Upfronts For Dummies: Descubra a magia que envolve o evento televisivo mais importante do ano

domingo, maio 13, 2012


Entra ano, sai ano e você continua aí, sem entender patavina do que acontece no calendário de eventos do mundo das séries, não é mesmo? Pois seus problemas acabaram, ou pelo menos, uma parte deles.
Em mais uma edição do nosso For Dummies explicamos para os seriadores mais burrinhos e desligados que diabo são os tais UPFRONTS e porque eles são tão importantes quanto uma visita do Papai Noel, do Coelhinho da Páscoa e até da Fada do Dente.
Então, meninos e meninas, tenham em mente que sermos bonzinhos o ano todo e obedecermos a papai e mamãe, pode ter impacto definitivo nos Upfronts, porque afinal de contas, quando os seriadores não se comportam, ganham de brinde uma temporada inteira de bombas televisivas.


Para quem já está se descabelando, crente de que não vai conseguir entender o que estamos prestes a explicar, um aviso: Keep Calm e leia o Upfronts For Dummies quantas vezes forem necessárias. Temos certeza de que até os mais dummies vão pegar o espírito da coisa. Então, sem mais delongas, vamos às lições de hoje.
Tia, todo ano eu escuto falar em UPFRONTS, mas eu nunca consegui entender o que é essa coisa porque tenho preguiça até de usar o Google. Ajudael?
Vamos lá. Devagar e sempre. A definição do termo Upfront é muito simples. Numa tradução direta quer dizer “na frente, antes, antecipado”. Para a indústria televisiva o Upfront nada mais é do que um encontro promovido pelas redes de televisão, para apresentar suas grades de programação, com destaque para as novas séries e shows. Participam desse evento os executivos do canal, imprensa e grandes anunciantes, que têm a chance de conhecer bem antes como será a grade das emissoras e assim, investir em propaganda direcionada a seus públicos alvos.


Peraí, deixa ver se entendi, é tipo comprar o ingresso do show da Demi Lovato bem antes, Tia?
Isso mesmo, querido dummy! Upfront significa comprar antecipadamente. É a oportunidade do pessoal do marketing de comprar espaços para os comerciais de televisão com antecedência, bem antes de as temporadas começarem.


Quando é que esse tal Upfront acontece? É sempre na mesma data?
Tradicionalmente, os Upfronts norte americanos acontecem no início da segunda quinzena de maio, quando a maioria dos programas está finalizando suas temporadas. É a época ideal para que as emissoras apresentem suas propostas para o horário nobre que entrará em vigor a partir da próxima Fall Season. Durante o Upfront já é apresentado um calendário prévio das estreias (Incluindo Mid-Season). A maioria dos canais a cabo (ou fechados, dummy) apresentam suas programação ainda durante a primavera, já que muitos dos novos shows entram no ar durante a Summer Season. A atenção da imprensa para esses eventos é muito menor e os canais abertos tem muito mais destaque. No Canadá, os Upfronts acontecem de forma bastante similar, na primeira semana de Junho.

E me conta uma coisa Tia, como que são esses eventos aí? Tem boca livre?
Olha dummy, festas e jantares nababescos regados a muito champanhe fazem parte dos Upfronts, porque como diria nossa Mulher Rica, Valdirene Marchiori, comprar com tacinha é muito mais gostoso e estiloso. Para aumentar ainda mais o glamour, o Upfront conta com a presença de atores e produtores que explicam do que se trata cada nova série e quais os objetivos da dita cuja. Depois do evento, que é geralmente cheio de firula, podendo ter apresentações musicais e o escambau, o departamento comercial dos canais inicia o atendimento aos anunciantes interessados, oferecendo informações detalhadas de cada série. Basicamente, eles entulham as pessoas de comida e bebida alcoólica para vender mais espaços publicitários. A troca parece justa.



Que tipos de detalhes são esses aí e para que eles servem?
Entram aqui itens essenciais como potencial demográfico (faixa etária, poder econômico), psicológico (que define as pessoas que podem se identificar com a série X) e geográfico (áreas de maior interesse naquele tipo de programa). Basicamente, esses dados são úteis para que eu anuncie produtos absolutamente direcionados. Por exemplo, colocar propaganda de pá e bonecas megaevil no intervalo de Pretty Little Liars ou anunciar a Iogurteira Top Therm (#vamosfalardecoisaboa) entre os blocos de Masterchef.



Entendi tia. Então toda a propaganda é vendida antes?
Praticamente. Entre maio e julho o espaço publicitário do prime time (horário nobre, dummy) é fechado entre 65 e 75% da totalidade. Num ano bom, o número pode bater a casa dos 80%. Isso acontece porque, é claro, quem compra antes ganha desconto. Que anunciante não gosta de ganhar até 15% de abatimento, como acontece nos Upfronts?

E como os anunciantes sabem que vão ter satisfação garantida, sem precisar pedir o dinheiro de volta?
A coisa funciona na base da aposta mesmo. Por meio dos detalhes de cada série (elenco, showrunner, público alvo, tipo de trama) dá para ter uma ideia, ainda que vaga, do potencial de audiência. Além do mais, existem cláusulas contratuais que garantem aos anunciantes cancelarem até 25% do valor total de seu contrato, caso as séries nas quais investiram em espaços publicitários acabem no terrível submundo das flopagens.

Ah é tia. E série que flopa acaba cancelada, né?
Isso mesmo querido dummy! Se você começar a prestar atenção, vai notar que, nos EUA a maioria dos cancelamentos de novas séries acontece em novembro, porque é nessa época que começam a vencer os períodos em que as agências de publicidade podem cancelar ou reajustar seus patrocínios, ou até exigir parte do valor investido de volta.

Mas vem cá tia, você falou em aposta. Pode jogar na mega-sena com os números de Lost? Tipo assim, pode apostar tudo num único lugar?
Poder até pode, mas se o prêmio sair, você não vai ganhar sozinho, porque não tem maior clichê do que apostar em número de Lost achando que vai ganhar alguma coisa. Já os anunciantes são bem mais espertos que os dummies e fazem suas apostas em variados, quando não em todos os canais. O objetivo disso tudo é ter lucro. Quase como ganhar na mega sena. No caso da publicidade em período de Upfronts, isso pode significar um retorno que varia entre UM e DOIS BILHÕES DE DOLETAS!


Peraí. Então os anunciantes não fazem apostas de risco, é isso?
Pois é dummy. Sabe quando a gente reclama que os formatos televisivos estão engessados e que todo ano as séries novas não passam de reciclagem de fórmulas consagradas? É daí quem vem a tal “crise criativa da TV”. Mas não vá colocando a culpa só nos anunciantes. Se os americanos não dessem audiência para os mesmo programas clichezentos veríamos mais produções arriscadas surgindo por aí.

E quando é que a gente fica sabendo das bombas que vem aí pra 2012 e 2013, tia?
Está chegando a hora dummy! As emissoras já definiram as datas e por isso, é bom ficar atento. A Fox e a NBC agendaram seu Upfront para 14 de maio. Dia 15 é a vez da ABC, dia 16 teremos a CBS, a TNT e a TBS. No dia 17 é a vez da The CW e do canal USA.

Depois disso, tia, o que acontece comigo?
Sua vida vai mudar, prezado dummy. Ou você nunca ouviu falar que os Upfronts são o evento que muda a vida de todo seriador? Prepare sua paciência, porque vem aí o período de caça ao tesouro. Quem encontrar uma série que preste agarre e não solte nunca mais. Mas muito cuidado: tem muita bomba disfarçada de superprodução só esperando para explodir no meio da sua cara.

Talvez Você Curta

22 comentários

  1. por que pro show da Demi Lovato??? kkkkkkkkk
    Daria um rim pra ver uma propaganda de pá no intervalo de PLL kkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. "Mas muito cuidado: tem muita bomba disfarçada de superprodução só esperando para explodir no meio da sua cara."

    Amei hahaha

    ResponderExcluir
  3. the mad hatter.domingo, 13 maio, 2012

    BONECAS MEGAEVIL FEAT PÁ KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  4. KKKKKKKKKKKKKKKKK. A já conhecida empresa A-Produtos alimenticios e bonecas infântis S.A lança sua mais nova divisisão comercial de Pás, estilosas e baratas vem com as cores da estação, além de brinde exclusivo: 50ml de água do rio para você brincar com a sua boneca A.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom! kkkkkkkkk Adoro sempre a sessão for dummies! Sue me!

    ResponderExcluir
  6. Lolis Oliveira.domingo, 13 maio, 2012

    Tia Camis, obrigada pela explicação, já sabia de algumas coisas, mas foi muito esclarecedor. E outra, já apostei nos números de Lost e não ganhei :('
    Que venham as upfronts com muitas delícias crocantes para nos deliciarmos!!

    ResponderExcluir
  7. Ótimo texto Camis. Já tinha uma ideia do que era upfront, mas não sabia com todos esses detalhes. Adorei entender tudinhoo como um bom dummy.

    "Daria um rim pra ver uma propaganda de pá no intervalo de PLL" [2]

    PS: Adorei as ilustrações com CW linda!

    ResponderExcluir
  8. titia camis explica para mim existe algum lugar onde eu posso assistir esses upfronts??

    bjss da sua querida dummy

    ResponderExcluir
  9. Pois é, dummyzinho, é nessa época que ficamos sabendo de séries com sinopses super promissoras como Flash Forward e Alcatraz, ficamos interessados em séries que possam revelar novas tendências na televisão como Pan Am e The Playboy Club, ficamos chateados pelas emissoras ainda colocarem toneladas de séries procedurais/advogados como The Good Wife no horário nobre, analisamos e predizemos sempre as "piores bombas que um emissora de TV pode lançar" como Once Upon a Time e que conjecturamos a possibilidade das séries veteranas como Grey's Anatomy e CSI fazerem sua última temporada porque não tem mais fôlego.

    Ou seja, é a partir dessa semana que teremos assunto até setembro.

    ResponderExcluir
  10. Camis é fã da Deminha?
    Sambou na cara!

    ResponderExcluir
  11. Tia Camis brigada por explicar direitinho pá mim os upfronts, ficou muito mais claro na minha cabeçinha esperta :D

    ResponderExcluir
  12. Eu achava que Upfront era tipo reunião da távola redonda com uns 5/6 previlegiados de cada canal pra decidirem qual série é renovada e qual não é, q. ~se joga de uma ponte~

    ResponderExcluir
  13. Resumiu tudo que eu pensei com a Upfront do ano passado!! hahaha

    "Daria um rim pra ver uma propaganda de pá no intervalo de PLL" [3]

    ResponderExcluir
  14. Valeu pelo post Camis, foi mto esclarecedor. =)
    Hey olha só, Camis é fã da Demi gente =D
    sambou na cara! +1

    ResponderExcluir
  15. Camis é fã da Demi Lovato e Érika da Miley Cyrus?! O.o
    CHOQUEI!!! º_º

    ResponderExcluir
  16. Obrigada Titia Camis, eu realente desconhecia os detalhes CROCANTES que rolam no universo das Upfronts, foi muito esclarecedor! Nóis Dummys agradece!!

    "Daria um rim pra ver uma propaganda de pá no intervalo de PLL" [4]

    ResponderExcluir
  17. Nem eu sabia todos esses detalhes sobre o evento que muda a vida dos seriadores. Espero que esse ano rolem vídeos crocantes como o de Polaha e Maggie Q apresentando as séries novas no ano passado, com direito a muitas piadinhas de altíssimo nível!

    ResponderExcluir
  18. Amo o jeito como a Camis escreve hahahahahahaha
    mesmo sambando na cara da minha serie preferida,ainda amo hahaha u.ú

    ResponderExcluir
  19. Eles tem o upfront e nós temos o "vem aí" da globo. Qué dizê.

    ResponderExcluir

Comenta, gente, é nosso sarálio!

Subscribe