Fringe 5x09/10: Black Blotter/Anomaly XB-6783746

11.1.13


Não é uma Série, é uma Ópera!

Sim, sim, eu sei, é chato ficar fazendo reviews duplas, e juro que vou tentar mudar isso futuramente, mas por favor deem um desconto, ultimamente estava super ocupado com formatura, e presentes de natal, e principalmente com muuuita preguiça de escrever. Fringe é a única série da qual estou cuidando atualmente e a pobrezinha acabou indo para o buraco negro depressivo da procrastinação, quase chegando perto daquele terrível local semi-suicida onde ficam as pessoas do seu facebook que você não aceitou como amigas, mas também não recusou o convite.

E vale ressaltar que os atrasos têm absolutamente nada a ver com a qualidade dos episódios, que foram acima de incríveis e fantásticos, inclusive penso que sequer deveriam ser chamados de episódios, assim sou obrigado a citar The Glee Project e dizer que foi uma ópera! Ambos os episódios, belos, magníficos, emocionais, fantásticos!

Começando por Black Botter! É incrível como Fringe faz abertamente episódios em que Walter viaja loucamente no acido, e eles se tornam algo incrível, me lembro exatamente de quando saiu as primeiras noticias sobre Brown Betty, algumas pessoas acharam tudo genial, outras com medo do que iria vir, quando o episódio finalmente chegou as opiniões ficaram divididas, porém eu fui um dos vários que entendeu exatamente o que aquele episódios significava, era um presente para os fãs.

Tanto Brown Betty como LSD, foram dois episódios onde vimos várias referencias, tanto a própria série como externamente e Black Botter foi o capitulo final dessa trilogia de episódios psicodélicos que fechou de forma genial os delírios de Walter.  Todas as cenas dele delirando foram geniais, melhor ainda foi que finalmente apareceu a assistente avulsa que tinha morrido no incêndio, sempre achei que ela teria alguma importância, fato é que ela não teve mesmo, mas foi utilizada de uma maneira muito boa pelos roteiristas para representar o lado de Walter que ele queria manter afastado, as suas lembranças e tudo o mais.

Mas claro que a melhor parte de tudo, no entanto foram os delírios de Walter, seja com a Tinkerbell drogada, o Castelo de Esmeralda ou o segmento inspirado na abertura de Monty Python’s Flying Circus! Tudo foi fantástico, as várias referencias... Mas devo dizer que a cena do carro me incomodou um pouco, sinto que aquela cena foi referencia a algum blockbuster do cinema, mas não consigo me lembrar, e a cada vez que penso nisso fico totalmente louco! Alguém poderia me iluminar?

No fim, o Fringe Team conseguiu recuperar o Child Observer, que se chama... Michael! Continua esquisito como sempre, mas é fácil gostar dele... Espero que ele seja uma parte realmente importante do plano de Walter! Já que desde a primeira temporada já vinhamos nos perguntando o que ele significaria! Algo que não gostei de ver foi Sam Weiss cadáver morto há séculos ali... Não sei se já havia comentado sobre o quanto gosto do personagem aqui, provavelmente sim... Então me deixa triste que ele não tenha tido qualquer pedacinho maior antes de seu adeus.

E após o belo nono episódio, temos o depressivo décimo. Sério, vamos falar a verdade, Nina Sharp sempre foi minha personagem favorita, mesmo sendo totalmente ridículo que ela com seus 120 anos ainda estivesse viva, afinal ela já estava com 130 anos (mais ou menos) sem falar das diversas condições naturais do ambiente, afinal, ela mora em Nova York, que já era uma cidade com ótimas condições atmosféricas antes dos Observers instalarem maquinas para destruir qualquer resquício de ar saudável ali. Mas claro que ela ainda estar viva se resumia ao fato de que ela é Rycah e Diva. Isso conta muitos pontos para viver bastante, fica a dica.

Enquanto via o episódio era obvio que seria o ultimo de Nina Sharp no momento em que ela foi descoberta e meu único pensamento era: “Vou ficar com muuuita raiva dessa merda”, é Nina Sharp pelamordideus! Não é uma vadiazinha qualquer que podia morrer e ninguém ligar, contudo fizeram algo que jamais imaginei que seria possível, mataram Nina Sharp e foi fácil entender seus motivos, não fiquei com raiva, não odiei, mas compreendi, aceitei e não consigo deixar de pensar que era exatamente isso o que pretendiam quando a cena foi idealizada. Não vou dizer que chorei, choquei ou qualquer coisa assim, foi compreensível e justamente por isso agradeço David Fury que escreveu a magnifica cena.

E com a morte de Nina Sharp não sei se Atchim vai juntar a Fringe Team nos episódios final, são apenas três não é? Estranho pensar nisso, mas vamos deixar isso para o final... Enfim, acho que gosto mais dele pelo fato dele ser o Atchim de Once Upon a time do que o personagem que ele é em Fringe, então acho que não faz muita diferença, contudo, fiquei com peninha dele enquanto era torturado por Windmark, tadinho do Atchim gente...

Depois de salvarem o Anão da Snow White e roubar o trequinho que faria Walter poder se comunicar com o Michael, a Fringe Team volta para o esconderijo, apenas para encontrar o corpo de Walter, admito que nesta cena meu coração apertou demais (Não mais do que quando Claudia encontra Steve no final da 3ª temporada de Warehouse 13, as cenas foram estranhamente semelhantes, porém a de Warehouse me fez chorar incontrolavelmente por tipo, uma hora!).  Porém Nina conseguiu fazer com que Michael ficasse a salvo, esperando apenas Olivia chegar e resgata-lo...

No final Michael faz com que Walter consiga se lembrar de tudo, e somente eu fiquei frustrado que Donald era September, porque tipo, eu estava esperando algo chocando, como Donald ser o henry que saiu de uma dobra temporal maluca ou algo assim... E no fim é apenas o September (até que bonitinho agora com cabelo, sobrancelhas e bronzeadinho), se bem me lembro eles dizem de algo terrível que os Observers fizeram com ele, e ai já havia imaginado que ele estava morto, esquartejado e espalhado por NY... Além disso será que Michael fez Walter se lembrar apenas disso, ou de tudo? Espero que de tudo, assim não temos mais fitas e Walter mande todo mundo pegar rápido os ingredientes que faltam para acabar logo com os Observers... Afinal... Faltam 3 episódios...

Faltam 3 episódios, estranho, eu já disse várias vezes aqui sobre como era ruim Fringe estar acabando, como meu coração estava pesado, como amo a Série e ela deveria ter 50 temporadas fantásticas mas... Agora... É como se as peças estivessem se encaixando e não há mais medo, ou raiva, particularmente sei que aceitei o fim de Fringe, espero que todos os atores sejam bem sucedidos e ganhem muitos prêmios em seus próximos trabalhos, e principalmente que trabalhem MUITO! Então é isso minhas pessoas, novamente peço desculpas pelos atrasos e que venham esses 3 episódios. My mind is ready!

Ah sim, claro, já estava me esquecendo! Os Glyph codes foram:


“Guilt” e “Senses”. Guilt, ou “Culpa”, no nono episódio mostra o arrependimento de Walter, sobre suas diversas escolhas e como elas afetaram as pessoas que ele amava. Simples e direto. Já no décimo episódio temos: Sense, ou “Senso”, “Percepção” ou algo assim, talvez ligado a como Michael faz com que as pessoas compreendam seu destino, o que deve ser feito, uma claridade, mental e espiritual.

E é isso minha gente! Prometo que vou tentar não atrasar as próximas reviews... Tentar. Vamos deixar essa palavra bem destacada, certo!?

Talvez Você Curta

3 comentários

  1. Não gostei nem um pouco que a Nina tenha morrido, mas pelo menos achei que ela foi de forma digna sem que o Windmark conseguisse torturá-la ou algo pior. Ansiosa com o grande final !

    ResponderExcluir
  2. Nina "fucking" Sharp! Sou mais um que não a queria morta. Mas a velha saiu em grande estilo. O diálogo dela com Windmark foi fodástico, e a finalização, de tirar o fôlego. Fringe cada vez mais me deixa apreensivo com o final próximo. Não porque eu ache que vá ser ruim (acho muito dificil que seja), mas porque uma das minhas séries preferidas vai acabar...

    ResponderExcluir
  3. sinceramente, achei bom p caramba!! agora sim parece fringe..a serie que me deixa frustrado pois havia varios mistérios..essa eh fringe que aprendi a gostar, d verdade..mais ainda fique triste pois esperava mto dessa temporada, afinal eh a ultima, das melhores series que ja assistir..eu nao, sei mais tenho medo que o final seja decepcionante como house (que passei 8 ANOS ASSISTINDO E ACABAR DAQUELA MANEIRA), chuck tbm..enfim, esperar p ver, né! ah antes que me esqueça, em episodios anteriores, eu comentei q na minha opinião o plano era voltar no tempo e impedir a invasão dos observadores, enfim quase acerte, né..ja que o plano eh resetar o tempo e de certa forma voltar o passado, ou seja, etha ira voltar, nina e acho que ate charlie..esperar p ver

    ResponderExcluir

Comenta, gente, é nosso sarálio!

Subscribe