Damages 5x01: You Want to End This Once and for All?

21.7.12




Depois de uma terceira temporada apenas razoável, o último ano de Damages não poderia começar de ma forma melhor. Fazendo logo no primeiro episódio uma referencia a primeira seqüência vista na série, novamente vimos o close na porta do elevador. Entretanto, diferente da ensangüentada Ellen, agora vemos Patty sedo presa. Apos todos os seus crimes e atitudes questionáveis, o que teria ela feito dessa vez que a levaria a cadeia? Já com essa bomba e mãos logo no início do episódio, começamos a temporada.

Não demora também para que conheçamos o caso que encerra a serie. Mantendo sua constante relação com fatos recente, dessa vez há no centro da trama um site especializado em divulgar informações sigilosas de governos e empresas (o Wikileaks de Damages) e seu fundador Channing McClaren (o Julian Assange da ficção). A ironia do fundador de uma organização destinada à divulgação de segredos buscar Patty como sua advogada não foi ignorada, e inteligentemente é usada para justificar a antipatia da advogada por Channing.

Ellen por sua vez parece finalmente ter se encontrado. Ela funciona como uma aliada de Patty ou inimiga declarada, mas jamais como a advogada indecisa da temporada passada, que queria agir como Patty, mas nem sempre tinha coragem. Agora, como uma inimiga declarada, disputando um caso contra a antiga chefe, ela decidiu pela vingança e suas motivações para tal são bastante complexas.

Mesmo que grande parte da decisão de derrotar Patty venha de razões pessoais (Patty tentou matá-la e quase causou a morte de Sanchez, só para citar dois exemplos), existe também o conflito moral de Ellen diante das atitudes da rival. Se por um lado ela às vezes age da mesma forma que Patty, por outro ela se questiona se aquilo é certo, diferente da outra, que raríssimas vezes exibiu algum questionamento moral ou culpa.

No meio dessa disputa entre as advogadas já tivemos a primeira vítima. Naomi, que entregou as fraudes de sua empresa para a organização de McClaren, morreu deixando suspeitas sobre quem a "suicidou". Diante da forma como os eventos se desenrolaram à favor de Patty, é fácil imaginar em um primeiro momento que ela seria a mandante do crime, mas não acredito nisso. Primeiro, por que Patty nunca cometeu um ato extremo como esse para conseguir um caso e segundo, se tudo tivesse sido planejado desde o inicio, no momento em que ela indica Ellen como advogada para Channing, apenas para derrotar o filho o processo de guarda da neta, o plano teria de ser tão complexo que o tornaria implausível.

No fim do episódio, descobrimos razão da prisão de Patty e ela consegue ser mais impactante que a abertura do episódio. Estaria Ellen destinada a morrer mo fim de Damages? Se o resto da temporada mantiver o nível da estréia, essa pode ser a melhor temporada de Damages.

Talvez Você Curta

2 comentários

  1. tb acho e espero realmente q mantenha o nível, pra despedida ser foda!

    ResponderExcluir
  2. Esse episódio foi mt bom e o segundo não fez feio. Tô realmente animado e acho que vem coisa boa por ai.
    Só uma observação, a ultima temporada foi a quarta, e não a terceira. Abs

    ResponderExcluir

Comenta, gente, é nosso sarálio!

Subscribe