NCIS 9x16: Psych Out

26.2.12


Regra #42: Nunca confie em alguém que acabou de tentar te enganar.


Se em “Life Before His Eyes” fomos levados a imaginar “como seria se”, agora o episódio deu a sensação de um thriller psicológico de cinema, um mistério que se dissolvendo ao poucos e que manteve o espectador vidrado, onde cada detalhe havia de ser tomada atenção extra para não se perder. 

Não se podendo confiar na própria sombra. 

Uma das principais razões do episódio funcionou tão bem foi graças a Dra. Samantha Ryan (Jamie Lee Curtis), uma manipuladora de primeira, ou seja, uma adversária formidável para Gibbs, deixando-o, temporariamente, fora de seu jogo – o que não é tarefa fácil. 

Apesar de retratar uma personagem que estava destinada a intensa desconfiança e aversão desde o começo, Curtis teve um desempenho forte e diferenciado e comandou a tela lado a lado de Mark Harmon o tempo todo. 

Dois dos melhores no negócio no topo de seu jogo. Como não amar? 

Muitos dos fãs telespectadores provavelmente não vão adorar a ideia de nosso destemido líder se reunir com seu homólogo para um café da manhã as 4 da manhã para um “encontro”, mas ela mostrou uma vulnerabilidade surpreendente no final do episódio. 

Depois que Gibbs virou o jogo, mostrando-se na escola de seu filho – a melhor cena do episódio, onde ele disse que tudo sem dizer nada – vimos um lado diferente da Dra. Ryan. 


Enquanto Ryan feroz lealdade com o DOD e as suas missões clandestinas é inquestionável, a sua humanidade venceu quando ela implorou por um favor, e Gibbs recebeu seu quid pro quo imediatamente. 

Apesar de ela dizer que não poderia ajudar, acabou deixando seu telefone e pistas, o que levou Gibbs e sua equipe até o assassino de Banks. Claro, ela poderia ter feito isso desde o começo, e provavelmente nunca poderá ser uma confiável fonte de informações, a menos que ela tenha algo a perder. 

Ainda assim, ela não é totalmente terrível. 

Faíscas voavam entre Ryan e Gibbs, mas eles vão transitar e incendiar um relacionamento pessoal além deste episódio? Curtis retorna no episódio de 20 de Março, por isso é certamente possível. 

Até para quem não sabe Harmon e Curtis já foram casados na vida real, então nada mais plausível que a química que rolou entre os dois durante todos os episódios. 

Ela não é ruiva, porém, ela pode tingir, ou... isso seria uma mudança positiva de ritmo? 

De qualquer maneira, a questão muito maior, é claro, é o fato de que ela está predisposta a subterfúgios e safadeza. 

Dra. Ryan é claramente boa em seu trabalho, mas quando isso envolve meias-verdades e de manipulação, fria e calculada, você tem uma relação suspeita. 

A referência a travar uma batalha psicológica contra o Irã era apropriada, dada a maior atenção dada às ambições nucleares daquele país, e em uma época gradualmente, indo além da guerra convencional. 

No entanto, quando você vive nas sombras, a vida torna-se uma gigante área nebulosa. 

Gibbs percebeu desde o início que ele estava sendo monitorado por pessoas com segundas intenções, mesmo antes de ter encontrado a escuta em seu porão. 

Outra grande cena. Enquanto o resto do mundo indo sem papel, Gibbs vai e... papel, McGee! Claramente um movimento inteligente da sua parte. 

Ryan é uma personagem convincente que eu gostaria de ver seu trabalho a favor e não contra a equipe. Inteligente, engraçada e obstinada, seria um grande trunfo se você pudesse acreditar mais de 40 por cento do que ela diz. 

Vá com cuidado, Gibbs. Sabemos que você adora mulheres poderosas. 

Com a intensidade dos jogos mentais de Gibbs-Ryan e da complexidade do caso, provavelmente, poderia ter sido um episódio em duas partes.

Alguns pontos interessantes a resaltar:
  • Uma pena que a volta da Dra. Rachel Cranston (aka Irmã da Kate), foi em um episódio em que sua aparição foi ofuscada pela aparição da magnífica Jamie Lee Curtis.
  • Vance voltou hein, bem que havia comentado na review anterior, mas a cena dele com Gibbs sobre o tempo que ele e Dra. Ryan passaram juntos na faculdade, simplesmente impagável.
  • DiNozzo acabou se dando mau ao pedir a revisão do salário de McGee.
E para não perder o costume: NCIS 9x17: "Need to Know"


Talvez Você Curta

3 comentários

  1. Dra. Samantha Ryan e Gibbs realmente detonaram nesse episodio!E concordo com vc que Rachel Cranston que e uma personagem Interessantes foi ofuscada pela Ryan.



    Continue com as reviews estao magnifica!^^

    ResponderExcluir
  2. Mais uma excelente review.

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro NCIS e amo todos os episodios, mas esse aqui, vamos combinar, foi um episodio fantastico, Gibbs e Ryan roubaram todas as cenas que apareceram, simplesmente valeu a pena ......

    ResponderExcluir

Comenta, gente, é nosso sarálio!

Subscribe