Fringe 4x22: Brave New World, Part II (Season Finale)

14.5.12


Um abraço silencioso em uma rua deserta, durante o por do sol.

Esta é uma parte (eu acho) de uma musica do The Killers, porém foi impossível não pensar porque foi exatamente esta a sensação que eu tive ao ver este episódio de Fringe. Uma troca de sentimentos mutua, silenciosa, com uma beleza extravagante, porém algo ali estava errado, algo estava vindo, algo simplesmente não estava certo. A primeira vez que vi o episódio fui totalmente sugado pela história, simplesmente me esqueci de que um dia ouve o “Letters of Transit” e apenas imaginava se os planos de Willian Bell funcionariam, ou funcionariam parcialmente. Simplesmente me peguei loucamente tentando pensar o que aconteceria naquele momento.

Obviamente, já vou começar falando de minha diva Rebeca Madder! Que MEDO! Fiquei me sentindo terrivelmente desconfortável toda vez que via a cena onde os olhos dela ficavam revirando. Vesga foi apelido! Gostei dela na verdade ser megaevil, ter prendido September e ainda mais de que foi ela que deu o tiro que vimos quando ele encontra Olivia na Opera House (Não consigo não lembrar de Battlestar Galactica sempre que ouço ou falo essas duas palavras), ela realmente teve um papel mais significante na trama, porém que trouxe nada além de mais perguntas, primeiro fiquei duvidando de se ela realmente trabalhava para Bell, mas acho que sim, e ai veio a maior duvida, como Willian Bell sabe dos Observers? Como ele sabia como prendê-los? Isso da um nó gigantesco na cabeça.

Devo dizer também que achei toda a trama do símbolo no chão que prende Observers lembrou bastante Supernatural e seus demônios e anjos. Porém realmente fico curioso para saber o que vai acontecer na próxima temporada, com a provável volta de Willian Bell e os Observers, já que segundo September “Eles estão vindo”, realmente espero que a trama fique mais em 2012-15, e que tenhamos apenas um ou dois episódios para concluir Letters of Transit em 2036. Gosto de September, e diferente de Jessica acho que ele vem sim “sentindo” as coisas, desde August no começo da segunda temporada, é possível notar uma maior humanização do personagem, assim como o fato de que ele realmente gosta de Olivia e tenta a proteger de alguma forma. Isso aliado a simpatia que criei ao personagem realmente me deixam temeroso quanto a seu futuro.

E teve gente que realmente se preocupou com Astrid? Inclusive foi dito que a imagem dela era um “spoiler”, que discordo totalmente, primeiro que ela ainda está viva em 2036, o que já tira totalmente o pensamento de que ela poderia morrer, mas realmente gostei das cenas dela no episódio, toda fofinha, falando com Peter no hospital, e mais ainda no final, quando ela ainda ruinzinha, de alcaçuz para Walter, simplesmente adorável, por isso amo a Astrid e queria muito que ela tivesse mais destaque durante a série, porém é algo que duvido que aconteça...

O sadismo e síndrome de Deus de William Bell foram assustadores! Realmente fiquei triste pelo personagem, que no antigo universo era gente boa e se sacrificou por Walter, Olivia e Peter. Mas fato é que Leonard Nimoy continua arrasando lindamente com sua atuação que, mesmo já estando alcançando Niemeyer com tantas primaveras, continua foda e simplesmente impecável. Simplesmente amei e temi a cena onde os seres estranhos brincam de uma maneira tão inocente, que me deixou realmente assustado.

Walter estava incrível durante o episódio, primeiro pensei que a arma que ele ficava mexendo sempre foi para Bell, mas nas outras vezes em que assisti ao episódio fui percebendo que ele sabia que tinha que ser Olivia, que ela tinha que morrer, tanto que Bell já havia dito que mesmo que ele morresse seus planos continuariam funcionando... Os planos de Bell quanto a Olivia ainda ficam meio que obscuros, ele a usava apenas para usar como uma fonte de energia? Não consigo deixar de pensar que talvez tivesse algo mais ali, como o fato dele ter capturado o September, por quê? Como? Não gosto nada disso, porque sinto que Bell ainda vai fazer muitas coisas... E caridade sem duvidas não é uma delas.

Falando em planos para Olivia, fiquei chocado quando Walter mete uma bala na cabeça dela. Entrei em pânico achando que ela realmente havia morrido, sofri com Peter a abraçando e chorando, e fiquei chocado com Walter indo retirar a bala, e foi somente ai que me lembrei que Olivia não podia morrer, porque ainda tinha que ter Etta, assim, percebi que a bala ia sair, inclusive acho que é a mesma bala que Etta tinha em na corrente dela. No final tudo eu certo e todo mundo junto, no quarto do Hospital quando Olivia revela para Peter que está grávida foi mega fofa e linda!

O Glyph Code da semana foi:

“Purge”, que traduzindo, fica como purgar, retirar, remover, retirar, todas nesse mesmo sentido. Que se aplica a várias coisas que aconteceram, tanto a bala que o Corthexiphan retirou de Olivia, quanto ao plano de Willian Bell de varrer os universos e a humanidade da face da terra, e deixar apenas suas criações.

Antes de terminar, quero apenas fazer um breve comentário sobre a temporada. Fringe fez uma temporada incrível, apenas. Claro que não foi magnifica como a terceira, mas realmente amei 90% dela, devido a um ou outro episódio mediano. Para mim, inclusive foi realmente um desafio vir aqui e escrever as reviews, foi uma prazer imenso quando Camis Barbieri perguntou se eu gostaria de assumir Fringe aqui no site, porém ninguém me disse o quão difícil seria. Inclusive demorei a conseguir “pegar o jeito” de se escrever sobre Fringe, vez ou outra ainda dou umas escorregadas, mas principalmente agradeço a quem está sempre aqui comentando, foi um prazer escrever para vocês, e nos vemos na Season 5, ou não...

Talvez Você Curta

11 comentários

  1. Eu estava esperando um cliffhanger maior e mais mindfuck, mas mesmo assim o episódio foi ótimo.

    Hey Leo. Me tira umas dúvidas aqui:
    - Já é certo que Nimoy volte para a 5ª temporada? É possível que ele não volte?
    - As vezes me parece que tudo que aconteceu na 1ª, 2ª e 3ª temporada não serviram de muita coisa para levar a história até onde chegou agora. É tolice minha, ou o foco da série mudou totalmente?
    - E me lembre aqui que eu já esqueci muita coisa: quem foi o causador de tudo que acontece nas 1ª, 2ª e 3ª temporada? Era tudo comandado pelo Walternate? Se sim, ele só parou com os planos dele no fim da 3ª porque Peter voltou e disse que aquele não era o jeito certo? E o Jones de antes, falam o que ele estava tentando fazer e sob o comando de quem ele estava?

    Espero não estar sendo chato com essas perguntas.^^

    Parabéns por suas ótimas reviews.

    ResponderExcluir
  2. Então, segundo rumores acho que o Nimoy volta sim para a quinta.
    E não é que não serviu para para, mas mudou a timeline, assim as pessoas e suas motivações, mas ainda tem o background do que aconteceu antes. Na primeira temporada a maioria das coisas era causada pelo Jones, que era louco, sádico e tentava chegar ao outro lado para mostrar ao Bell do que ele era capaz. Na segunda e terceira Walternativo era meio que o vilão, ele que criou os Shape-shifters e tentava destruir o nosso lado. Nesta timeline, o Jones já era "empregado" do Bell. E ai no final da terceira a timeline foi alterada, assim o Walternativo não era tão "megaevil" porque os dois Peters haviam morrido... E chato? que nada menino!

    ResponderExcluir
  3. PURGE também pode se referir ao próximo episódio da nova temporada de Fringe. Como vimos em Letters of Transit , houve um PURGE e várias pessoas foram mortas pelos observadores.

    ResponderExcluir
  4. Trigo, é verdade, só que eu meio que tentei retirar muuuuito de Letters of Transit da minha memória..

    ResponderExcluir
  5. pq não? Tu vai viajar pro outro universo e fazer reviews lá? XD

    ResponderExcluir
  6. Haha, bem que eu queria Rafaela, mas enfim, são 4 meses, muitas coisas podem acontecer, eu morrer, sofrer um acidente e ficar com amnesia, a internet acabar, eu ser substituido por uma cópia robo megaevil.

    ResponderExcluir
  7. Não sou muito boa em criar teorias, tudo que penso sempre acontece o contrario mas vamu lá...

    Pra mim o Bell tá trabalhando com os observadores. Tava criando um mundo só pra eles (Bell + observers), como o Bell mesmo disse, aquele mundo não era para humanos e os observers no futuro são mais que humanos. Daí, eu acho que o Walter acabou com os planos de toda a galerinha e agora eles ficaram putos pois não tem onde ficar já que os carequinhas detonaram com o mundo no futuro, não tem mais como eles viverem lá e por isso (talvez) o September disse: "Eles estão vindo". Uiiiii... meda total!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Pelo que me lembro de Letters of Transit, fica confirmado que Etta é filha de Peter, mas não fica claro que é filha de Olívia. Creio que muitas águas rolarão para que a verdadeira mãe de Etta seja confirmada. Ainda acredito na possibilidade de Etta ser filha de Bolívia, por ex.

    ResponderExcluir
  9. Quem é a pessoa que está no quadro na parede quando Walter conversa com Bell no minuto 18? Fiquei curiosa, e não encontro nada sobre isso.

    ResponderExcluir
  10. Primeiro fiquei chocada com o Walter ter atirado na Olívia, mas depois caí na gargalhada com o tapa que ele deu no Peter pra trazê-lo ao bom senso. Season Finale mais que perfeita !

    ResponderExcluir
  11. Suas reviews são ótimas e inteligentes, saiba que por conta disto acabei comprando o livro Fim da Eternidade e já li, amei. Vamos nos ver sim na 5ªth, nem pense de outra maneira.

    ResponderExcluir

Comenta, gente, é nosso sarálio!

Subscribe