S.A. Cast 9x01: Deus e Religiosidade

1.9.17

Seguindo a tendência do reboot criativo, muito comum nas séries contemporâneas, a nona temporada do S.A. começa com um especial de natal / páscoa divulgando e enaltecendo o divino. Nos acompanhe nesse papo ecumênico e semi-desrespeitoso sobre as séries, filmes, livros e obras variedades de entretenimento com temática religiosa ou simplesmente ligada a Deus, em suas várias representações e formas de acreditar.

Depois, libere o seu Buda Rebelde para nos dizer, nos comentários, a sua experiência com o assunto, as obras que marcaram e o que mais estiver no seu coração. Um podcast para escutar e ficar plano, lembrando que você já deve ter desenhado que o escutaria, mesmo se não souber desenhar.

Assuntos comentados e seus respectivos links: Retratos de Fé
Séries: O Toque de Um Anjo, The Good Place, Glee, Joan of Arcadia, 7th Heaven, The Exorcist, Greenleaf, Point Pleasant, Damien, Lucifer, 666 Park Avenue, Battlestar Galactica


Grupos no Telegram: Seriadores Anônimos | SAD
Nas redes sociais: Twitter / Página no Facebook / Grupo no Facebook

Participantes:

Trilha Sonora:
Joan Osborne - One Of Us
Legião Urbana - Monte Castelo
Kid Abelha - Deus (Apareça na Televisão)
Gilberto Gil - Se Eu Quiser Falar Com Deus
Vertical Horizon - Everything You Want
Boston - More than A Feeling
Carrie Underwood - Something in the Water
Francesca Battistelli - Write Your Story
Needtobreath - Walking On Water
Switchfoot - You
Mandy Moore - Have A Little Faith In Me
Tim McGraw & Faith Hill - Keep Your Eyes On Me
Kelly Clarkson & Aloe Blacc - Love Goes On
Lady Antebellum - Lay Our Flowers Down
Simon & Garfunkel - The Sound Of Silence
Needtobreath - Hard Love feat. Lauren Daigle
Chantal Kreviazuk - God Made Me
Whitney Houston - Joy / Step By Step
Dan + Shay - When I Pray For You
The Beach Boys - God Only Knows
Chantal Kreviazuk - In This Life
O Auto da Compadecida - Presepada
Touched By An Angel - Walk With You
Sarah Mclachlan - Angel
Dierks Bentley - Days Of Dark
Natasha Bedingfield - Pocket Full of Sunshine
Ryan Cabrera - Hit Me With Your Light
Cory Monteith - Losing My Religion
Chris Colfer - I Wanna Hold Your Hand
Jem - And So I Pray
7th Heaven Theme Song
Neva Dinova - Did You Disappoint Your God
Faith Hill - There Will Come A Day
The Exorcist Theme
Switchfoot - Stars
Legião Urbana - Se Fiquei Esperando Meu Amor Passar
Sixpence None The Richer & Jars Of Clay - With Every Breath
Amanda Marshall - I Believe In You
Collective Soul - Shine
Jars Of Clay - Flood
Carrie Underwood - Jesus, Take The Wheel
Vertical Horizon - Finding Me
Matthew Perryman Jones - Save You
Roberto Carlos - Jesus Cristo
Linkin Park - What I’ve Done
Monty Python’s Life of Brian - Always Look on the Bright Side of Life

Talvez Você Curta

35 comentários

  1. Primeiro a gente grita: Nunca imaginei vocês falando de religiosidade! Depois a gente escuta direitinho e vem comentar.

    ResponderExcluir
  2. Eu amo o SAD, Amo o SALzinho mas escutando esse episódio eu percebi o quanto eu estava sentindo falta do SA Cast.
    Ahhh a voz de esquilo...vocês debatendo o tema com profundidade e bom humor...vou apertar meus cintos pq estou sentindo que essa temporada do SA vai ser topster.

    ResponderExcluir
  3. Achei um papo bem interessante que vocês tiveram, concordo com muita coisa que vocês falaram. Como pessoa mórmon, acho que já mencionei aqui, frequentei até os 12 anos, fui batizado e tal. Por muito tempo me sentia bem a vontade, preenchido mesmo, estava lá porque gostava. Quando fiquei adolescente passei a questionar, e discordar de certos comportamentos dos irmãos, principalmente com relação ao papel da mulher na igreja, eu passei a ver como submissão então me afastei. Mas como minha mãe sempre disse, vocês disseram também, e eu concordo, você não precisa estar dentro da igreja, para acreditar no que você foi ensinado, levo isso comigo. Ano passado estava num vazio espiritual bem grande, e voltei a reler o livro de mórmon, e me deu o gás que eu tava precisando, então nunca deixei de me considerar mórmon as vezes sinto vontade de frequentar de novo, mas acho que já desconstitui tanto o meu pensamento sobre o mundo, que tenho certeza que ia arrumar confusão com o povo da igreja, que é meio cabeça fechada. Então fico com as escrituras por enquanto❤️
    PS: para quem não sabe o livro de mórmon é um spin-off da Bíblia, lá na igreja as duas escrituras são utilizadas. Os eventos da Bíblia estão na timeline do livro de mórmon por exemplo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que plot twist essa coisa do spin off.
      Legal saber que alguém tem uma religiosidade diferente. Depois quero saber mais, como funciona os Mórmons. Sempre tive curiosidade.
      Obrigada pelo comentário agregando valor ao camarote

      Excluir
    2. Tá aí mais um convidado pra quando a gente fizer a parte 2 expandindo as religiões!

      Excluir
  4. Mesmo sendo um podcast sobre Deus, vocês estavam possuídos rs

    Adorei de verdade. Foi um daqueles que escutei e quando vi já tava acabando e eu achando que tinha passado no máximo uma hora. Foi ótimo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Baby Z!
      Gostamos muito também de fazer. É legal quando a gente gosta e a galera tbm.
      XoXo

      Excluir
    2. Possuídos que nem menina Juliana que era ateia, mas tinha um relacionamento com God graças a Grace.

      Excluir
  5. Episódio maravilhoso, acho que religião é sim um tema que todos nós devemos discutir, ao contrário da opinião popular. Adorei Eduardo saindo do armário como assembleiano, plot twist carpado, também fui da Assembléia, passei boa parte da minha vida lá. Como assim Jesus o queijo quente não é o plot favorito de vcs? Melhor comentário sobre como a fé é uma coisa tão influenciável, esse plot foi tão bom que repetiram em OITNB com Norma.
    PS. Eu vi esse documentário sobre Cientologia que vcs falaram e fiquei horrorizada, o filme O Mestre é com Amy Adams linda, com uma interpretação merecedora de Oscar, mas como sempre ignorada né.
    PS. Também sou fã de carteirinha de Rachel Taylor, vi todas as séries dessa mulher, inclusive vi todos os episódios de As Panteras e ainda sinto falta dela em Greys anatomy, melhor namorada de Karev ever.
    PS. Um beijo na alma de todos vocês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei com vergonha porque Amanda tava muito revoltada, mas preciso confessar que sim, adoro Jesus Grelhado!

      Excluir
  6. Gente, adorei a nova roupinha do SACast. <3
    Tenho muitas barras com religião, acabo chegando à conclusão que sou apenas agnóstico, não duvido nem acredito em nada, e se deus existir, no fim das contas, acaba não fazendo diferença, pois deve ser uma parada tão incompreensível que a minha crença ou falta de crença nisso não vai fazer diferença na soma total das coisas do universo.
    Queria mencionar também Deuses Americanos, que virou série recentemente, mas não assisti e só posso falar do livro do Neil Gayman que é muito bom. A premissa básica é que os deuses brigam entre si porque um deus só será tão poderoso quanto a fé das pessoas nele, daí que o Neil faz uma crítica muito legal a crenças antigas e novas, e dá a entender que nós adoramos coisas como se deuses fossem, a ponto de essas coisas criarem ar de perenidade, como a Mídia, a Internet, etc. Enfim, gosto do argumento do livro, embora eu tenha minhas ressalvas quanto à narrativa dele em si. Mas vale a pena ler/assistir pra a gente pensar que coisas estamos idolatrando hoje e se ainda vale a pena idolatrá-las.
    Já estou ansioso pelo próximo episódio, devia ser que nem Netflix, libera tudo de uma vez, gente!
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tava com muita vontade de ler Deuses Americanos, mas a série me deu uma desanimada. O hype me faz ficar com preguiça RS
      Mas lerei sim. :)

      Excluir
    2. Sidney, seu lindo, esses seus comentários maravilhosos dão vontade de fazer a Netflix e liberar tudo (o que não está gravado) de vez mesmo! Quem sabe a tecnologia possibilite em breve #issoémuitoblackmirror

      Excluir
  7. podcast maravilhoso!!
    fiz primeira comunhão pra fazer média com a família e tal, nunca tive vontade de continuar e acabei decidindo me abster da ~vida religiosa~, então não posso opinar com propriedade sobre essa parte. só posso dizer que me senti representada por leo falando do marista e suas missas, sei de cor a história de tio champs na frança (com leah keys) por ter ouvido a mesma coisa durante anos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc também virava de costas na missa? #protesteja

      Excluir
    2. Champagnat vai continuar conquistando a juventudeeeeee

      Excluir
  8. Vocês conseguem deixar um assunto que não me interessa NADA legal, pq vcs são legais. EU não sou nada religiosa, mas um filme que eu quase morri desidratada de tanto chorar foi Milagre do Paraíso, é com a Jnnifer Garnerzinha e Queen Latifa. Putamerda, que filme lindo. É baseado em história real, sobre uma menina que tem uma doença terminal e aí coisas vão acontecendo. Quem for assistir o filme, não olhe no IMDB pq eles dão spoiler na sinopse.
    É isso, se espirrar, deus te crie.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já vi Milagres do Paraíso e me desmanchei em lagrimas!

      Excluir
    2. Faz isso não!! Dramas de doença e morte de pets me matam.
      Ai 😥😥😥😥

      Excluir
    3. Botando na lista sem ver a sinopse, mas terá que ficar guardado pra um dia que não estiver nada sensível, senão vai ser difícil, hahahaha.

      Excluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito linda essa versão de Meeta Ravindra, não conhecia!

      Excluir
  10. Excelente, mais uma vez! No fundo eu esperava por esse cast, ia montado as experiências de cada um que eram soltas por ai, mas esse revelou muitas facetas de cada um. Me fez refletir também sobre a minha trajetória com a religião quando me via em meio a seus relatos. Hoje sou católico praticante e estou envolvido na coordenação local de onde moro, conservo muitas críticas das quais a Erika comentou e apesar de estar no interior, pelo menos a nivel local temos uma certa liberdade para debatermos esses pontos conflitantes, o que é sempre interessante. Nunca pensei que gostaria tanto de ouvir vocês falando sério. Parabéns e que venham os próximos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. \o/ falar sério tem sido cada vez mais divertido, obrigadíssimo pelo feedback e pelo relato pessoal!

      Excluir
  11. Oie,
    Eu esperando tanto vocês falarem da novela A Viagem... não lembraram? huahauah Por que não tocou 'um anjo veio me falar' da Rouge?
    Sobre livro há toda uma questão de que Nárnia (não os filmes) fala sobre religião, não sei quanto disso é verdade, sabem sobre?

    bj

    Debyh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Debyh, essa belíssima canção do Rouge tocou quando falamos sobre The OA (polêmicaaaa!) e vez ou outra falamos de A Viagem por aí. Se bem que nem acho A Viagem tanto sobre religiosidade, é mais sobre vida após a morte, que também é um tema que renderia bastante separado.
      Sobre Nárnia, é sim, tem toda uma análise sobre o leão Aslam ser Deus e um monte de associações que, confesso, na época que li não dei muita bola e tenho interesse de retomar um dia.
      Brigado pelo comentário e besitos!

      Excluir
  12. Acho a discussão super valida, mas acho que vcs poderiam fazee uma parte 2 com outras religiões para serem discutidas. Acho que faltou um pouco nesse ponto, mas entendo que o foco foi no que vcs vivenciaram e sabem. Aceito o convite para falar das religiões de mateiz afro. Hahahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luana, com certeza acho que tem que rolar, talvez demore um pouquinho, já que esse em teoria mais fácil de a gente fazer levou uma vida pra ser feito, hahaha, mas pode deixar que agilizando farei o convite com o maior prazer :D

      Excluir
  13. Dps de anos vim comentar, antes que eu me esqueça: tava ouvindo novamente esse podcast e queria muito um papo muito interessante sobre "Deus não está morto", pois ele é muito problemático, mas só uma dica mesmo!

    ResponderExcluir

Comenta, gente, é nosso sarálio!

Subscribe