Person Of Interest 4x07: Honor Among Thieves

16.11.14


No começo dessa temporada a presença do Samaritano surgia apenas como um elemento que forçou uma mudança no cenário da série, mas que dificilmente passava de um pequeno incomodo para os protagonistas. A essa altura, depois de alguns episódios inseridos nesse novo contexto, essa inteligência artificial inimiga começa a de fato mostrar mais frequentemente como as coisas podem mudar graças a ela.

A estrutura da série, que antes se concentrava muito na figura de Reese como o homem da ação daquele grupo, agora surge mais dividida. Mesmo que em certos episódios Shaw ganhasse mais atenção, a presença dela era redundante. Agora, com todos sendo forçados a viverem vidas duplas – ou múltiplas, como Root –, há ai a desculpa perfeita para que certos episódios possam ser mais dedicados a um ou outro personagem especifico.

Honor Among Thieves faz isso com Shaw, colocando-a no centro da trama enquanto Reese quase desaparece, surgindo pontualmente apenas como uma ajuda. A atração dela pelo ladrão é um pouco inesperada, e por isso divertida de assistir, assim como as reações de Root ao ouvir as conversas dos dois. Juntos, esse trio forma um triângulo amoroso estranho, onde há apenas promessas e expectativas, mas nada jamais se concretiza. Tomas seduz Shaw no bar e, apesar da clara atração entre os dois, isso não leva a nada. Root sente um pouco ciúme, mas novamente, isso não leva a nada.

A história de Tomas é genérica, e se o episódio dependesse apenas disso, seria apenas um perdido entre outros. As aventuras do ladrão entretanto, funcionam melhor como uma base de onde surgem boas interações entre os personagens e para introduzir novos elementos, como os dois novos agentes do governo. Esses novos espiões, sendo um deles questionador, já sendo apresentado como alguém crítico das circunstancias sob as quais trabalha, sugerem que em algum momento o governo desempenhe um papel mais importante nessa história, talvez até ao lado de Finch.

Outra mudança proporcionada pela situação restringida em que os protagonistas se encontram é a pró-atividade de Finch. Se antes ele apenas reagia aos problemas diante dele, e raramente saia do conforto da biblioteca, agora ele se mostra disposto a sair e agir para derrotar o Samaritano. A evolução do personagem é bem-vinda, e será melhor se ele continuar sua dupla com Root, que se mostra habitualmente um contraponto as preocupações expressadas por ele.

Honor Among Thieves foi um episódio divertido de assistir. Talvez não seja lembrado isoladamente, mas sim como uma pequena peça que levantou algumas perguntas – o episódio sugere fortemente que o Samaritano era comprador misterioso do vírus. Se isso se confirmar, por que espalhar aquela doença em NY é importante?  – para dar prosseguimento ao arco maior dessa temporada.

Talvez Você Curta

0 comentários

Comenta, gente, é nosso sarálio!

Subscribe