Game Of Thrones 4x09: The Wathers on the Wall

12.6.14


 Cem mil selvagens estão vindo! Ié-ié! Pegadinha do Malandro!

Finalmente depois de tanta enrolação os selagens chegaram à muralha. A galera teve que largar a cerveja e lutar. Jon Snow mostrou que é macho e honrou o nome Stark. O engraçado é que os caras da Patrulha da Noite não tem treinamento. Com espada na mão eles não sabem o que fazer, com arco, lança, machado, catapulta... ninguém sabe utilizar nenhuma arma!!! Mas tudo bem, vamos fingir que não percebemos isso.

Temos pouco a comentar. Dava pra resumiu tudo em “a porrada comeu”. Ygritte, belíssima, foi morta em uma grande ironia do destino, por um menino que mal sabia atirar com um arco. Sam, provou realmente não é um guerreiro, mas não fica atrás da maioria dos patrulheiros nesse quesito. Se antes havia cem patrulheiros creio que agora tenha sobrado apenas metade. E os cem mil selvagens, na verdade, não vieram juntos. Os patrulheiros venceram muitos selvagens, mas não foram cem mil. O restante ainda está por vir. Provavelmente não teremos cenas da muralha no último episódio da série.

Sobre os aspectos visuais observamos muitos pontos positivos. O primeiro deles foram os gigantes e os mamutes. Que alguns selvagens andavam com gigantes nós já sabíamos, mas eu tava por fora que ia rolar mamutes. Bastante legal o efeito de escala para criar a relação de tamanho entre os gigantes, os mamutes e os selvagens. Outro elemento fantástico foram as ceifadeiras da muralha. Desesperador e lindo ao mesmo tempo ver uma lâmina gigante atingir alguém subindo um muro. Os efeito visuais de tiros com arco e flecha também ficaram fantásticos, sobretudo as cenas de Ygritte e a do gigante atirando uma flecha enorme. As lutas de espada não foram tão boas assim, mas isso não é surpresa pois GoT nunca foi excelente em coreografia de combates.

Pensando nas consequências desse episódio talvez seja possível concluir que agora Jon assumirá maior papel de liderança entre os corvos. Se o Martin por um acaso pensava em matar o bastardo talvez estejamos chegando a essa hora, pois o personagem vai dar (finalmente) uma acelerada em seu desenvolvimento. Geralmente essa é a hora ideal para o abate em GoT. Não dá para saber as consequências desse ataque em Porto Real por dois motivos simples: primeiro porque ninguém na capital está ligando para quem está na muralha. Segundo porque em Porto Real há assuntos que tem dado muito bafafá, como o julgamento de Tyrion. Esse, por sinal, vai ser o principal plot no último episódio da temporada. Iremos (provavelmente) descobrir se o Montanha morreu ou não e, caso tenha sido morto por Oberyn, que fim dá o julgamento por combate com a morte dos dois campeões. Sansa vai ficar na mesma até o ano que vem, aproveitando que agora tem um figurino novo mais descolado, com menos ar de adolescente e Daenerys está, na minha opinião, fazendo a mesma coisa desde o início da segunda temporada. Ainda não engoli o fato de que é realmente esta a sua história. Uma grande jornada por mais de trinta episódios.

Admito que esse foi o episódio que mais gostei na temporada, não pela qualidade da sua direção ou roteiro ou elementos técnicos, mas pelo fato de ter comprado o clímax tão aguardado por tanto tempo. Não adianta esperar muito do próximo episódio da série, pois o último tradicionalmente é mais brando, apenas preparando o espectador para a temporada seguinte. Mas custa nada sonhar. Vai que a série resolve nos surpreender com o destino de Tyrion ainda agora e deixar um enorme gancho para a temporada seguinte... Ah, Guilherme, como você é ingênuo.

Talvez Você Curta

3 comentários

  1. Esse "combate" foi estranho. A única estratégia dos 100.000 selvagens era colocar um Mamute e 2 gigantes para abrir o portão? Se era isso a Patrulha podia ter deixado em cima da Muralha só um cara para ficar tocando pedra e oleo encima de quem se aproximasse do portão e outro para soltar a ceifadeira e mandar todo o resto ir combater os selvagens que estavam do outro lado...
    Sem falar que não tem muita lógica os selvagens terem perdido a batalha para nem cem patrulheiros que mal sabiam lutar....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A batalha ainda não foi concluída, nem mil selvagens se adiantaram para o combate, por isso mesmo o John Snow foi falar com o Mance Raider( matar) , porque ele sabe que mais uma investida e está tudo perdido. O clímax da Muralha ficou para o próximo episódio, penso eu. E aliás, sobre o comentário do post, o season finale promete ser o melhor episódio da série pelo que pode acontecer segundo os livros... se preparem, o ápice da temporada é depois de amanhã...

      Excluir
  2. A estratégia do Mance Rayder era testar primeiro as defesas da patrulha e matar o máximo possível de patrulheiros os atacando pelo sul. E quanto ao próximo episódio.... Sabe nada, inocente!

    ResponderExcluir

Comenta, gente, é nosso sarálio!

Subscribe