Lost in Austen: Season 1

29.8.10


Se você é fã de Orgulho e Preconceito (Pride and Prejudice), assim como eu, não pode deixar de ver Lost in Austen, minissérie de quatro capítulos da ITV, que realiza o sonho de muitas de nós.

Imagine que, um dia, quando sua vida parece mais ordinária do que nunca, você pudesse se transportar para sua obra literária favorita e viver por lá com os personagens que conhece tão bem. Pois é exatamente isso o que propõem Lost in Austen, ao levar Amanda Price (Jemima Rooper) para Longbourne, através de uma porta fantástica que ela descobre em seu banheiro.

Aliás, quem descobre a porta não é Amanda, mas Elizabeth Bennett (Gemma Atertton) e é assim que as duas trocam de lugar. Enquanto Lizzie vai conhecer as maravilhas da vida moderna e da independência feminina, Amanda vai aproveitar a vida no campo, os galanteios, o romantismo e a educação de 200 anos atrás.

É claro que assim que ela chega, a história tradicional começa a mudar e ela tenta de tudo para fazer as coisas acontecerem como deveriam. É hilário vê-la explicar suas roupas, maquiagem, falta de modos e previsões do futuro. Mais ainda revelar um falso gosto por garotas para se livrar de Mr. Bingley e fazê-lo notar a presença de Jane.

Como não poderia deixar de ser, há toda a empáfia de Mr. Darcy e seu ar de desaprovação aristocrática, que vai se perdendo quando ele se descobre apaixonado por Amanda (e vice-versa). Há ainda certas revelações, como a de que Georgiana Darcy teria inventado ter sido molestada por Wickham, trazendo à tona uma personalidade dócil e gentil para o grande canalha da história.

E já que estamos nessa nova versão, nada melhor do que relembrar a clássica cena em que Colin Firth surge molhado, após seu mergulho no lago. Porém, dessa vez, Mr. Darcy (Elliot Cowan) o faz para satisfazer as fantasias de Amanda. Aliás, é importante notar que há diversas referências a pequenos detalhes conhecidos pelos fãs, que dão um toque de humor muito bacana a essa produção. Quem nunca viu filmes e séries ou sequer leu o livro, também vai se divertir com situações bizarras, como a aquela em que Darcy vem ao presente e conhece Tinky Winky (sim, aquele dos Teletubbies).

O grande barato de Lost in Austen não está apenas nesses detalhes, mas na situação em si. A grande maioria das pessoas já se imaginou vivendo algo do tipo, ao ter a chance de invadir sua história favorita, seja ela qual for. O engraçado é notar para quem você vai torcer no final. Será Lizzie ou Amanda, a conquistar o coração de Mr. Darcy?

A escolha é difícil, senão impossível e não vou contar o que acontece no final. Quem quiser saber se prevalece o clássico ou fantasia vai ter que assistir essa minissérie cheia de bom humor e tirar suas próprias conclusões.

Talvez Você Curta

5 comentários

  1. Adoro Jemima Rooper. Valeu pela dica. Vou assistir!

    ResponderExcluir
  2. Você encontra pra baixar no Filmes com Legenda: http://filmescomlegenda.net/fcl/series/lost-in-austen-1%C2%AA-temporada-2008/. Abraço

    ResponderExcluir
  3. Adoro Jemima Rooper. Valeu pela dica. Vou assistir!

    ResponderExcluir

Comenta, gente, é nosso sarálio!

Subscribe