Merlin 5x01: Arthur's Bane (Part 1)

11.10.12



Adivinha quem voltou?



Quem acompanha Merlin desde seu início, em 2008, já sabe que a série da BBC, que reconta a lenda do Rei Arthur do ponto de vista de seu fiel conselheiro, nunca alçou voos mais altos do que poderia alcançar. Com efeitos especiais medianos e um tom mais voltado para o público infanto-juvenil, a série não costuma agradar o grande público. Mas quem resolveu dar uma chance à ela foi agraciado com uma versão divertida e diferente das tradicionais histórias do Rei Arthur. E agora, em sua quinta temporada, ela abandona um pouco o ar irreverente de outrora e retorna mais sombria e adulta. 

Passados três anos após os acontecimentos que encerraram a temporada passada, somos apresentados a uma Camelot regida, finalmente, por Arthur, ao lado de sua companheira e rainha, Guinevere. Mas a onda de calmaria que perdurou por todo esse tempo está ameaçada com alguns desaparecimentos misteriosos ao norte do reino. Gwaine e Percival estavam investigando os desaparecimentos nas terras geladas quando se tornam vítimas. Descobrimos então que, a responsável por isso é Morgana - que assumiu de vez o posto de vilã da série -, aliada a Ruadan (Liam Cunningham, o Davos de Game of Thrones). A feiticeira está comandando uma escavação em busca de um misterioso artefato mágico que pode ajudá-la em sua vingança contra Camelot. É nesse momento que Arthur decide deixar de lado a segurança do castelo e partir em busca de seus companheiros por conta própria. 

No caminho, eles se deparam com um povoado destruído. E nos escombros, Merlin encontra um homem misterioso que mostra a ele uma visão do futuro, onde Arthur é derrotado em batalha por um misterioso rapaz de cabelos negros. Preocupado, Merlin tenta a todo custo afastar Arthur do perigo, o que, como já é de praxe na série, não funciona e de quebra, rende momentos divertidos pela interação dos dois.

Por se tratar de um episódio duplo, essa primeira parte não mostra muita coisa. É como se o terreno estivesse sendo preparado para o que ainda está por vir, tanto em sua segunda parte, quanto no restante da temporada. Poucas coisas são reveladas, como a identidade do rapaz misterioso. Ele é Mordred (interpretado agora pelo ator britânico Alexander Vlahos), o garoto druida salvo por Arthur e Merlin temporadas passadas, que volta agora, aliado à Morgana.

Outro ponto que chamou minha atenção no decorrer da season premiere foi o destaque que todos os personagens ganharam no desenvolvimento da história. É como se a série tivesse aderido à uma das principais definições da Távola Redonda, dando voz para todos em igualdade. Portanto, temos desde as desventuras de Merlin e Arthur, se separando do grupo principal de cavaleiros, Guinevere atuando como regente e até Gwaine, descobrindo o “mistério” por trás das escavações comandadas por Morgana.

Acho que a esse ponto da história, falar sobre a amizade entre Arthur e Merlin é chover no molhado. Então vou comentar sobre os outros dois pontos de destaque, em minha opinião, do episódio. Gostei muito de ver a mudança de Guinevere, que passou da serva tímida e solícita para uma rainha de pulso firme, que não pensou duas vezes em punir sua própria serva ao descobrir o ato de traição. Para quem já leu “Brumas de Avalon” (e para quem não leu ainda, corre pra ler!), sabe o quão poderosa Guinevere pode ser, principalmente quando colocamos em perspectiva o papel da mulher na época em que supostamente a história se passa. Embora eu não ache que Sefa - que além de serva de Guinevere é filha de Ruadan - vá ser de fato enforcada, foi muito bacana ver esse outro lado da personagem sendo mostrado.

O que me deixou com um pé atrás, e espero que isso mude na segunda parte, foi aquele ser luminoso que apareceu para Gwaine do nada, dentro da caverna. Juro que na hora a única coisa que me veio à cabeça foi Indiana Jones e a Caveira de Cristal. E pra quem já viu o filme e viu o episódio acho que dá para imaginar do que eu estou falando.

“Arthur’s Bane” abre as cortinas para a quinta temporada de Merlin de maneira satisfatória. Na semana que vem, veremos qual será o desfecho dessa história na segunda parte do episódio. Para quem ficou curioso, a BBC disponibilizou um preview que mostra um pouquinho do que vai rolar na temporada.

Só para esclarecer alguma possível dúvida: as reviews de Merlin aqui no Seriadores eram feitas pela Daniela Carrano. Mas, por motivos pessoais, ela não vai conseguir cobrir essa temporada. Portanto, eu, Gustavo, ficarei no lugar dela. Qualquer dúvida, reclamação (e se tiver algum elogio, também), podem (e devem) usar os comentários!

- Magia "I'm Sexy and I Know It" do episódio: O elenco masculino gostou mesmo de aparecer sem camisa, né? 95% das cenas de Gwaine e Percival no episódio foram com eles mostrando seus abdomens saradíssimos e suados.

- Magia capilar do episódio: Eu sei que o tempo passa, as coisas caem, mas parece que com um determinado personagem elas tendem a crescer. Alguém sabe me dizer que poção usaram no cabelo de Gaius?

- Magia dentária do episódio: Impressão minha ou o Bradley James andou usando aparelho? Saudades do dentinho torto de Arthur Pendragon.

Talvez Você Curta

1 comentários

  1. No começo da série eu até que gostava da Gwen, mas depois fui pegando raiva dela. Mas neste episódio ela estava realmente incrível. Muito boa a evolução da personagem.
    Morgana, no entando, a atriz não me desce pela guela. Ela não me convence nem um pouco, além de me irritar em todas as cenas que aparce. Então nem tem como arrancar um elogio meu.

    Fiquei feliz com a qualidade das imagens. Os efeitos estão bem menos porcos (apesar de eu nunca ter ligado pra isso). Entretanto, pensei "what tha fuck" quando o ET (sei lá q diabo é aquilo) apareceu. Achei muito nada a ver, mas vamos esperar para saber sua história.

    Enfim, adorei o episódio!

    Ps's:
    HAHAHA pensei o mesmo, a cabeleira do Gaius... está mais esvoaçante. Pena q ele apareceu tão pouco nesse episódio. :(
    Damm, sério que alinharam o dentinho torto do Bradley!? porque fizeram isso com ele??? Dava um charme no rapaz. (vou tentar observar no próximo ep)

    ResponderExcluir

Comenta, gente, é nosso sarálio!

Subscribe