S.A. Cast 9x01: Deus e Religiosidade

sexta-feira, setembro 01, 2017

Seguindo a tendência do reboot criativo, muito comum nas séries contemporâneas, a nona temporada do S.A. começa com um especial de natal / páscoa divulgando e enaltecendo o divino. Nos acompanhe nesse papo ecumênico e semi-desrespeitoso sobre as séries, filmes, livros e obras variedades de entretenimento com temática religiosa ou simplesmente ligada a Deus, em suas várias representações e formas de acreditar.

Depois, libere o seu Buda Rebelde para nos dizer, nos comentários, a sua experiência com o assunto, as obras que marcaram e o que mais estiver no seu coração. Um podcast para escutar e ficar plano, lembrando que você já deve ter desenhado que o escutaria, mesmo se não souber desenhar.

Assuntos comentados e seus respectivos links: Retratos de Fé
Séries: O Toque de Um Anjo, The Good Place, Glee, Joan of Arcadia, 7th Heaven, The Exorcist, Greenleaf, Point Pleasant, Damien, Lucifer, 666 Park Avenue, Battlestar Galactica


Grupos no Telegram: Seriadores Anônimos | SAD
Nas redes sociais: Twitter / Página no Facebook / Grupo no Facebook

Participantes:

Trilha Sonora:
Joan Osborne - One Of Us
Legião Urbana - Monte Castelo
Kid Abelha - Deus (Apareça na Televisão)
Gilberto Gil - Se Eu Quiser Falar Com Deus
Vertical Horizon - Everything You Want
Boston - More than A Feeling
Carrie Underwood - Something in the Water
Francesca Battistelli - Write Your Story
Needtobreath - Walking On Water
Switchfoot - You
Mandy Moore - Have A Little Faith In Me
Tim McGraw & Faith Hill - Keep Your Eyes On Me
Kelly Clarkson & Aloe Blacc - Love Goes On
Lady Antebellum - Lay Our Flowers Down
Simon & Garfunkel - The Sound Of Silence
Needtobreath - Hard Love feat. Lauren Daigle
Chantal Kreviazuk - God Made Me
Whitney Houston - Joy / Step By Step
Dan + Shay - When I Pray For You
The Beach Boys - God Only Knows
Chantal Kreviazuk - In This Life
O Auto da Compadecida - Presepada
Touched By An Angel - Walk With You
Sarah Mclachlan - Angel
Dierks Bentley - Days Of Dark
Natasha Bedingfield - Pocket Full of Sunshine
Ryan Cabrera - Hit Me With Your Light
Cory Monteith - Losing My Religion
Chris Colfer - I Wanna Hold Your Hand
Jem - And So I Pray
7th Heaven Theme Song
Neva Dinova - Did You Disappoint Your God
Faith Hill - There Will Come A Day
The Exorcist Theme
Switchfoot - Stars
Legião Urbana - Se Fiquei Esperando Meu Amor Passar
Sixpence None The Richer & Jars Of Clay - With Every Breath
Amanda Marshall - I Believe In You
Collective Soul - Shine
Jars Of Clay - Flood
Carrie Underwood - Jesus, Take The Wheel
Vertical Horizon - Finding Me
Matthew Perryman Jones - Save You
Roberto Carlos - Jesus Cristo
Linkin Park - What I’ve Done
Monty Python’s Life of Brian - Always Look on the Bright Side of Life

Talvez Você Curta

21 comentários

  1. Primeiro a gente grita: Nunca imaginei vocês falando de religiosidade! Depois a gente escuta direitinho e vem comentar.

    ResponderExcluir
  2. Eu amo o SAD, Amo o SALzinho mas escutando esse episódio eu percebi o quanto eu estava sentindo falta do SA Cast.
    Ahhh a voz de esquilo...vocês debatendo o tema com profundidade e bom humor...vou apertar meus cintos pq estou sentindo que essa temporada do SA vai ser topster.

    ResponderExcluir
  3. Achei um papo bem interessante que vocês tiveram, concordo com muita coisa que vocês falaram. Como pessoa mórmon, acho que já mencionei aqui, frequentei até os 12 anos, fui batizado e tal. Por muito tempo me sentia bem a vontade, preenchido mesmo, estava lá porque gostava. Quando fiquei adolescente passei a questionar, e discordar de certos comportamentos dos irmãos, principalmente com relação ao papel da mulher na igreja, eu passei a ver como submissão então me afastei. Mas como minha mãe sempre disse, vocês disseram também, e eu concordo, você não precisa estar dentro da igreja, para acreditar no que você foi ensinado, levo isso comigo. Ano passado estava num vazio espiritual bem grande, e voltei a reler o livro de mórmon, e me deu o gás que eu tava precisando, então nunca deixei de me considerar mórmon as vezes sinto vontade de frequentar de novo, mas acho que já desconstitui tanto o meu pensamento sobre o mundo, que tenho certeza que ia arrumar confusão com o povo da igreja, que é meio cabeça fechada. Então fico com as escrituras por enquanto❤️
    PS: para quem não sabe o livro de mórmon é um spin-off da Bíblia, lá na igreja as duas escrituras são utilizadas. Os eventos da Bíblia estão na timeline do livro de mórmon por exemplo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que plot twist essa coisa do spin off.
      Legal saber que alguém tem uma religiosidade diferente. Depois quero saber mais, como funciona os Mórmons. Sempre tive curiosidade.
      Obrigada pelo comentário agregando valor ao camarote

      Excluir
  4. Mesmo sendo um podcast sobre Deus, vocês estavam possuídos rs

    Adorei de verdade. Foi um daqueles que escutei e quando vi já tava acabando e eu achando que tinha passado no máximo uma hora. Foi ótimo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Baby Z!
      Gostamos muito também de fazer. É legal quando a gente gosta e a galera tbm.
      XoXo

      Excluir
  5. Episódio maravilhoso, acho que religião é sim um tema que todos nós devemos discutir, ao contrário da opinião popular. Adorei Eduardo saindo do armário como assembleiano, plot twist carpado, também fui da Assembléia, passei boa parte da minha vida lá. Como assim Jesus o queijo quente não é o plot favorito de vcs? Melhor comentário sobre como a fé é uma coisa tão influenciável, esse plot foi tão bom que repetiram em OITNB com Norma.
    PS. Eu vi esse documentário sobre Cientologia que vcs falaram e fiquei horrorizada, o filme O Mestre é com Amy Adams linda, com uma interpretação merecedora de Oscar, mas como sempre ignorada né.
    PS. Também sou fã de carteirinha de Rachel Taylor, vi todas as séries dessa mulher, inclusive vi todos os episódios de As Panteras e ainda sinto falta dela em Greys anatomy, melhor namorada de Karev ever.
    PS. Um beijo na alma de todos vocês.

    ResponderExcluir
  6. Gente, adorei a nova roupinha do SACast. <3
    Tenho muitas barras com religião, acabo chegando à conclusão que sou apenas agnóstico, não duvido nem acredito em nada, e se deus existir, no fim das contas, acaba não fazendo diferença, pois deve ser uma parada tão incompreensível que a minha crença ou falta de crença nisso não vai fazer diferença na soma total das coisas do universo.
    Queria mencionar também Deuses Americanos, que virou série recentemente, mas não assisti e só posso falar do livro do Neil Gayman que é muito bom. A premissa básica é que os deuses brigam entre si porque um deus só será tão poderoso quanto a fé das pessoas nele, daí que o Neil faz uma crítica muito legal a crenças antigas e novas, e dá a entender que nós adoramos coisas como se deuses fossem, a ponto de essas coisas criarem ar de perenidade, como a Mídia, a Internet, etc. Enfim, gosto do argumento do livro, embora eu tenha minhas ressalvas quanto à narrativa dele em si. Mas vale a pena ler/assistir pra a gente pensar que coisas estamos idolatrando hoje e se ainda vale a pena idolatrá-las.
    Já estou ansioso pelo próximo episódio, devia ser que nem Netflix, libera tudo de uma vez, gente!
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tava com muita vontade de ler Deuses Americanos, mas a série me deu uma desanimada. O hype me faz ficar com preguiça RS
      Mas lerei sim. :)

      Excluir
  7. podcast maravilhoso!!
    fiz primeira comunhão pra fazer média com a família e tal, nunca tive vontade de continuar e acabei decidindo me abster da ~vida religiosa~, então não posso opinar com propriedade sobre essa parte. só posso dizer que me senti representada por leo falando do marista e suas missas, sei de cor a história de tio champs na frança (com leah keys) por ter ouvido a mesma coisa durante anos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc também virava de costas na missa? #protesteja

      Excluir
  8. Vocês conseguem deixar um assunto que não me interessa NADA legal, pq vcs são legais. EU não sou nada religiosa, mas um filme que eu quase morri desidratada de tanto chorar foi Milagre do Paraíso, é com a Jnnifer Garnerzinha e Queen Latifa. Putamerda, que filme lindo. É baseado em história real, sobre uma menina que tem uma doença terminal e aí coisas vão acontecendo. Quem for assistir o filme, não olhe no IMDB pq eles dão spoiler na sinopse.
    É isso, se espirrar, deus te crie.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já vi Milagres do Paraíso e me desmanchei em lagrimas!

      Excluir
    2. Faz isso não!! Dramas de doença e morte de pets me matam.
      Ai 😥😥😥😥

      Excluir
  9. Espiritualidade com seriados, vários episódios de Star Trek TOS, ENT, DS9, mas principalmente VOY.

    Influências maiores chegaram pra mim com a música e literatura.

    1ª De Profundis Clamavi, Josquin Desprez
    Moteto a partir do Salmo 130, foi e é importante nos momentos de melancolia, e me animou a conhecer música polifônica, posteriormente a música litúrgica católica também.

    2ª Serenity Prayer, Reinhold Niebuhr
    Tinha me interessado quando busquei mais acerca de grupos de apoio, aí pude conhecer o teólogo americano, entretanto essa prece ganhou uma relevância especial pra mim.

    3ª Os Trabalhadores do Mar, Victor Hugo
    Tive curiosidade quando soube que Machado de Assis tinha traduzido, pensei que havia mutilado o texto, igual fez em Oliver twist, porém felismente não e eu pude conhecer o romance que é o maior dentre todos os meus prediletos.

    4ª Les Misérables, Victor Hugo
    Habitualmente faço marcações, retiro trechos do que leio, construindo minha bíblia pessoal que releio de quando em quando, umas 170 das duas mil páginas de Les Misérables são agora o núcleo das meditações, reflexões cotidianas, filosofia de que me apropriei.

    5ª Se Eu Quiser Falar Com Deus, Meeta Ravindra
    Fui surprendido com esta interpretação, trouxe atitude proativa, discrição, devoção, eu não encontrava isto noutras gravações, fiquei emocionado e satisfeito.

    ResponderExcluir
  10. Excelente, mais uma vez! No fundo eu esperava por esse cast, ia montado as experiências de cada um que eram soltas por ai, mas esse revelou muitas facetas de cada um. Me fez refletir também sobre a minha trajetória com a religião quando me via em meio a seus relatos. Hoje sou católico praticante e estou envolvido na coordenação local de onde moro, conservo muitas críticas das quais a Erika comentou e apesar de estar no interior, pelo menos a nivel local temos uma certa liberdade para debatermos esses pontos conflitantes, o que é sempre interessante. Nunca pensei que gostaria tanto de ouvir vocês falando sério. Parabéns e que venham os próximos!

    ResponderExcluir

Fala aí, seuslindos!

Disqus for Seriadores Anônimos

Subscribe