S.A.D. 209 | Contradição e Contestação no Impasse Harry Potter vs. J.K. Rowling
12.5.25À luz de acontecimentos recentes na política mundial e no microverso dos podcasts da holding, reunimos nossos (ex?) Potterheads em conflito para uma conversa honesta sobre alguns dos fatores envolvidos na escolha de repercutir ou não Harry Potter depois do que sua criadora se tornou: culpa, fiscalização, liberdade, nostalgia, segurança, indiferença, concordância, oposição, apatia, entre tantos outros conceitos que nem sempre queremos, mas ainda precisamos aprofundar.
Acompanhe o SAD: iTunes | Android | Spotify | Grupo no Telegram
Envie SUAS HISTÓRIAS anonimamente pelo formulário para fazer parte dos próximos programas.
Envie SUAS HISTÓRIAS anonimamente pelo formulário para fazer parte dos próximos programas.
Participantes
Leo Oliveira
Sidney Andrade
Links
Estação 21 #000 – J. K. Rowling e a Representatividade LGBTQ+
A timeline of JK Rowling's transphobic shift
Foto de capa por Dollar Gill no Unsplash

6 comentários
Fiquei chocado com o reavivamento da pauta JK Rowling shit mas admito que, apesar da preguiça com o tema, foi um ep edificante como sempre, Léo e Sid adoráveis!
ResponderExcluirParticop
chocado com o reavivamento da pauta JK em pleno 2025 mas devo admitir que, apesar da preguiça com essa mana aí, o episódio foi edificante como sempre. Léo e Sidnelson muito adoráveis.
ResponderExcluirParticipei do Estação por um bom tempo, porém pra mim foi tranquilo parar de consumir a obra da desquerida pq nunca fui grande fã, só achava divertido. E, assim como o Sid, já tive esse comportamento de fiscal de gosto alheio, mas não demorei muito pra perceber o quão pouco efetiva era essa postura.
O importante é ter consumo crítico e, de resto, cada um cuide da sua vida. (O que não quer dizer que eu não julgue, mas deixo isso unicamente na minha cabeça, sem externar)
Não sei se vão achar comparável mas recentemente escrevi sobre os casos do Gaiman e do Silvio almeida, quem quiser fica a vontade pra ler: https://open.substack.com/pub/mucaolho/p/referencias-que-nos-decepcionam-e?r=6mti7&utm_medium=ios
Beijos <3
Achei que esse podcast ia render comentários, mas pelo visto o pessoal foi absorvido por bebês reborn kkkkkk
ResponderExcluirAdorei tudo do programinha.
Sidney sempre sensato. S2
Não sou trans, não tenho contato direto com pessoas trans, sou apenas um homem gay cis que decidiu não acompanhar mais nada sobre HP, do mesmo jeito que não tenho mais a rede social X.
São coisas que nós podemos ficar livres, e de quebra não apoiar, mesmo que indiretamente, qualquer tipo de milionário ou bilionário que use o dinheiro para afetar as pessoas, geralmente os mais pobres e indefesos.
(Impressionante como nenhum deles ataca quem pode revidar)
Essa foi a minha escolha, e não posso obrigar ninguém a fazer o mesmo, inclusive o X nunca esteve tão cheio, mas adoraria saber que os meus podcasts favoritos simplesmente ignoraram qualquer coisa relacionada com Harry Potter e a autora maluca.
Pode assistir a série nova, pode pagar ingresso caro no cinema para assistir os filmes quantas vezes quiser, pode comprar todos os livros em 50 versões diferentes, mas evite propagar. Todo conteúdo que não é propagado, uma hora vira passado e a sociedade segue para novos rumos.
Abraços aos queridos do SA, SAD e Loggado.
Graças a deus nunca gostei dessa saga ! !
ResponderExcluirPrefiro chiquititas à saga de bruxos
ResponderExcluirNo caso dos Eduardos no loggado e discutir sobre o consumo dessa naba de hp:
ResponderExcluirAcho que o mais importante é ver a intenção da pessoa quando fala. Pq sem escutar, só ficando na defensiva, muitas vezes a gente termina se afastando mais e não se unindo pra lutar contra o problema a nossa frente.
Temos que ter mais gradientes nas coisas, não ser tudo preto no branco, ser mais cinza, mais flexível, mais adaptável, mas sem abrir mão do que você acredita. O negócio é ação. Dá pra gente se unir se conversar com paciência. É o tal do problema da esquerda de brigar por pouca coisa e enquanto isso o lado de lá tá passando por cima da gente.
Eu assisti HP acho que nem tinha 15 anos. Mas nunca captei a grande mensagem de rebeldia contra as injustiças que tava por trás da obra; me faltava repertório pra fazer as analogias e ligar o "la" com o "cre" pra fazer o "lacre". Nunca fui muito fã mesmo (então deveria estar calado aqui né), assisti os filmes na época que tava saindo, mas, pra mim, só foi mesmo festival de poderzinho.
Até um pouco antes da véia ficar toda cheia de fungo, eu já tava cansado de estarem remoendo essa obra por uns 15 anos sem nada de substancial a mais. É a maior aplicação do meme da vaquinha seca de tanto tirarem leite.
Acho essa serie nova extremamente desnecessária; só vai encher o rabo dela de dinheiro e não vai acrescentar nada de diferente, só requentar os filmes (que não é como se estivessem escondidos perdidos no tempo).
Comenta, gente, é nosso sarálio!