Merlin 5x04: Another’s Sorrow

28.10.12


Nem sempre a vingança é um prato que deve ser comido.

Esta temporada se prova a cada episódio como sendo a de amadurecimento de Arthur. Se no episódio passado vimos o atual rei de Camelot enfrentando o espírito de seu pai - e por consequência, seu antigo modo de governar -, nesta encontramos ele tendo que lidar com o sentimento de vingança, personificado por Odin, o assassino de seu pai. Aliás, o tema do episódio pode ser considerado como vingança, porque de todos os lados tinha gente querendo consumar a sua.

Another’s Sorrow” começa mostrando que Morgana está mais viva (e sedenta por vingança) do que nunca. Para concretizar seus planos, ela se alia a Odin, antigo inimigo de Camelot e assassino de Uther. O plano da feiticeira é até, digamos, simples, e necessita basicamente da boa atuação da princesa Mithian. A garota deve atrair Arthur até uma armadilha se quiser salvar seu pai das mãos dos vilões. Infiltrada em Camelot e com o plano correndo como esperado, Morgana consegue provar que embora Arthur venha governando seu reino muito bem, ele ainda se mostra como um garoto ingênuo em alguns momentos.

Percebendo isso, Guinevere e Merlin tentam intervir, mas em vão. Cego pela vingança pela morte do pai, Arthur só consegue enxergar a verdade tarde demais, quando se encontra encurralado por Odin e seus homens. Quem surge para tirá-lo da armadilha é ninguém menos que Merlin. De quebra ele ainda abre os olhos de Arthur, que prestes a sentenciar Camelot a mais um banho de sangue, volta atrás em sua decisão e ao invés de assassinar Odin, propõe uma trégua e aliança entre os dois reinos. A contragosto, Odin aceita, e fico curioso pra ver até quando isso vai durar.

Um ponto extremamente positivo durante todo o episódio que acho necessário mencionar é o cuidado que a série vem tendo com sua trilha sonora. O clima de tensão e expectativa, presente durante a primeira metade do episódio, foi muito bem trabalhado. A trilha conseguiu fazer uma ótima combinação com as cenas de suspense até explodir no encontro entre Merlin e Morgana, transformando a batalha dos dois em um momento épico de se ver - mais pela música do que pelo duelo em si, tenho que confessar.

Quem também merece destaque é Bradley James, intérprete de Arthur, que em minha opinião, vem fazendo sua melhor temporada em Merlin até agora. Ele consegue passar com convicção a imagem do jovem rei, que é consciente de suas responsabilidades, mas que ainda tem uma certa fragilidade e ingenuidade. No momento em que ele descobre ter sido enganado (mais uma vez, por Morgana), dá pra sentir no olhar do ator a culpa e a frustração por ter sido enganado do jeito que foi, mesmo com todos os conselhos dados.

E dessa forma Merlin vai caminhando por sua quinta temporada. Mais madura e sombria, mas sempre com a ótima dinâmica entre os personagens. Personagens esses, que aprendemos a nos importar e que dá gosto de ver o quanto vêm crescendo. E semana que vem, a jornada de amadurecimento de Arthur parece que vai continuar - e com direito a presença de Mordred! Estão animados para ver?

P.S.: Gaius falando que o coração dele não aguenta mais uma magia. Mais alguém anda tendo o pressentimento que essa é a última temporada dele na série?

Talvez Você Curta

0 comentários

Comenta, gente, é nosso sarálio!

Subscribe