez Você Curta

11 comentários

  1. Episódio foi perfeito , so acho que eles poderiam por mais alguns episódios 10 e muito pouco pra uma série tao "FODA".Queria que eles tivessem desenvolvido melhor a história de Jon Snow.Não tinha lido os livros mais to pensando em começa espera mais um ano pra ver Game of Thrones sem nenhuma espiadinha não rola .

    ResponderExcluir
  2. Leonardo da Fonsecaquarta-feira, 06 junho, 2012

    É preciso separar ambiguidade de falha na adaptação. O roteiro não quis mostrar quem incendiou Winterfell de propósito. Uma vez dada a resposta, fica fácil deduzir certas coisas a respeito de certo personagem. A próxima temporada vai trabalhar isso melhor.

    No mais, ótima temporada. Estou revendo agora a 1a. e não tenho opinião formada de qual seria melhor. A 1a. em retrospecto foi muito mais fácil de adaptar e tem um material mais atraente em termos de reviravoltas e plot points. A 2a. mostrou uma maior maturidade e segurança na adaptação e foi fiel ao clima mais introspectivo do livro - conhecido como "chatice" para quem dá mais valor à ação que diálogos e desenvolvimento de personagens.

    ResponderExcluir
  3. Leonardo até concordo com vc quanto a ambiguidade, que funciona para quem leu o livro e sabe o que aconteceu, mas acredito que a série falha em estabelecer o que á para ser um mistério ou ficou mal explicado mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Diogo, tb li os livros, estou indo pro 5 agora.
    Tive uma idéia, talvez vendo com o povo aí do seriadores, dá pra discutir se merece ser relevada...hehehe...
    poderia fazer uma review como essa, dissecando o episódio de forma como se não soubesse o q vem a seguir.
    e uma outra review, com todos os avisos de super spoilers e tal é claro, dissecando o episódio, como quem leu os livros, e sabe oq vai acontecer, e comentando adaptações, futuro de tal personagem e etc.
    Pq sim sinto falta de poder ler e comentar sobre oq eu sei, oq eu já li. e nos cometários de uma review normal não faria isso, pra não ser pqp com quem não sabe nada....
    enfim....
    pense aí vcs...........sei q daria mais trabalho (o dobro, no mínimo) mas..........rsrsrs

    Na torcida aqui...!

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Dani, é uma boa ideia com certeza.

    Vamos pensar em como podemos fazer isto da melhor forma para a próxima temporada
    .
    Caso vc tenha twitter pode me adicionar (@diopacheco) para conversar enquanto estiver lendo o 5 livro, tmbm sinto falta de falar com alguém depois que leio um daqueles capítulos foda. Só pediria para vc me perguntar em que parte estou antes de fazer qualquer comentário. A grande graça do livro e da série é não fazer ideia do que vai acontecer, sabendo apenas que o cara é louco a ponto de fazer qualquer coisa e matar qualquer um.

    ResponderExcluir
  6. Concordo que os pontos fracos dessa segunda temporada foram os nucleo da Dany e do robb...
    Toda a pataquada em qarth ficou apenas como embromação e não levou a lugar nenhum...A casas dos imortais foi decepcionante...não esperava ver todas as visões na telinha, mas pelo menos poderiam ter mantido as profecias mesmo q de outra forma...poderiam ter utilizado o proprio Pryat Pree...sei lá...mas obviamente eles devem ter ganho um zilhão de telespectadores q não se importaram com isso só pq trouxeram de volta o Drogo...rsrsrs
    Robb foi chato no livro e continuou chato na série...
    Theon Greyjoy foi o ponto alto da série...
    outra coisa q gostei bastante é da Shae ....chego a ter serias dúvidas se vão manter o mesmo destino da personagem nos livros de tão legal que ela está na série!!
    de resto...concordo plenamente...em especial com o ponto q HBO poderia liberar mais uns episodios..sei que tem todo o blá-blá-blá de a pos produção ser muito demorada e talz mas 10 episodios é realmente muito pouco...

    ResponderExcluir
  7. Segundo o Martin, Tormenta de Espadas será adaptado em DUAS temporadas por ser o livro mais extenso da série.

    ResponderExcluir
  8. Acho eu, na minha opinião de merda, que os produtores pegaram todos os livros publicados como base e estão fazendo a serie sem seguir do modo "tudo o que acontecer no livro 2 ocorrer na segunda temporada, e assim por diante". Funcionou com o primeiro livro, por ser mais curto e mais rapido, com uma trama bem menor.

    Não vai ser um spoiler pra quem não leu o livro 4, mas nesse livro, metade dos personagens não aparece. Vcs iam querer uma temporada toda mostrando só Cercei, Arya e Sam só pra serie ser exatamente fiel aos livros? Não iria funcionar.

    Então os produtores estão passando coisas pro futuro, deixando ações dos personagens que não aparecem no quarto livro terem o que fazer pra frente.

    ResponderExcluir
  9. Pelo que eu li a respeito, a terceira e quarta temporada serão focadas no terceiro e quarto livro mas de forma misturada justamente pq o quarto livro não rende uma temporada inteira.

    ResponderExcluir
  10. Diogo, no inicio também achava a trama da Danny meio sem sentido, mas esse último episódio fechou e amarrou o que ela foi fazer naquela cidade. Na minha opinião, e não li o livro, toda a experiencia dela ali foi um teste. Ela foi testada com a imagem do trono de ferro ( e na cena ela quase toca, mas depois desiste) e o teste mais difícil que foi deixar o amor para trás. Tudo ali era uma ilusão. Foi realmente uma lição, como ela mesma comenta, que ela passou e saiu fortalecida. Agora ela sabe o que os dragões podem fazer e ela vai comprar um naviozinho, e vamo que vamo! Fiquei bem satisfeita com a trama dela.
    Agora com relação ao livro, eu, sinceramente, acho desnecessário fazer comparações. A série precisa funcionar e fazer sentido sem os livros e acho que é possivel fazer as resenhas assim. Mas sei que fica dificil quando precisamos descobrir nomes e funções de alguns personagens que não ficaram muito claros :)
    No mais, gostei da resenha.
    Abs, Maira

    ResponderExcluir
  11. e pelo que vi vão dividir em duas temporadas o terceiro livro mesmo...mais tem muita coisa no terceiro livro legal muitas viradas.... acho que vai ficar melhor assim mesmo....melhor do que a correria da segunda

    ResponderExcluir

Comenta, gente, é nosso sarálio!

Subscribe