Hostages 1x01: Pilot

24.9.13



Roteiro de série ou de filme?



A premissa da série trazida pela CBS, com produção de Jerry Brukheimer (CSI, Piratas do Caribe), parece um tanto quanto simples e, até certo ponto, comumente utilizada em filmes norte americanos recheados de clichês. Nessa season premiere, temos a renomeada médica Ellen Sanders (Toni Collete) que é responsável pela realização de uma cirurgia - retirada de tumor benigno localizado no pulmão - no presidente dos Estados Unidos (James Naughton), procedimento aparentemente não tão complicado de ser feito. Até este momento tudo ocorre tranquilamente, diversos repórteres fazendo a cobertura, Sanders confiante e preparada. Porém, as coisas começam a se complicar quando um grupo de assaltantes invade sua casa, e estes fazem sua família de refém, exigindo que a doutora interfira na cirurgia e cause a morte do presidente durante o procedimento cirúrgico.
Antes de tudo, temos a apresentação do personagem Duncan Carlisle (Dylan Mcdermott), um agente do FBI, cuja esposa está internada (provavelmente em coma) e que tem uma filha pequena que é cuidada por seu avô. Ele aparece encarregado de comandar e interromper um assalto a um banco a fim de evitar que os assaltantes façam vítimas e, claro, escapem. Rapidamente o agente resolver a situação – ele consegue perceber a tentativa de ser enganado na troca de 'papéis' entre vítima e assaltante, não pensa duas vezes e acaba por que surpreende a todos e atira, haja vista ele ter disparado contra o suposto refém. E a explicação: a calça não combinava com os sapatos (algo típico de Hollywood para caracterizar um personagem e deixá-lo como o 'bonzão do pedaço').
Após isso, os roteiristas não perdem muito tempo e já vão direto ao ponto central da história, a invasão da casa de Ellen por quatro assaltantes. Estes, que observavam os movimentos dos quatro integrantes da família a pelo menos dois anos - com câmeras espalhadas pela casa, fotos dos membros- rapidamente dominam o pai Brian (Tate Donovan), marido infiel e técnico de badminton no colégio de seu filho, Jake (Mateu Ward), apresentado como um rapaz que usa drogas e que deve dinheiro por elas, sendo cobrado via celular a todo instante no episódio; e, também, Morgan (Quin Sheppard), a garota que esconde a gravidez dos pais. Por último a doutora Ellen Sanders. Todos os personagens da trama têm suas características bem evidentes e rotuladas, o que pode se mostrar positivo, haja vista as possibilidades para se criar vários subplots que sustentarão a série e não deixá-la focada apenas na questão principal.
O mais surpreendente da premiere, ficou por conta da descoberta de que o chefe dos bandidos era nada mais e nada menos que Carlisle, isso mesmo! O agente do FBI que roubou a cena no começo, agora estava exigindo que Ellen assassinasse o presidente. O que acaba surpreendendo a todos e dá uma dinâmica maior ao episódio que até então parecia um tanto quanto comum. Mas, o por que disso? Por que ele faria algo assim? Essa dúvida permanece por algum tempo até que ele recebe uma ligação e vemos que quem está por trás disso, na verdade, é uma figura importante da Casa Branca que, provavelmente, o está chantageando. Foi uma boa jogada dos produtores com esse twist, o que deu aquela aguçada na curiosidade dos espectadores para saber o que irá acontecer nos próximos capítulos. Ao que tudo indica, este deverá ser o principal  plot de toda a série.
E claro, ao final do episódio não vemos a doutora fazer o que era exigido pelos bandidos, caso contrário não haveria sentido algum Hostages ser um seriado. Ela consegue adiar a cirurgia por mais algumas semanas e, na cena pré créditos, ainda solta uma indireta ultra criativa aos criminosos.
Ao longo dos episódios, observaremos se a audiência irá se interessar por todas as temáticas dramáticas que poderão ser criadas e desenvolvidas a partir dos segredos que cada membro da família esconde, e se a série não irá se focar muito na questão do presidente. Porém, a verdade é que o resultado pode ser um tanto quanto frustrante. A série em sua estreia apresenta muitos altos e baixos e destoa entre o clima de suspense e drama. Mesmo assim, agora resta esperar os próximos episódios e observar se o ótimo elenco de Hostages ainda continuará a se apresentar por mais do que os 15 episódios já prometidos pela emissora.

Talvez Você Curta

0 comentários

Comenta, gente, é nosso sarálio!

Subscribe