Person Of Interest 4x19: Search And Destroy

13.4.15


A curiosidade num mundo prestes a ser governado pelo Samaritano é perigosa. A quarta temporada já começou deixando isso claro ao mostrar como a inteligência artificial agiu para eliminar pessoas que notaram a sua presença. Agora, já se aproximando do seu fim, a série volta novamente a essa ideia, ao mostrar o lado negativo de se estar sob o domínio de uma máquina que acredita dever controlar a humanidade para salvá-la.

Os problemas enfrentados por Khan são uma reinterpretação interessante de vários eventos do mundo real, alterados para funcionar no contexto da série. É um movimento eficiente dos roteiristas que precisam dedicar menos tempo a explicações pois espera-se que o espectador tenha algum conhecimento dos eventos reais que inspiram a ficção. Por outro lado, a própria história da série impede que a autoria do hack se mantenha em segredo por muito tempo, já que desde o começo dessa temporada o suspeito número um nessas situações é o Samaritano. 

Se Search and Destroy peca por ser incapaz de surpreender ao revelar o que está acontecendo com Khan, ele não falha ao desenvolver seu protagonista e a forma como ele afeta Finch. Sulaiman é curioso demais, se mostrando disposto a arriscar a sua vida para ver a máquina que causou sua ruína. Essa admiração pelo avanço tecnológico representado pelo Samaritano e pela Máquina – característica que ele divide com Root – é o que faz Finch temer pelas ações dele caso ele saiba de toda a verdade, acreditando poder proteger Khan e manter seus segredos ao mesmo tempo.

Essa tentativa infrutífera de manter o controle do mundo ao seu redor não é a única no episódio. A sua recusa quando Reese tenta ensiná-lo a atirar demonstra o quão despreparado Finch está para enfrentar a realidade em que se encontra. O problema não reside na sua incapacidade de usar uma arma, mas na sua negação em notar que ele não pode mais contar que ele continuará sendo apenas o cérebro da operação, seguro atrás da tela de um computador.

Assim como Khan, que era incapaz de perceber os riscos que corria mesmo quando já estava preso com um saco cobrindo sua cabeça, a insistência de Finch em não se adequar a esse cenário ainda pode causar a morte dele mesmo ou de pessoas a sua volta.

Talvez Você Curta

3 comentários

  1. Aquaman, O Lego Emoquarta-feira, 15 abril, 2015

    No Érika, No Gain :(

    ResponderExcluir
  2. Erika se recusou a sequer ver pq é muito mais feminista que Alê!

    ResponderExcluir
  3. Aquaman, O Lego Emoquarta-feira, 15 abril, 2015

    Érika é a criatura com a voz mais sexy do Seriadores *-*

    O único modo desse filme se tornar adstringentemente assistível seria com a voz de veludo dela.

    ResponderExcluir

Comenta, gente, é nosso sarálio!

Subscribe