Grey’s Anatomy: 9x24: Perfect Storm (Season Finale)

19.5.13



Shonda Rhimes sua vagabunda (no melhor sentido da palavra).


Uma ótima temporada fechada com chave de ouro. Esta foi a redenção de Shonda Rhimes, a showrunner mais polêmica do mundo. Depois de ser escorraçada por todos, a vagabunda (no melhor sentido da palavra) resolveu fazer uma temporada mais calma e mais voltada ao humor, costurando as pontas soltas da finale passada e inaugurando uma nova fase da série. Temos que tirar o chapéu para esta megera (no melhor sentido da palavra), já que, com queda de avião ou sem, uma renovada era justamente o que Grey´s Anatomy mais precisava, afinal estamos falando de noves anos no ar. Apesar do trio Meredith, Cristina e Karev sempre funcionar muito bem, a saída (ou morte) de alguns personagens aliada a entrada de novos rostos era fundamental para a série disfarçar algumas rugas e pés de galinhas. Os novos internos têm um papel fundamental na grande qualidade desta nona temporada, já que trouxeram de volta para a série aquela imaturidade e inexperiência das primeiras temporadas, que sempre deixa a coisa mais leve e mais divertida. Isto só funcionou porque a desgraçada (no melhor sentido da palavra) da Shonda Rhimes vem se mostrando uma verdadeira mestre na arte de evoluir seus personagens veteranos de forma natural e coerente, construindo um ótimo contraponto com os internos e uma excelente relação de aluno e professor.  Mesmo sendo competente no humor e capaz de nos entregar uma temporada Feel Good, a diaba (no melhor sentido da palavra) é boa mesmo no bom e velho dramalhão, elevando o nível da série à última potência nesta reta final.

Não teve como não se desesperar, como não xingar esta filha da puta (no melhor sentido da palavra) e como não se entregar às lágrimas com um episódio tão emocionante e ao mesmo tempo tão afetuoso como “Perfect Storm”. Por mais que a gente já tivesse consciência que seria impossível continuar a série após uma possível morte de Meredith, o meu amor pela personagem me cegou completamente e fiquei desesperado sem saber que o óbvio iria acontecer e ela e o bebê ficariam a salvo. Não tem como negar o poder de emocionar de Grey’s Anatomy e como seus personagens são amados com em nenhuma outra série hoje no ar. Assim, fica fácil imaginar um monte de gente chorando ao ver Cristina dizendo para Derek que nada aconteceria com a “person” deles. Como um resumo de toda a sua vida, tudo o que podia dar errado aconteceu no parto de Meredith, porém no final as coisas se encaixaram e Bailey chegou para salvar a mãe de Bailey, dando um apoteótico final para duas importantes histórias da temporada.  Muito legal ver a virada de Bailey chegando na hora em que Meredith precisava dela, já que a ex-aluna foi quem sempre a defendeu de qualquer suspeita e esteve ao seu lado durante toda a crise.

Como a Shondanás precisava atacar novamente, sobrou desta vez para Richard, porém não antes que ele se destacasse e cumprisse a sua missão no hospital. Assim, como a maioria dos personagens da série, o ex-Chief evoluiu bastante ao decorrer das nove temporadas e, ao que parece, encerrou o seu ciclo no auge. Richard se tornou uma espécie de Mestre dos Magos fazendo de tudo para que sua protegida, Bailey, voltasse a fazer o que tanto ama e distribuindo conselhos pelo hospital. Não havia dúvida de que se alguém era bad ass o suficiente para fazer uma cirurgia no escuro este alguém seria Cristina Yang, porém apenas Richard foi capaz de extrair o melhor da cirurgiã e fazê-la acreditar no improvável. Desde o momento em que aquelas luzes começaram a piscar, fiquei imaginando que alguém poderia morrer eletrocutado e mesmo sabendo que sentirei falta do personagem, acredito que seu encerramento foi excelente e que Richard merece um bom descanso depois de tantos anos de serviço prestado. Não acho que um personagem precisa morrer para sair da série, mas entendo a necessidade dos roteiristas em chocar e manter as finales de temporada da série como uma verdadeira tempestade.

Contrariando as minhas expectativas, Ethan e seu pai, ainda em estado grave, foram transferidos para outro hospital, porém sem antes escancarar os desejos fraternos de Owen e destruir mais uma vez as chances dele com Cristina. Nunca pensei num desfecho como este para o casal, mas ficarei bem frustrado se eles voltarem na próxima temporada. Cristina teve a sua chance de aceitar a necessidade de ser pai de Owen e ao negá-la acabou de enterrar o relacionamento deles. Acredito que esta história, que foi muito boa, já deu o que tinha que dar e se este é o caminho que ambos decidiram trilhar que trilhem separadamente.

Além de separar Bailey e Richard e Cristina e Owen, a season finale chegou para despedaçar o casamento de Callie e Arizona, já que a Peyton continua a mesma sonsa de One Tree Hill e vestiu o macacão errado, expondo o caso extraconjugal. Nesta briga, fico completamente do lado de Callie, já que sua esposa é uma grande duma cara de pau e além de traí-la foi capaz de jogar em sua cara que ela não estava no avião e que não tem ideia de como tudo aconteceu. Apesar de entender que apenas quem passou pela experiência sabe como tudo por ser traumatizante, Arizona tem que parar de usar a carta “eu perdi a perna” para tudo e assumir seus erros. Fico na expectativa da efetivação de Peyton no elenco e sem saber o que esperar do futuro Callie e Arizona. Na minha opinião, Calliope merece coisa melhor.

Como uma season finale de Grey’s não acontece sem uma grande tragédia, um ônibus resolveu capotar bem na porta do hospital e uma filha da puta de uma japinha quase nos custou a vida de Avery, que esperou até o último segundo antes de tudo explodir para salvar a menina. Além da cena ter sido bem emocionante, o acontecimento serviu como o estopim para que April se rendesse ao amor que senti pelo amigo. Sarah Drew conseguiu grande êxito no episódio, sendo capaz de expressar todo o desespero da personagem. April ainda acabou dando um verdadeiro ultimato em Avery, pedindo por um motivo para não se casar com Matthew, mas como conheço o coração peludo de Shonda, acho que ele vai acabar esnobando ela e estendendo ainda mais esta história.

Na falta de um final feliz, após se questionar a respeito da loucura e câncer que traz para suas namoradas, Karev resolveu observar o quanto Jo foi excelente ao acalmar os pais dos bebês que precisavam de ventilação durante o apagão e resolveu se declarar a ela. Como conhecemos muito bem o personagem e as suas pretendentes, já podemos prever muito drama e muita loucura para a próxima temporada, mas acredito que desta vez o cara achou a sua própria pessoa. Karev é um ótimo personagem e merece continuar ganhando destaque.

Por fim, acredito que todos já gastamos as ofensa a Shonda e precisamos agradecê-la por uma temporada tão boa e um season finale que soube ser impactante sem ser forçado e ridículo.  “Perfect Storm” foi um excelente encerramento para uma grande temporada de Grey’s Anatomy, encerrando as principais histórias e deixando muitos ganchos para o futuro. Por mais que eu goste da série e seja capaz de assisti-la por mais uns dez anos, torço para que a décima temporada seja anunciada como a última para que Greys possa ter o final digno que merece.  

Nos vemos na décima temporada, Shondalinda.

Talvez Você Curta

6 comentários

  1. Grey's é muito amor <3 Essa temporada foi excelente!

    ResponderExcluir
  2. Não teve como não se desesperar, como não xingar esta filha da puta (no melhor sentido da palavra) +1 KKKKKKKKKKKK

    Melhor Review de Grey's Ever! ( Juntamente com a review da DivaCamisBArbieri)

    Perfect Storm foi lindo! Eu chorei, me emocionei e ameei tudo!



    A Lauren/Peyton, whatever, foi muito descarada mostrando a aliança na roupa, DE PROPÓSITO, Coitada da Callie! Nessas horas que o Mark deveria aprecer e dar um aconchego amigo (daquele jeito) kkkkkkk
    Mer, Cris e derek <3

    "She's our person" foi lindo!

    O RICHARD NÃO VAI MORRER! SHONDANÁS NÃO MATA OS NEGROS DA SÉRIE!

    ResponderExcluir
  3. Hater are gonna hate, mas April linda roubou total a cena nessa season finale. Eu sei que não era para ser sobre ela, mas nada me emocionou tanto quanto o desespero dela achando que o Avery tinha morrido, não foi exagerado, não foi falso, foi exatamente no ponto certo. Adorei a forma como a Cristina amadureceu nessa temporada, ela aceita que a felicidade dela está na medicina, antes de qualquer outra coisa, e eu adoro como a Shonda vem desconstruir a idéia que uma sociedade inteira tem de que toda mulher quer/precisa casar e ter filhos para se sentir completa. É lindo ver a paixão da Cristina pela profissião e um tapa na cara da sociedade ver que ela coloca isso acima de tudo, se assume assim, e é feliz dessa forma. Isso provavelmente vai custar o relacionamento dela com o Owen, mas toda escolha tem seu preço e eu realmente não quero ver a Cristina abrindo mão de quem ela é, e das escolhas que fez na vida, para realizar um sonho que não é dela, e sim do Owen. Então por mais que parta meu coração dizer isso, pois eu sou apaixonada pelo Owen, os dois não devem voltar. Agora eu acho que seria um desenvolvimento lindo pro personagem do Owen se alguma reviravolta acontecesse e ele adotasse o Ethan. Daria um ótimo núcleo e mostraria um outro lado do Owen que nós ainda não vimos, infelizmente eu não acho que isso vá acontecer, mas que seria legal, seria.

    ResponderExcluir
  4. no começo, eu não gostava da April e achava o Avery um avulso, mas agora torço demais pelos dois e espero que eles se acertem sem grandes dramas (o que convenhamos, é uma esperança vã, já que Shondanás - melhor apelido que deram para ela - adora nos fazer sofrer).

    ResponderExcluir
  5. Também acho que a April roubou a cena, foi maravilhosa a atuação e admito que chorei junto com ela. Essa finale foi toda de emoções a flor da pele e Yang realmente é um tapa na cara da sociedade! rs

    ResponderExcluir
  6. Eu queria que o Owen adotasse uma criança e continuasse namorando a Cristina. Mas não dá pra ter tudo, né?

    Gosto da April, mas, pra mim, o mais emocionante foi ver meu médico favorito de todos os tempos dizendo "Eu te amo" e o sorrisão que a Jo linda abriu depois <3

    ResponderExcluir

Comenta, gente, é nosso sarálio!

Subscribe