Homeland 3x07: Gerontion

17.11.13



Pela primeira vez nessa temporada Homeland parece começar a se encontrar. Sem Brody para trazer um elemento imprevisível, a ameaça, a série parecia sem rumo. Entretanto, depois de toda a sequencia de acontecimentos que levou a captura de Javidi, as conspirações e um senso de perigo se fazem presentes novamente.

Majid, na sua breve presença na série, trouxe urgência. Ele é mais perigoso para Saul que o senador Lockhart – ele parecia ter sido introduzido como um problema para Saul - e a série reconhece isso nas cenas finais onde o diretor da CIA faz pouco caso das reclamações do burocrata. Mais importante, a presença do iraniano ressoa no pessimismo no qual os personagens da série se encontram.

A espionagem como mostrada atualmente em Homeland parece um jogo de velhos cínicos e cansados e jovens desiludidos. Se Majid surge num episódio matando a esposa, Saul vem há tempos matando seu casamento; os dois homens que começaram no mesmo trabalho juntos e que não seguiram caminhos tão diferentes assim, se tornando mais uma iteração num ciclo de sacrifício da vida pessoal em nome de uma disputa sem fim.

Carrie, Quinn e Fara são os próximos a se verem na mesma situação vinte anos no futuro. Os protestos da analista iraniana quanto ao acordo feito com Majid são interessantes não só por mostrar um idealismo ingenúo, mas também por serem os mesmos que o senador Lockhart faz por motivos tão diferentes, realçando a frieza das atitudes tomadas por Saul e companhia quando vistas por alguém de fora daquela realidade

A consciência das suas atitudes que Quinn parece adquirir repentinamente nesse episódio soa um tanto piegas. A mudança dele é compreensivel, todos os sinais de que ele não era simplesmente um robo descerebrado matando quem lhe ordenassem matar sempre estiveram presentes, mas usar como o ultimo empurrão para a sua desilusão o acobertamento de um assassinato violento é um recurso emocional barato principalmente para alguém que já lidou com tanta violencia quanto ele.

A realidade sombria e pragmatica que veio tomando a série nos últimos episódios funcionou como um eficiente substituto para toda a conspiração e tensão dos anos anteriores.


Talvez Você Curta

0 comentários

Comenta, gente, é nosso sarálio!

Subscribe