Grimm 1x01: Pilot (Pre-Air)

25.10.11



Isso não é um conto de fadas. As histórias são reais.”

Segunda nova produção da Fall Season que possui alguma conexão (aqui, bem mais conexão) com contos de fadas. A primeira série é Once Upon a Time. A estréia será só sexta, dia 28, mas a NBC disponibilizou para os seguidores do twitter um link para ver o episódio. Um dos problemas com o piloto, foi a forma com que a emissora resolveu divulgar: entregou qual conto seria explorado no episódio, além de tirar a surpresa de várias cenas.

O detetive Nick (David Giuntoli) começa a ver coisas estranhas e acaba descobrindo que faz parte da linhagem dos Grimms, grande caçadores de criaturas mitológicas, que tendem a manter equilíbrio entre os dois mundos que aparentemente é o mesmo. A tia dele, que foi praticamente a mãe dele por um bom tempo, está morrendo de câncer e decide contar logo o que ele não sabe. Claro que ela não consegue (ainda), mas fiquei chocado ao ver alguém que está a 2 meses de morrer, conseguir lutar daquele jeito com um Reaper. Infelizmente, ela ficou em coma o episódio inteiro.

No geral, o piloto não foi ruim, não foi bom... Foi simplesmente satisfatório. Porém, o episódio começou e continou em ritmo acelerado. Antes da 'abertura' aparecer, o protagonista principal já sabe que é um Grimm, vê duas criaturas, mata uma e já está investigando um caso. É um procedural supernatural. O que faz muito sentido, principalmente por trazer os contos dos irmãos Grimm à vida.

Todo mundo sabe que os irmãos Grimm foram os grandes disseminadores do folclore europeu no livro “Contos de Grimm”. Há várias histórias populares, como a Chapeuzinho Vermelho, Cinderella, essas coisas.... No total, são mais de 200 contos. Todos os contos não são necessariamente contos de fadas. Portanto, para quem tem dúvidas se a série vai conseguir se renovar episódio após episódio (e quem sabe, temporada após temporada), pense novamente.

Em Once Upon a Time, o piloto nos apresenta uma história clara, sabemos que estamos andando para algo calculado. Em Grimm, porém, o piloto nos apresenta uma premissa, que ainda não está muito clara. Uma premissa que claramente irá se desenvolver em uma corrida atrás de casos e seres mitológicos episódios após episódios sem uma meta em mente.

Isso não é uma coisa ruim, como acontece em Law & Order: SVU e tantos outros dramas procedurais e já no piloto dá pra ter uma noção (em alguns momentos) de que os roteiristas tentarão desenvolver uma história. Até agora, nada foi estabelecido. O protagonista nem sabia que existia vários 'lobos-maus' no mundo.

Alguns dos personagens já foram apresentados corretamente (e outros, como a namorada do protagonista, só estava lá pela cota de beleza)... O protagonista não. Ele se perde no meio da própria vida e não entende praticamente nada do que está acontecendo. Se não fosse pelo lobo-mau, Eddie (de longe, o melhor personagem até agora), ele provavelmente não saberia encontrar aquele outro macabro e velho comedor de garotinhas que usam vermelho.

É uma série com potencial. Resta saber se os roteiristas vão conseguir levar Grimm de satisfatório para ótimo. Porém, nada me chocou mais no episódio do que descobrir que Eddie, sendo um lobo mau, frequenta a Igreja e Nick, um humano, faz o contrário.

Talvez Você Curta

3 comentários

  1. Acho que vou continuar vendo! Ótima review!

    ResponderExcluir
  2. aaa gostei. embora eu acho que vai virar meio "Supernatural" =X

    mas vou continuar assistindo

    ResponderExcluir
  3. Tem como não achar mt Supernatural? Sério, caçador (boniton!) de monstros que as pessoas não sabem que realmente existem... Claro que é mais do mesmo. Claro que é mais uma premissa que já nem era original assim. Mas e daí? Tem potencial pra durar. Vou assistir os próximos episódios e depois decido se adiciono (pelo menos durante a temporada inteira) à minha watchlist ou não.

    ResponderExcluir

Comenta, gente, é nosso sarálio!

Subscribe