Castle 5x15: Target. (Parte 01)

20.2.13

Uma overdose de sentimentos ao máximo de nossa compreensão.

Como fazer uma review relacionada ao mais perfeito episódio de toda a história de uma série? Ou melhor... Como desenvolver um texto que faça justiça ao que foi apresentado durante esta semana?

De fato, estas humildes linhas são muito pouco para relatar a grandiosidade ou o quão FANTÁSTICO o episódio Target representou para esta quinta temporada e para a evolução de Castle.

Quem assina Target e Hunt é o criador da série Andrew W. Marlowe, (sem dúvidas, isto já esclarece nossos horizontes sobre a qualidade destes episódios). Mas muito além do que nos expor ao que há de melhor ou se aprofundar em um magnífico drama, Marlowe abre os horizontes de Castle tanto para a perspectiva do surgimento de uma nova storyline quanto ao elevar o nível da série a um patamar antes nunca visto.

Todos nós sabemos que buscar a dramatização de um romance ao máximo da compreensão do observador recorre-se à associação de uma situação envolvendo o risco físico e emocional. Durante cinco anos, o seriado tem o núcleo de seu romance elaborado sobre os amores do protagonista (Richard Castle), Alexis e Beckett. Enquanto Kate simboliza a esperança do novo (“O último apelo para sua vida”). Alexis representa a razão de sua personalidade, o motivo dele acreditar na justiça, a feição da felicidade nos momentos de maior dramaticidade da vida. A prosperidade de Rick é um reflexo do que ele pôde construir para a filha, ele tem orgulho dela o tanto quanto tem orgulho de si mesmo, pela grande mulher que Alexis se transformou.

Para a construção de personagens como estes não basta apenas “representar” este sentimento paralelamente, é necessário “inseri-lo” gradativamente na mente do telespectador de forma que esta afeição transcenda a história, o enredo e, se sobreponha ao plot. E quando este fato é concretizado, amamos os personagens mais do que amamos a própria série. Eis... O coração de um belo romance.

A partir do nascimento desta compaixão, por parte do observador, “atacar” fisicamente ou emocionalmente esta figura dramática, transmite sensação de “agressão” ao telespectador. Target é o exemplo da exploração, de forma primordial, desta perspectiva do romance.

O ritmo do episódio é determinado pelo protagonista, suas ações é o que produz as respostas do elenco. Toda a evolução sentimental é feita de forma gradativa e dosada por sua interpretação, até encontrar um máximo em sua expressão de desespero e o momento onde seu personagem ultrapassa o limite da razão e da moral.

É impossível avaliar um enredo como este sem discorrer sobre os conflitos psicológicos que o protagonista atravessa. O caso para Castle acaba dividindo-se em dois momentos, o primeiro é quando ele trabalha no sequestro de uma jovem e se sente comovido pelo sofrimento que sua família vem a enfrentar. Rick sente empatia pela dor, ele compreende o que aqueles pais experimentam porque, momentaneamente (enquanto ele segura a xicara de café e observa o casal), ele se identifica com aqueles pais, não apenas como um observador, mas sendo capaz de se ver naquela circunstância. Castle não sente a dor daqueles pais (“Não consigo imaginar pelo que eles estão passando”), mas sente compaixão por aquela família.

O segundo momento do caso define-se ao instante em que Rick descobre que a filha também foi sequestrada. A partir deste fato, suas emoções se sobrepõem à racionalidade. Perceber que a filha foi tirada de sua guarda e que ele não está em condições de ajudá-la, o condiciona a um estado de perda, pois uma parte dele mesmo lhe foi arrancada. As estruturas pelas quais, Richard construiu uma vida, as razões pelas quais ele lutou por ideias estavam prestes a desmoronar com a possibilidade iminente da morte de Alexis. Diante destas circunstâncias Castle, sem perceber, se vê diante de uma tragédia...

A sensação de vazio provocada pelo sequestro de Alexis comina Rick a um processo essencial para suportar esta dor. Esta consternação se desenvolve a partir do momento que ele toma consciência da perda, fato que ocorre enquanto Castle conversa com o agente Harris. Não existe escolha, perante o quão devastador a perda de Alexis significa para seu pai.  Para suportar esta situação sem perder a racionalidade, ele mergulha em uma metamorfose de emoções...

Quando Beckett o abraça na delegacia, tentando confortá-lo, Castle revela a sensação de não acreditar que aquilo está acontecendo, enfrentando um processo de negação.

Ao chegar a seu apartamento, sua primeira reação é se desculpar com a mãe, julgando que as circunstâncias daquele incidente é sua culpa. A sensação é irracional, mas ele só percebe ao decorrer da conversa.

Ainda durante a mesma conversa, Rick percebe o tamanho de sua dor, porém busca o autocontrole para não chorar diante da mãe, mas ao encontrar a van suja de sangue, ele entra em desespero sentindo a tristeza dominar o próprio controle. A raiva e frustração são espelhadas em sua impaciência enquanto aguarda uma resposta de Lanie.

Sem uma concreta evolução do caso, e percebendo o quão grave a situação se apresentava, seus sentimentos são tão intensos que ele assimila um entorpecimento, por não haver mais pistas. Para se defender de uma impotência esmagadora e insuportável, ele se anestesia das emoções, e é esta condição que o permite revelar um lado de sua personalidade ausente da índole ou de moralidade. Então, Rick tortura o suspeito em busca do que, talvez, seja a única esperança de salvar sua filha.

O momento mais belo do episódio, também é o mais assustador... Diante de sua experiência com crimes e por entender que o sequestro de sua filha foi um engano, Castle admite aceitar que talvez, Alexis não volte mais. “Naquele momento eu soube que minha vida havia mudado para sempre, e agora está prestes a mudar novamente.”.
...

Em Target, Nathan Fillion é a expressão do talento, a resposta do porque ele é o protagonista da série. Seu personagem acaba sendo estruturado apoiando-se nas diversas possibilidades de seu potencial. E não há como não sorrir de satisfação quando o vemos “tirar de letra” as transições de sua condição ao plot sem nem ao menos hesitar. Seu talento vai além do script, seja apoiado por um bom elenco ou não, e quando esta condição se faz favorável temos a exposição de nada menos do que um espetáculo diante de nossos olhos.

Para Beckett a situação muda, temos um twist no contraste de seu personagem. A mulher que sempre foi a protagonista de dramas como este e suportava os momentos de maior desespero por ser amparada por Castle, agora se encontra em uma posição onde ela precisa ser forte para ajudar o homem que ama, e como a vemos? Encontramos uma Kate que tenta mostrar que está ao lado de Rick, ela busca tocá-lo, abraçá-lo, pegar em sua mão, constantemente para provar que ele não está sozinho. Beckett sente o tamanho da impotência por saber que não está em suas mãos o poder de salvar Alexis. Até mesmo no instante em que ela tenta confortar Castle, ele não permite. Não permite porque suas palavras não serão suficientes para sanar a dor, e o preço desta promessa poderia ser tão devastadora, não mais do que perder a filha, mas enorme e capaz de desmoronar a única estrutura que venha a lhe restar, o amor que ele sente por Kate. Naquele momento, Beckett sabe que é uma observadora... E como expectadora deste drama, talvez ela possa compreender tudo que Castle viveu e enfrentou durante os últimos cinco anos para ampara-la no caso da sua mãe. E assim, atingindo este nível de compreensão, Beckett possa reconhecer o quão grandioso é o sentimento de Rick por ela e romper com suas dúvidas para se aprofundar neste relacionamento.

Target representa o ápice que desejamos ver como marco de evolução para qualquer seriado, é um episódio que emociona e questiona o telespectador. A contextualização é gradativa e o enredo não falha durante a exposição dos fatos. Vivemos a dor de Richard, sentimo-nos impotente como Beckett, mergulhamos na trama para entender a razão deste acontecimento e, torcemos para que Alexis sobreviva.

Se Always simboliza a perfeição, Target representa a plenitude de um episódio.


Momentos e frases marcantes.

Beckett abraça Castle tentando consolá-lo e não se incomodando com a possibilidade de que Gates desconfie de algo, (muito cute esta cena).

Alexis gravou um vídeo dizendo o quanto ela se sente agradecida por sua vida e maravilhada com as possibilidades que o mundo pode lhe oferecer... Não é apenas emocionante com é um exemplo à juventude, algo bacana de se ver.

Castle: “Não me prometa que vai achá-la, a menos que possa, porque eu nunca lhe perdoaria. Como eu nunca perdoaria a mim mesmo.”

O que dizer da cena em que Castle conversa com Douglas Stevens, e... “Apela para sua humanidade.”. Fantástica!

Beckett: “Eu não pensei que houvesse este lado em você.”
Castle: “Quando se trata das pessoas que amo, eu tenho.”

1º Momento mais belo do episódio:
“Sabe, ainda me lembro... Quando Alexis nasceu, entregaram-me aquela... pessoinha, toda enrolada em uma coberta.
Ela apenas... olhou para mim.
E quando olhei para ela, um sentimento me atingiu... como se tivesse sido acertado por um raio.
Era amor.
Aquele amor instantâneo e inexplicável que só sentimos por um filho.
Naquele momento, eu soube.
Soube que minha vida havia mudado para sempre.”

2º Momento mais belo do episódio:
Castle: “... Isso é só outro jeito de dizer que voltamos à estaca zero.”
Beckett: “Não seria a primeira vez... Resolveremos isso, Castle. Acharemos um jeito. Já conseguimos antes tendo menos. E sabe quem me disse isso?”
Castle: “Eu disse.”

Eu não poderia concluir esta review sem comentar da Alexis. Bem... Não há outra frase que qualifique melhor a sua sagacidade do que: “Filho de peixe, peixinho é...”. Não seria de espantar se na próxima temporada a CIA aparecesse em Columbia para recrutar a garota.


Uma última observação:

Sendo um episódio duplo, vou deixar três questões para você leitor conspirar sobre a trama deste enredo:

1. Você, realmente, acredita que Alexis estava no lugar errado na hora errada, e que Sara era o alvo?

2. Roger Henson foi torturado e morto. Alguém pensa na possibilidade de que exista um intermediário entre o momento em que a fazendo foi deixada pelos sequestradores e antes do FBI chegar ao local?

3. Quem vocês acham que está envolvido com este caso, e porque não realizaram nenhum contato com Castle ou os pais de Sara?

Talvez Você Curta

5 comentários

  1. Realmente esse episódio foi a perfeição da temporada... fiquei com o coração na boca. E quando Alexis saiu e viu que estava em Paris, eu pensei: agora ferrou tudo.

    ResponderExcluir
  2. Nossa preciso confessar que só me liguei que ela tava em outro país na hora do 911, daí eu falei: "Ela tá fora do país!". dei um tapa no pc, e pensei que demais, daí aparece ela em choque olhando pra Torre Eiffel, D+.

    ResponderExcluir
  3. Simplesmente demais esse episódio. Emoções a flor da pele. Castle agoniado, Beckett sem saber o que fazer por ele. A emoção que nos foi transmitida, que nos fez chorar e nos desesperar junto com ele. Nossa, show. Me revolto com quem achou esse episódio +ou- :S

    Ótima review, Solange. Você consegue chegar onde eu ainda nem tinha pensado em ir. Muito bom juntar os pensamentos e ver além.

    ResponderExcluir
  4. Ótima review, digna de um episódio espetacular. Ansiosa pelo próximo.

    ResponderExcluir
  5. Alerta de spoiler

    sobre as suas ultimas observações, eu acho que sim, alguém foi lá na fazenda e "apelou para a humanidade" do cara... e esse alguém quer o bem estar de Alexis.. possui um parentesco com ela e consequentemente com castle tbm...

    ResponderExcluir

Comenta, gente, é nosso sarálio!

Subscribe