S.A.Leatório 59 - LEGO Batman

3.3.17


Santo podcast, Batman! Por que tão sério? Empilhamos as nossas lagostas esquentadas no microondas para conversar sobre esse que já é o melhor filme do Batman e do universo Warner DC – DCEU. Aqui, ninguém é excluído da festa como na comemoração da Liga da Justiça.

Então, junte os pés às cabeças e vem com a gente salvar Gotham City ao lado de Dick Grayson, Babi Gordon, Alfred, o Rei dos Condimentos, e claro, do Bátema, nessa luta contra o seu arqui-inimigo Coringa (“eu te odeio”) acompanhado por sua fiel escudeira louca doidinha maluca lelé da cuca despirocadinha Arlequina e os piores vilões da Dimensão Zona Fantasma: Voldemort, Sauron, Godzilla, King Kong, Gremlins, Daleks e o tijolo das boas-vindas. E pew, pew, pew, pew pew pew!
Erro 402.

Assine o S.A. na iTunes Store e receba os novos programas diretamente no seu iThing.


Talvez Você Curta

21 comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Êêêêê, nosso objetivo agora é gravar bebendo no pub também! Obrigado pelo feedback, Paulo, e não desista dos podcasts! :D

      Excluir
  2. Gosto bastante da DC (gótica trevosa darkness) mas devo dizer que o Lego Batman com um roteiro leve deu de lavada em muito filme e animação que eles já lançaram. É sim um dos melhores filmes do Batman.

    ResponderExcluir
  3. Gente, que loucura essa normalização de dublagem. Principalmente dessa forma como dublagem é feita hoje.

    Adaptação regional de falas e piadas é um absurdo e um desrespeito tão grande com o material. Tudo bem que filme grande de verão assim não é exatamente alta arte autoral, ok, mas quem fez e escreveu aquilo ali quis dizer uma certa coisa e essa coisa é o que é dito no original, não na adaptação da dublagem. O roteirista escreveu a fala que ele escreveu e é isso que o artista quer que o público consuma, não uma frase aleatória literalmente inventada por um estúdio de dublagem.

    Isso soa pedante e purista pra caralho, eu sei, e eu juro que não é a intenção, mas quem diabos esses estúdios de dublagem pensam que são pra se sentirem no direito de mudar o conteúdo original assim? Quem são eles pra acharem que podem falar mais alto e colocar as vozes deles no lugar das vozes de quem criou aquela história?

    Cultura pop de massa, abençoada seja, já é diluída e nivelada por baixo por padrão. Essa interferência que a dublagem faz "adaptando" coisas que não é da conta dela só diluiu mais ainda.

    Eu, hein.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem acha? A produtora que aprova o trabalho.
      Ela é a detentora dos direitos se ela acha bom, ela manda.

      Excluir
    2. Acho a reflexão válida, mas tem dublagens e dublagens. A nossa é referência de qualidade e, pra animação pelo menos, acredito que faça muito pelos filmes. Shrek é um exemplo que sempre considero, a dublagem original é ótima, super divertida e engraçada, mas tem milhões de referências que dificilmente fazem sentido pro público brasileiro, e a nossa dublagem faz um belíssimo trabalho de transpor pra realidade da maioria das pessoas, não só com frase aleatória, mas mantendo a equivalência cultural do que foi dito no roteiro original. Ainda é distorção da mensagem do material, claro, mas não acho que seja nivelar por baixo, tendo qualidade e respeito à coerência da história, até ajuda com a mensagem. Mas claro, tem casos e casos. No de LEGO Batman e Festa da Salsicha, que foram os que falamos no cast, acho que a dublagem foi muito feliz.

      Excluir
    3. Entendo seu ponto, mas a produtora que traz o filme para o Brasil tem os direitos sobre ele. Se ela aprovou a dublagem feita entendo que não há o que se discutir. No caso das animações, as adaptações são feitas pensando no público alvo (geralmente crianças) de modo que elas se identifiquem com o filme e entendam as piadas. Um exemplo perfeito disso é Procurando Dory, que adaptou muito bem para a realidade de cada país alguns elementos do filme e não deixou de fazer com que o filme tivesse sentido e mantivesse o objetivo do roteirista.

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Meu irmão adoroooooo esse filme,tem os melhores créditos finais e quero muito a Arlequina e o coringa lego.
    Belo começo desses filmes de heróis do ano !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero todosssss os Legos Batemá também, Nath! Especialmente o Rei dos Condimentos.

      Excluir
  6. Eu estava curioso para ver esse filme, estava vendo falar muito bem dele mas achava que dava para esperar para assistir em casa. Depois de escutar o podcast fiquei com muita vontade de ir assistir no mesmo dia no cinema!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale muito a pena, especialmente com as crianças (e Erika) chorando de soluçar!

      Excluir
  7. MINHA DC TA VIVAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!

    Eu dei um grito com a introdução INGOAL ao do filme HAHAHAHA amei nota 1 q

    Dick Grayson com a capa de glitter muito maravilhoso.
    Babi <3

    Pela primeira vez vcs falando bem da DC. BOOOOOOM.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E vamos continuar falando bem da DC com Logan QQQQQQ
      Introdução maravilhosa mesmo, sem modéstia <3

      Excluir
  8. Amei esse cast tanto quanto amei o filme. Finalmente coisa boa da DC pra eu falar bem hahaha. Já entrou no meu hall de melhores podcasts temáticos junto com boneco do mal e Supermax.#pas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eita, essa comparação com Supermax e Brahms me fez perceber que Lego Batman é o primeiro filme bom em muito tempo no hall desses podcasts lendários #BOOOM #PASnoscasts

      Excluir
  9. Sempre que escuto o S.A.leatorio antes de ver o filme fico com a impressão que vocês estão inventando todos os plots, por que não é possível que tudo isso tenha acontecido. Vocês sempre contam a história da melhor maneira possível, por isso talvez, sempre me decepciono um pouco com os filmes quando vou assistir com as expectativas lá em cima e ele não entrega tantas risadas quanto vocês.
    Ótimo cast. Um pouco estranho por vocês estarem falando bem da DC, mas espero que continue porque Mulher Maravilha vem ai.
    PS: Coloquei o Erika's Small Talk em dia e queria dizer que gostei da ideia da Erika de que todos os filmes da DC fossem focados somente no universo da Mulher Maravilha.
    PS²: Leo, para de fazer predição (agouro) pro filme da Mulher Maravilha. Pensamento positivos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou te dizer que às vezes eu também acho que estamos inventando, François, hahahaha. Tô fazendo a predição de Mulher Maravilha na esperança de me enganar forte, quero muito que seja bom e a DC reine em nossos bons comentários pelo resto do ano!

      Excluir

Comenta, gente, é nosso sarálio!

Subscribe