Merlin 5x10: The Kindness of Strangers

10.12.12


Reafirmando o papel.

Em determinado momento do episódio, Gaius questiona Merlin sobre uma dúvida que parece estar pairando sobre a mente do jovem feiticeiro. Ela se refere ao papel de Merlin no destino do povo mágico, mas, principalmente, sobre o destino de Arthur. Tamanha responsabilidade não deveria ser de uma pessoa apenas. Mas assim como levanta a questão, Gaius faz questão de respondê-la, dizendo que Merlin é sim capaz de carregar esse fardo. Talvez o único com capacidade de fazê-lo.

O episódio inteiro se baseia nessa ideia de reafirmação do papel de Merlin como o tão mencionado Emrys, tanto que quase não há interação entre ele e o rei. Tudo começa quando Morgana captura Alator, que já tinha dado as caras na temporada passada, para tentar extrair do druida a verdadeira identidade do Emrys. Disposto a se sacrificar pela informação, Alator passa uma última tarefa a uma de suas aliadas, Finna, e a sacerdotisa passa a ser caçada tanto pelos cavaleiros de Camelot, quanto pelos homens de Morgana.

Merlin decide proteger a anciã e isso acaba quase custando-lhe a vida. Mas em um momento crítico, ele vê o quão importante é, já que Finna não pensa duas vezes em se sacrificar para que ele se mantenha a salvo. Está aí o ápice de The Kindness of Strangers. Não conseguindo a informação tão cobiçada por meio de Alator e Finna, Morgana envia uma declaração de guerra nada agradável para Camelot. Fiquei impressionado porque já vimos algo parecido em Fringe. Será que Morgana anda assistindo a última temporada da série, também?

Aliás, Morgana não está de brincadeira mesmo. Matou Alator e, por pouco, não fez o mesmo com Finna. Resta saber agora se ela terá a mesma frieza no confronto final contra Arthur. Outro personagem importante nos acontecimentos que estão por vir, Mordred, ganha ainda mais créditos com Arthur e falta de credibilidade com Merlin. Alguém mais notou o momento em que Arthur dá a ele uma importante missão que não é mais mencionada no decorrer do episódio? Tem gente por aí apostando que ele está de olho em Merlin. Será? Eu não aposto tanto nessa teoria, mas seria um twist interessante ver ele traindo Merlin, ainda mais depois de Finna reafirmar que Mordred não é digno de confiança.

Foi um episódio deveras sombrio e que não deu muito espaço para a comédia - que esteve presente na dosagem certa, não é, Percival? Ao invés disso, foi dado bastante destaque ao relacionamento de Merlin e Gaius, que se mostra cada dia mais importante para a evolução do jovem feiticeiro. Gaius já provou diversas vezes que é mais do que uma figura de mentor para Merlin, e por mais que cometa alguns erros no percurso, eles acabam sendo justificados por terem uma boa intenção.

Contagem regressiva! Semana que vem é o último episódio antes da finale dupla! Quem está ansioso?

P.S.: Dragão fazendo sua última aparição? Eu duvido muito. Mas sinto que vem uma despedida bem emocionante dessa figura mítica da série!

Talvez Você Curta

0 comentários

Comenta, gente, é nosso sarálio!

Subscribe