Person Of Interest 3x14: Provenance

15.2.14




Provenance é o típico episódio que demanda a palavra “tedioso” como forma de resumi-lo. Após um arco tão interessante quanto aquele visto até aqui nessa temporada, a mais recente história de Person Of Interest se revela um grande desapontamento.

A história da ex-ginasta coagida a se tornar uma ladra é previsível em cada um dos seus passos. Quantas vezes a ideia de colocar um personagem para fazer algo errado apenas por que precisa proteger alguém já foi utilizada? Nem tente começar a contar, ou você pode passar a eternidade tentando enumerar a quantidade de obras de ficção que usam o recurso.

O grande problema nem reside apenas no fato de ser um formato usado a exaustão, mas na preguiça dos roteiristas em fugir do previsível. Existem tantas oportunidades para fugir do lugar-comum ao longo desses quarenta minutos. Ao perceber que colocaram a vida da filha de Jiao em risco, Finch e cia poderiam decidir resgatar a garota e prender a gangue que a sequestrou, por exemplo. Jiao poderia ter uma personalidade ambígua em vez de ser simplesmente a pobre vítima.

Dentro da própria caminho obvio seguido por Provenance existiam possibilidades interessantes. Quando o grupo decide ajudar no roubo da bíblia e o episódio se torna um pequeno Heist Movie, alterando bastante a estrutura típica dos episódios da série, a trama melhora um pouco mas não é suficiente. O planejamento e a execução do roubo são fáceis demais e os resgate de filha de Jiao é jogado sem muita explicação. Diante das limitações de tempo, a correria é compreensível, então essa seria uma boa história para ser dividia em dois episódios e explorar melhor a parte do roubo a empresa de segurança.

Nunca criei expectativas quanto ao abandono dos casos da semana, mas era realmente necessário trazê-los de volta de uma forma tão ruim.

Talvez Você Curta

0 comentários

Comenta, gente, é nosso sarálio!

Subscribe