Homeland 3x11: Big Man in Tehran

14.12.13





Dez episódios: esse foi o tempo necessário para a terceira temporada de Homeland começar de fato. Agora que finalmente vemos uma série com o mesmo nível do primeiro ano, lamento que essa temporada já esteja tão próxima do fim.

Big Man in Tehran tem novamente um momento que mostra o quanto o tempo foi mal gerenciado nessa temporada. Se em One Last Thing vimos o rapidamente a desintoxicação de Brody, um evento que deveria receber muito mais atenção, nesse episódio há a passagem de tempo após a tentativa fracassada de assassinar Danesh, o chefe da Guarda Revolucionária.

Os pequenos momentos em que vemos as consequências daquela falha, quando Brody vai para a televisão iraniana criticar o governo americano ou a tentativa de assassinato contra ele, são ótimos momentos desse episódio. A tensão criada pela percepção cada vez maior de que todo o plano de Saul esta desmoronando, a iminência da morte de Brody e da reação esperada de Carrie são ótimas ideias pouco aproveitadas.

Observe o potencial desperdiçado para construir toda uma trama envolvendo a indecisão de Brody sobre o que fazer agora que é uma celebridade no Irã, vários episódios que não só criariam uma ligação temática com a primeira temporada, contando com uma inversão interessante – antes ele era um terrorista infiltrado nos EUA, agora era uma agente americano inserido no Irã -, como também teriam a oportunidade de explorar o conflito interno do protagonista, que num curto período de tempo se vê em tantos papéis sem jamais estar confortável em qualquer um deles.

Infelizmente devendo condensar todas essas as ideias em poucos minutos, os roteiristas fazem um trabalho eficiente em plantar uma dúvida que jamais e respondida e aproveitá-la para desenvolver a tensa sequencia final do episódio, usando a dúvida sobre a quem Brody era realmente leal para sustentar o mistério do que ele faria, já que era completamente plausível que ele entregasse Jivadi ou matasse Danesh, e ambos os resultados criariam potencial para excelentes desdobramentos a serem explorados no season finale.


Homeland se tornou uma vez mais a série que já foi no passado, e apesar de todos os erros dessa temporada, tem tudo para fazer um excelente último episódio

Talvez Você Curta

0 comentários

Comenta, gente, é nosso sarálio!

Subscribe