Person Of Interest 1x16: Risk

26.2.12


Na maioria de seus episódios, Person Of Interest apresenta casos isolados que, embora interessantes na maioria das vezes, perdem força se comparados ao potencial das tramas que exploram o passado dos personagens ou se conectam a outros episódios. Risk consegue equilibrar seus elementos aliando tramas passadas com um excelente caso da semana, resultando em um ótimo episódio da série.

O caso dessa vez semana poderia facilmente se tornar desinteressante ou esquemático. Seu protagonista, Adam, é inexpressivo e seria fácil arrumar qualquer razão para que ele corresse perigo ou ameaçasse alguém. O caso com a chefe, inimigos no trabalho, tudo é muito esperado e colocado ali apenas para levantar óbvias suspeitas que felizmente não tinham qualquer fundamento.

Discretamente, há pistas que apontam para uma conspiração maior e essa é a grande qualidade do episódio. A constante idéia de que há um elemento faltando — apresentada logo no inicio da trama quando Reese não consegue hackear o telefone de Adam —, uma parte essencial para a solução ocultada do espectador, fomenta um mistério que é, literalmente, sustentado até a última cena do episódio.

Conectar os acontecimentos do episódio com a há algum tempo ignorada trama sobre a ascensão de Elias como mafioso trás ao episódio uma bem-vinda sensação de união com eventos passados. A sequencia final de Risk também mostra que a detetive Carter esta cada vez menos incomodada com a obscuridade dos métodos de Reese e Finch, já que quando ela se viu incapaz de investigar o que teria acontecido com o agente da SEC preso, ela recorreu sem problemas a Reese.

Se há algo de negativo nesse episódio, é apenas a necessidade recorrente que os roteiristas da série parecem ter de sempre criar situações de suspense desnecessárias. Qual o propósito de fazer com Reese salve Adam no ultimo segundo antes que ele fosse arremessado do telhado? A série possui bons diálogos — principalmente entre Finch e Reese —, tramas bem construídas semana após semana, ótimas seqüencias de ação, ela certamente não precisa de um elemento pedestre como esse tipo de situação de suspense forçada para conquistar o publico.

Com a reaparição de Elias, espero que Person Of Interest abandone um pouco os episódios isolados e desenvolva a mesma trama por alguns episódios subseqüentes.

P.S. Será que Finch não sabe onde fica o interruptor que acende as luzes da sua base secreta? Imagino que um pouco de luz não faria mal quando se esta tentando costurar um terno.

Talvez Você Curta

1 comentários

  1. não foi dos melhores da série
    não gostei muito. achei a trama bem boba. era óbvio que ele tinha descoberto um podre de alguém relacionado a ações.
    óbvio que a trama de ganhar dinheiro é genial e certamente estou pensando em fazer isso, mas acho que o episódio fugir do óbvio.
    e Paul sendo o 'vilão' e Elias aparecendo no final foi tão óbvio que deu sono.
    amo POI , mas esse episódio não me convenceu

    ResponderExcluir

Comenta, gente, é nosso sarálio!

Subscribe