Breaking Bad 5x08 (Mid Season Finale): Gliding Over All

4.9.12


O começo do fim.

Muita gente já via o momento em que Hank finalmente descobriria sobre Mr. White. O que faltava saber era quando isso finalmente iria acontecer. O 5x08 foi o último episódio do ano, finalizando a primeira parte da quinta temporada, que só volta com episódios inéditos (os oito restantes) no meio de julho de 2013. Até lá, só dá para ficar na expectativa: o que será que acontecerá em seguida?

O episódio já começou mostrando Walt confraternizando com Lydia, mas perceba que a ricina já estava pronta para matá-la. Eu acho que mostrar essa cena no início do episódio foi brilhante, porque antecipa a reunião de Walt com Jesse e planta a semente de que Walt poderia realmente matá-lo, a fim de manter as coisas limpas. Ainda assim, como Jesse, não pude deixar de me sentir um pouco nostálgico quando Walt relembrou suas aventuras malucas com a RV. A parte emocional de mim ainda espera uma reconciliação entre os dois, mas a minha parte racional sabe que isso não vai acontecer.

Até Jesse foi cauteloso naquele momento, pois claramente deve saber que foi Walt quem orquestrou o assassinato de todos os detentos e contatos de Gus. Jesse finalmente entendeu o monstro que Walt se tornou, mas ele ainda não tem todos os fatos. Jesse sempre foi fiel, mas não consegue lidar com tudo que ele fez e tudo que Walt fez, e é questão de tempo até que ele descubra tudo e para que o grande embate entre os dois finalmente aconteça.

Bem quando ele finalmente chega ao topo do mundo, há uma coisa que Walt nunca vai conseguir controlar: seu câncer. Foi uma cena bem breve, mas tenho certeza que o câncer de Walt voltou. Deve ser muito difícil para ele, conseguir manipular tudo e matar todos para conseguir o que quer, e não ter nenhum controle sob seu próprio corpo.

Por mais que Walt esteja no controle, Skyler (Anna Gunn) é a única pensando no futuro. Depois de uma intervenção de Marie (tipo assim, mulher vai criar seus filhos!!), Skyler confronta Walt, mostrando pilhas e pilhas de dinheiro (todo mundo queria estar lá para pegar um pouco – ou todo- dinheiro), quer saber o quanto mais precisa ter para ter a família de volta. É uma jogada ousada de uma mulher que apenas alguns episódios atrás disse para o mesmo homem que ela esperava que seu câncer voltasse logo. Obviamente vendo o efeito de sua separação de seus filhos tem seu preço, resolve criar outro caminho para conseguir o que quer, o que necessita.

Agora, era óbvio o que iria acontecer quando Hank entrou no banheiro. No começo do episódio, Hank tinha contado uma história sobre seu trabalho de faculdade de marcação de árvores na floresta para uma empresa madeireira. O que ele fez foi quase a mesma coisa que ele faz agora com o DEA - ele investiga, marcando suspeitos e apontando a máquina na direção certa para encurralar os bandidos. Ele disse a Walt que tinha pensado muito sobre esse trabalho, como era muito mais fácil marcar a árvore errada, ou perder a certa, do que era para fazer o mesmo com os criminosos. E acontece que foi por um bom motivo - a árvore que ele está tentando marcar a um ano está bem na sua frente.

Durante toda a temporada, ficávamos pensando quando que a arrogância de Walt finalmente sambaria na cara do mesmo. E nesse último episódio, isso finalmente aconteceu – por meio de um livro que Walt obviamente era muito orgulho para jogar fora. Eu acho que Walt tem dois adversários para lidar no resto da temporada: Hank tentando prendê-lo e Jesse tentando matá-lo. Walt é tão ignorante, que provavelmente nem deve perceber o que está acontecendo até ser tarde demais e os últimos episódios podem ser apenas uma corrida para tentar se safar.

P.S: Pensei, de verdade, que a bebê iria se afogar na piscina naquela penúltima cena. Estavam dando muito ênfase no que Junior estava fazendo com ela.

P.S: Genial e ao mesmo tempo assustadora a cena em que todos os detentos são mortos em dois minutos.

P.S: A cena de Hank foi literalmente a cagada mais reveladora de todos os tempos!

Talvez Você Curta

4 comentários

  1. Totalmente desnecessário, esse comentário sobre "a cagada mais reveladora de todos os tempos".
    Gostei muito do texto e concordo com o que você disse sobre a arrogancia do Walter, mas parece que esse texto foi copiado de site eua, por causa de alguns trechos que só fazem sentido pra tradução do google tradutor.

    ResponderExcluir
  2. Eu achei engraçado e não, não tem nada 'traduzido' aqui, mas obrigado pela preocupação.

    ResponderExcluir
  3. Breaking Bad tem as cenas mais tensas que já vi em seriados. Parece que o diretor faz de propósito. Nessa quinta temporada, tais cenas só vieram surgir no final,com o cerco se fechando. E a última,com o Hank foi de pirar

    Como o Walt,sendo tão cuidadoso, foi surpreendido? E,me desculpe,mas eu ainda penso em que ponto ele poderá ir. Sei que ele está terrível nessa temporada. Mas,uma parte de mim quer que tudo se resolva. Ainda fico com a minha suspeita de que o Walt acabará como um foragido (vide s05ep01).

    ResponderExcluir
  4. Acho Walter White um dos melhores personagens de todos os tempos e é incrível ver o quanto ele mudou ao longo das temporadas....como seu ego e ganância alcançaram um patamar absurdo.
    Mas torço p que Jesse descubra todas as sacanagens feitas por Walt p mante-lo sob seu controle, como por exemplo ver e deixar a namorada de Jesse morrer e usar uma criança p conseguir manipular o Jesse e fazer com q ele o ajudasse a dar um fim em Gus.O restante dos episódios com certeza promete e muito!!!
    Fiquei tensa com a descoberta de Hank!!!!
    Ah!!! TB ACHEI SENSACIONAL A CENA DOS DETENTOS SENDO MORTOS EM 2MIN

    ResponderExcluir

Comenta, gente, é nosso sarálio!

Subscribe