Breaking Bad 4x09: Bug

18.9.11


Ameaças cada vez mais reais.

Não teve jeito, conseguiram separar a dupla principal de Breaking Bad. Walt e Jesse nunca foram um par perfeito, é verdade, e indicavam que isso acabaria acontecendo há tempos. A paranóia e a arrogância de um e o isolamento e a indecisão do outro fizeram o plano de Gustavo dar certo. Aí toda a frustração acumulada por isso explodiu em uma briga que até começou engraçada (como aquela outra no labmóvel) mas logo provocou aflição de tanto que eles se bateram. Dessa vez foram além de colocar as diferenças na mesa (quase quebraram ela) e talvez nunca mais vejamos os dois trabalhando juntos novamente. Não exatamente por causa da pancadaria, que até poderia ter sido pior, mas pela origem do desentendimento. Para Walter o pedido de socorro do Jesse pareceu mais um apelo de um traidor incompetente, e portanto lavou as mãos diante da possível morte do colega. Uma desconfiança que foi a última gota para Jesse, cansado dos abusos e esculachos do Professor White.

Só que se a excursão para o México acabar como ele gostaria será mais um problemão porque não vai ter Gus que consiga proteger o famoso Heisenberg. A melhor coisa para ele seria que tudo saísse como o combinado e a vingança do cartel fosse substituída pela trégua envolvendo a fórmula da blue meth, afinal dos males o menor. Mas já deu pra sacar que da fronteira pra baixo as coisas nunca acabam bem, então ficamos nos perguntando se todos voltarão a salvo de lá. E também já deu pra sacar que o câncer do Walter está de volta, pelas indiretas dele e o cigarro que pediu emprestado. A última vez que ele tentou fumar foi lá no segundo episódio da série, pouco depois de descobrir sua doença. E como sempre dá pra piorar um pouquinho agora também há a ameaça do governo descobrir tudo por causa do servicinho sujo que a Skyler fazia para o Ted. Não existe pontas soltas em Breaking Bad e isso que faz essa série ser tão boa e diferenciada.

Anna Gunn deve estar bem feliz com o salto que sua personagem deu nessa temporada e outra vez nos divertimos com as picaretagens de Skyler colocando as armas pra fora (hãn? hãn?) e fazendo a loira burra ou cobrando os clientes imaginários no lava rápido. Tem gente apostando que o Ted será a solução para a lavagem de dinheiro do tráfico porque a empresa dele teria capacidade de movimentar grandes quantias mas o fato é que até agora ele tem sido o problema, e tudo indica que Sky vai tentar resolver isso sozinha. Até porque Walter não ficaria nada feliz em saber que estaria dando dinheiro pra salvar a pele do cara que lhe deu um par de chifres. Outra possibilidade é a de Ted tentar se aproveitar da situação para fazer chantagem em troca de dinheiro e aí pode ser que Walt tenha a chance de pagar a dívida com juros e correção. Só sei que essa é a ameaça que mais me preocupa porque sonegação de imposto é um crime provado mais facilmente do que os outros.

Pra completar o ciclo de ameaças temos a investigação de Hank, que graças ao seu talento e perseverança está cada vez mais perto da verdade. Todos riram com a cantoria do tema de Rocky, menos Walt que vê sua ruína chegando bem de perto. E que situação embaraçosa esses dois juntos pensando em como derrubar o chefão do tráfico em Albuquerque. Será que não é aí que está a solução que Walt tanto procura? Não foi nada planejado mas da última vez que ele precisou se livrar de um patrão indesejado (Tuco) foi Hank que acabou o despedindo, sem falar nos gêmeos assassinos. Das duas uma, ou ele usa toda a genialidade para bolar um jeito de as coisas se acertarem em conjunto ou vai acabar sendo pego em algum detalhe esquecido. Chega de bancar o valentão Walt, é hora de ser o valentão. Nessas horas dá pra lembrar do sobrancelhudo Bogdan perguntando: "Can you be tough?" Do it like a boss Walter!


Talvez Você Curta

1 comentários

  1. Tô vendo essa temporada de Braking Bad com atraso, mas não podia deixar de dar parabéns pela review. Poucas pessoas fazem uma leitura tão boa de BB !!

    ResponderExcluir

Comenta, gente, é nosso sarálio!

Subscribe