Game of Thrones 2x05: The Ghost of Harrenhal

terça-feira, maio 01, 2012



Quem realmente merece o Trono de Ferro?

Todo mundo quer ser Rei em Game of Thrones e a série vem fazendo um bom papel ao construir um mundo dividido e arrasado pela ganância do homem. Robb (com dois “bs”, atendendo aos pedidos da leitora Adriana) Stark vem ganhando todas as suas batalhas e humilhando Twin Lannister, mas além de não declara nenhum desejo em governar todo o Reino, vem se mostrando um grande guerreiro e não habilidade de ser um Rei. Apesar de se manterem no Trono por enquanto, os Lannisters perdem muito mais do que batalhas, o apoio do povo, que vem sofrendo com a guerra e acreditam nos “boatos” de incesto da Rainha é sempre crucial para a permanência de um governante. Dá muito bem para comparar a situação atual de Porto Real com a da Nobreza francesa antes da Revolução Francesa com a população sendo contraria a coroa. Renly Baratheon até vinha se mostrando um forte candidato mas sucumbiu ao poder do Dementador do Harry Potter e morreu, deixando um exército muito forte para seu irmão e Catelyn e Brienne como principais suspeitas pela sua morte. A cena da morte ficou meio estranha, graças ao efeito especial, imaginava algo mais real com uma sombra projetada de verdade dando o golpe em Renly. Já Stannis, seria o legítimo Rei por sucessão ao seu irmão Robert, mas na Guerra dos Tronos apenas Ned Stark estava disposto a arriscar sua cabeça ao defender sua honra e a possível coroação de um Rei que ninguém quer ver governando. A coisa piora ainda mais para Stannis na medida em que ele, homem tão justo e frio, acaba se vendendo à feitiçaria de Melisandre para conquistar o que é seu por direito. Nesta disputa ainda tem Ballon Greyjoy, que planeja atacar o Norte com seus marinheiros estupradores e pegar Wintefell completamente desprotegida. Apesar de todos esses candidatos, a série vem construindo Daenerys como a maior merecedora do Trono, afinal, além de toda sua força e seu senso de justiça, a menina é a descendente da casa Targaryen e conta com os Dragões como um sinal dos Deuses de que é a verdadeira rainha de Westereos.

A mitologia da série e todas as feitiçarias e magias propostas por enquanto vem crescendo exponencialmente a cada episódio. Talvez ficou um pouco confuso, para quem nunca leu nenhum dos livros, entender que no mundo de Game of Thrones a magia já teve um papel fundamental no passado, mas acabou perdendo muito a sua força com a morte de todos os dragões vivos na época. Assim, com o nascimento dos filhos de Daenerys, a magia vai aos poucos retornando ao mundo e deixando toda a história ainda mais complexa. A alta produção de fogovivo pelo alquimista a serviços de Cersei e Tyrion, por exemplo, só é possível graças ao retorno dos dragões. Assim, a medida que a crença na magia retorna, Daenerys deve ganhar apoio em Westereos na sua busca pelo que é seu por direito (by fire and blood). É bem verdade, que a trama de Danny é um pouco arrastada principalmente para os ansiosos que não conseguem esperar pelo momento de ver grandes guerras com Dragões voando e atacando a todos com suas chamas, mas é preciso compreender que Geroger R. R. Martin é uma escritor que ensina seu público a ter paciência e não a pular partes importantes do processo de evolução pelo qual Daenerys tem que passar.

Além dela, Game of Thrones vem sendo uma série com fortes personagens femininas. Toda a trama de Arya em Harrenhal está fantástica. Sério, Maisie Williams (Arya Stark) vem fazendo um grande trabalho conseguindo manter todo o carisma da personagem presente no livro e usar várias frases de efeito sem parecer canastrona. É muito legal ver uma meninha num ambiente tão hostil exercendo certo poder, o de matar 3 pessoas, e se tornando o Fantasma de Harrenhal, que deu nome ao episódio. Imagina poder escolher qualquer um para matar. Quem você escolheria se tivesse o poder de Arya? Só 3 opções é muito pouco para a cambada de personagens filhos da puta que existem na série.

Continuando com as mulheres, uma das cenas mais legais de toda a temporada foi a de Brienne prestando juramento a Catelyn. Numa terra com muitos homens que se proclamam Rei, a mulher que luta como um guerreiro resolve dar toda a sua lealdade para uma senhora, o que diz muito sobre a personagem. Enquanto, as conspirações e conflitos de interesse explodem por aí, Brienne presta toda a sua honra de cavaleira para quem menos pode dar alguma coisa em troca, uma mulher que perdeu o marido e só quer voltar para casa e cuidar de seus filhos pequenos.

Dentre os homens, a trama que mais se destacou foi a de Theon Greyjoy. As motivações dele buscando orgulhar seu pai e sua terra estão sendo muito bem construídas e faz todo o sentido vê-lo planejando um ataque a Winterfell, o lugar em que cresceu. Enquanto isso, Bran mandou vários homens ir ajudar seus servos contra os saqueadores das Ilhas de Ferro, deixando Winterfell ainda mais frágil contra o iminente ataque. Para quem leu os livros, ficou a conclusão que a série realmente não contará com a participação dos irmãos Reed, muito importantes na trama. Jojen Reed no livro é que sonha com o mar invadindo Winterfell, além de deixar os sonhos de lobo de Brand muito mais claros para o garoto. Por enquanto, a decisão dos produtores até que me agrada, vista o excesso de personagens já apresentados ao público nesta primeira metade da temporada. Mas não consigo imaginar o futuro de Bran sem a inclusão destes novos personagens.

A trama para lá da muralha (trama, que trama?) continua sem grandes acontecimentos e o destaque por enquanto vem sendo a produção da HBO, que resolveu filmar a grande maioria das sequências em locações reais, tornando tudo mais interessante em lugares naturalmente maravilhosos . Se eu estou com frio nesta semana aqui no Brasil, imagina a vida dos atores nos sets da Islândia, não deve ser nem um pouco fácil.

De resto foi tudo mais do mesmo, Tyrion sendo foda e Cersei uma puta recalcada. Sem dizer que não tivemos nenhuma participação de Sansa, que está bem apagada nesta temporada. Eu entendo o grande desafio que é adaptar uma obra tão complexa, cheia de personagem e que a maioria das tramas tem um objetivo a longo prazo que precisa ser trabalhado aos poucos.

Deixe aqui nos comentários suas impressões da temporada e de quem quer ver como Rei no Trono de Ferro. Sou só eu ou a temporada engrenou de vez e está com tramas sólidas e bem construídas por enquanto?  

Talvez Você Curta

15 comentários

  1. Eu notei uma coisa nesse episódio: o Theon está indo atacar Winterfell, que está desprotegida, mas outros dois personagens estão indo para lá também, Cat e Brienne... estou na torcida pra ver Brienne destruindo todos aqueles gatos pingados no barquinho do Theon!

    (Mas não diz se eu acertei, por favor! haha)

    ResponderExcluir
  2. Antes de ir para Winterfell Cat e Brienne irão a caminho do acampamento de Robb...

    ResponderExcluir
  3. Uma das poucas coisas que eu prefiro na série aos livros é Jon Snow. Nos livros, pelo menos até o fim do 3º ele é muito passivo. As coisas sempre acontecem com ele, enquanto ele não toma decisão nenhuma e é apenas levado pelas circunstancias. Enquanto na série ele tem tomado a liderança e suas próprias decisões.
    Agora, uma coisa que acho uma pena, é o que fazem com a Sansa na série. Enquanto para os leitores ela é uma menina confusa, mimada e egoísta (principalmente no 1º) mas apesar disso uma Stark, honrada, forte, corajosa até certo ponto. Na série ela é retratada como uma mini Cersei Lannister. Os seus defeitos são agravados e ela ainda é muito imatura, mesmo depois de tudo o que aconteceu com ela.
    No mais a série tem sido ótima, sinto falta de muito personagens ótimos e um tanto quanto divertidos, (como Vargo Hoat, "adofo" ele hahaha) mas mesmo sem eles a série caminha muito bem. Os cenários são lindos, toda o figurino tem sido perfeito (tava querendo ver Dany Dragonete com o vestido qartheno, mas num deu... =[).
    Enfim, escrevi demais já... hahaha Só um pouco viciado em Westeros! XD
    Obrigado pela review, ela tá ótima!

    ResponderExcluir
  4. Eu tmbm esperava ver o vestido da Danny mas não rolou.

    Vargo Hoat deve entrar para a série na próxima temporada, pelo menos assim espero.

    ResponderExcluir
  5. Nããããoo.. o lindu do Renly se foi! Nosso veado está morto, se já não bastasse a mãe do Bambi. snif, snif.
    O que foi aquele cara aparecendo como Gênio do mal e concedendo três desejos mortais para Arya?! Eu já dizia Jofrey, Cersei e deixava o terceiro pra depois.
    E aquela mini carruajem do anão?! huaua.rs
    Toda cena da Dany me da um nervoso. Eu sempre fico achando que alguém vai tentar roubar os dragões dela. Eles são mto pequenos e ela ta mto em desvantagem pra se defender. Mas realmente, se é pra falar de direito, ela tem sobre Jofrey e Stannis, já que o trono foi tomado a força por Robert.

    ResponderExcluir
  6. Heheheh...mas vcs já tiveram uma overdose dos peitos da Dany na primeira temporada, pow!!!! O que tem que aparecer agora é o Jon Snow pelado!!!:P

    ResponderExcluir
  7. Não era uma mini-carruagem...era um palanquim (liteira)....rsrsr

    ResponderExcluir
  8. Diogo, pq a produção do fogovivo só é possível com o retorno dos dragões, a magia do fogo depende da existência dos dragões?? Os alquimistas sabem disso? Uiii

    A casa dos Stark é minha favorita claro, e Arya é uma das queridinhas ^^ Ela está sensacional! As duas cenas dela no epi, com Lannister e com o ‘Homem’ foram muito boas, a atriz soube dosar coragem e força, com o medo e a incerteza! Reparando bem, percebi que Arya e Cat realmente parecem mãe e filha.

    Alias, por falar em Cat, uma das cenas mais emocionantes e bonitas da série para mim foi o juramento de Brienne e a resposta que Cat deu a ela! Muito bonito msm!

    Foi MT agradável ver os guerreiros da Muralha passando mais frio que eu! Kkkk

    ResponderExcluir
  9. Não lembro nada do fogovivo depender dos dragões para ser produzido...pelo que me lembro falam que o único fogo mais forte que o do fogo-vivo era o dos dragões ...

    ResponderExcluir
  10. Amandices, o livro explica que a "magia" meio morreu no mundo junto com os dragões e o alquimista fica surpreso ao ver o quanto de fogovivo conseguiu produzir, já que ele não sabe que existem dragões de novo (o que nós sabemos). Então, a gente sabe que a produção elevada é por causa dos dragões da Danny, o alquimista fica meio surpreso sem saber como conseguiu td aquilo.

    Assim, como a série, mas numa escala bem menor, o livro não entrega td facilmente, ele deixa mtas coisas nas entrelinhas .

    ResponderExcluir
  11. Foi o que eu expliquei no comentário acima, o livro diz que os Dragões são um sinal de que a magia está mais forte no mundo.

    ResponderExcluir
  12. Eu li o livro e, na minha compreensão, o Fogovivo não tinha nada a ver com os dragões, já que ele é uma substância mais química, não mágica.

    ResponderExcluir
  13. Tendiiiiiiiiiii, faz sentido!! (embora o pessoal ai esteja na dúvida ou tenha outras explicações) ;)

    ResponderExcluir
  14. Peitos nunca são demais! XD

    ResponderExcluir
  15. Mas se vc se prender a isso vc cai num ciclo vicioso, pq os Targaryen também roubaram o trono. =/

    ResponderExcluir

Comenta, gente, é nosso sarálio!

Subscribe