Person Of Interest 2x10: Shadow Box

29.12.12



Construir com cuidado as motivações de cada um de seus personagens é uma das características mais marcantes de Person Of Interest. Sejam eles Finch e Reese ou uma figura que veremos por apenas quarenta minutos, habitualmente é possível entender o que leva cada um a agir. Portanto, é uma pena que Shadow Box erre exatamente nesse ponto.

Abby, uma das protagonistas do episódio, por exemplo, se apresenta como uma garota perfeita, “que sempre seguiu as regras”, logo na primeira cena do episódio. Dessa forma, o que a leva desse ponto a atitudes tão extremas jamais é desenvolvido. É uma mudança drástica demais para que ela chegue até as ações que a tornam uma Robin Hood, que é justificada apenas como fruto de um trauma pela morte do irmão.

Mas se a protagonista feminina é mal desenvolvida, pior ainda é seu namorado. Shayn é um arremedo de personagem, que atua basicamente com o a parte executora do plano criado pelo casal.Um soldado genérico que odeia o banco que lhe tomou a casa em um golpe e que também perdeu amigos por culpa do mesmo banco.

O ápice da falta de coerência e dos saltos de personagens que os levam inexplicavelmente do ponto A até B sem explicações é Reese. Por que ele decide ajudar no roubo? Obvio, há a identificação dele com os problemas de um ex-soldado, mas isso apenas justifica o desejo dele de proteger o casal, jamais de ajudá-los a serem criminosos. Ele poderia simplesmente salvá-los e depois Finch terminaria o serviço de incriminar o gerente do banco que desviava dinheiro.

Parece que era necessário aproveitar toda aquela situação para justificar a captura de Reese, só que qualquer roteirista poderia desenvolver uma melhor solução após dois segundos de pensamento. Ainda pior, a conclusão com os quatro homens de terno presos apenas para que a identidade de Reese fique momentaneamente protegida é estapafúrdia. Minutos de investigação do FBI resolveriam aquela confusão sem contar as inexplicáveis circunstancias que levariam aqueles homens a se renderem ou a ficarem quietos para ocultar Reese.

Assim, o único ponto positivo é a expectativa criada pelo inesperado cliffhanger para o futuro da série.

Talvez Você Curta

1 comentários

  1. Um pouco forte o comentário. Assisti o episódios há alguns dias e não achei tão ruim assim. Furos sempre vão aparecer, mas eu até entendi ele ajudar no roubo. A questão do terno foi um pouco forçada sim, mas vamos ver como a trama vai se desenrolar...

    ResponderExcluir

Comenta, gente, é nosso sarálio!

Subscribe