Revenge 1x01: Pilot

16.9.11


Essa não é uma série sobre perdão e Revenge é a ABC se vingando de seu público antes mesmo da Fall Season chegar.

Toda ano, quando chega a época dos lançamentos, algumas séries começam a “vazar”, nos dando uma amostra prévia do que vem por aí. Quis o destino que a primeira da safra 2011/2012 fosse Revenge, da ABC, com suas promessas de maldade estilo olho por olho, dente por dente.

Confesso que a proposta da série não me agradou desde minha primeira olhadela no material promocional, mesmo assim, achei que não custava dar uma chance, algo que eu faria (e farei) por todas as novatas. O problema é que minhas previsões se confirmaram.

Abusando de todos os clichês possíveis, Revenge apresenta uma trama bastante boba, na falta de palavra que descreva melhor. É uma espécie de novela mexicana transformada em série, porém, sem aquele glamour tão característico de tudo o que vem da terra-mãe da Maria do Bairro. O que é preciso compreender aqui é que novelas mexicanas funcionam (e eu gosto delas, que fique claro) por agregarem todo aquele valor do exagero e do dramalhão, coisa que Revenge não pretende fazer.

Minha impressão é a de que querem utilizar uma proposta sem mergulhar nela completamente, deixando muito a desejar em todos os quesitos. Se vocês ainda duvidam de que Revenge tem proposta de novela mexicana, explicarei a seguir a trama.

Emily (Emily Van Camp), outrora conhecida como Amanda, é a jovem que viu sua vida destruída durante a infância e que retorna, rica e poderosa, para se vingar das pessoas que acabaram com sua família.

Como nova identidade, ela se infiltra entre os responsáveis pela desgraça de seu pai, preso pela falsa acusação de financiar um ataque terrorista, e vai derrubar um a um. Logo de cara ela ataca a ex-assistente do amado papai, usando para isso a melhor amiga dela. Não por acaso, Emily se insinua para Daniel Grayson (Josh Bowman) filho mais velho de sua arquiinimiga, Victoria Grayson (Madeleine Stowe).

Sentiram o drama? E isso é só uma parte da história, que ainda inclui um “aliado” com tendências a se tornar inimigo, por ser o único a conhecer a verdadeira identidade de nossa heroína, além de um amor de infância impossível na prática, já que isso atrapalharia demais os planos cruéis de Emily.

Como a série começa com o a assassinato de Daniel bem no dia de seu noivado com Emily, voltamos no tempo por cinco meses para conhecer os fatos que culminaram nesse desastre para a família Grayson, mas a verdade é que poucas pessoas se interessarão em continuar assistindo depois desse Piloto.

O episódio parece muito mais longo do que é, simplesmente. O roteiro é raso e muito cansativo, fazendo olhar diversas vezes para o contador de tempo na esperança de que o fim esteja mais próximo.

Não consegui me conectar com a trama ou mesmo me convencer de que Emily seja uma pessoa má e vingativa. Victoria é uma vilã caricata e nada inspira em continuar. Sem dúvida, esse aperitivo antecipado de Revenge facilitou minha vida e já me fez riscar a primeira série da longa lista.

No elenco ainda estão Gabriel Mann, Nick Weschler, Connor Paolo, Henry Czerny, Ashley Madkwe e Christa B. Allen. A direção é de Philip Noyce e a produção executiva fica a cargo de Mike Kelly, Marty Bowen e Wyck Godfrey.

Talvez Você Curta

2 comentários

  1. Acho que no geral a série funciona, mas como uma mini-série. Uma espécie de história a ser contada em apenas uma temporada. Não vejo tanto material para o desenvolvimento de mais de uma temporada.
    Achei a atuação de Emily boa, mas o roteiro/direção não a permitiu ser totalmente maléfica e com desejo de sangue como deveria ser. A história toda do pai dela me interessou um pouco, mas realmente a série está envolvida em alguns tantos clichês.
    Eu gosto do estilo americano de fazer o mexicano justamente por tirar esse exagero. Mas entendo que existem pessoas que não gostam, e acho que essa decisão é puramente cultural. Lá nos EUA eles preferem uma história ficcional sem todo esse exagero, se a proposta da série fosse como um "reality show" aí a coisa funcionaria diferente...
    Pretendo assistir a série e acompanhar mais do plano maléfico (espero que fique mais) de vingança de Amanda/Emily.

    ResponderExcluir
  2. Tb gostei da serie, bem a cara da CW

    ResponderExcluir

Comenta, gente, é nosso sarálio!

Subscribe