Upfronts For Dummies: Descubra a magia que envolve o evento televisivo mais importante do ano
13.5.12
Em mais uma edição do nosso For Dummies explicamos para os seriadores mais
burrinhos e desligados que diabo são os tais UPFRONTS e porque eles são tão importantes
quanto uma visita do Papai Noel, do Coelhinho da Páscoa e até da Fada do Dente.
Então, meninos e meninas, tenham em mente que sermos bonzinhos o ano todo e obedecermos
a papai e mamãe, pode ter impacto definitivo nos Upfronts, porque afinal de contas, quando os seriadores não se
comportam, ganham de brinde uma temporada inteira de bombas televisivas.
Para quem já está se descabelando,
crente de que não vai conseguir entender o que estamos prestes a explicar, um
aviso: Keep Calm e leia o Upfronts For Dummies quantas vezes forem necessárias.
Temos certeza de que até os mais dummies vão pegar o espírito da coisa. Então,
sem mais delongas, vamos às lições de hoje.
Tia, todo ano eu escuto falar em UPFRONTS, mas eu nunca consegui
entender o que é essa coisa porque tenho preguiça até de usar o Google. Ajudael?
Vamos lá. Devagar e sempre. A
definição do termo Upfront é muito simples. Numa tradução direta quer dizer “na
frente, antes, antecipado”. Para a indústria televisiva o Upfront nada mais é
do que um encontro promovido pelas redes de televisão, para apresentar suas
grades de programação, com destaque para as novas séries e shows. Participam
desse evento os executivos do canal, imprensa e grandes anunciantes, que têm a
chance de conhecer bem antes como será a grade das emissoras e assim, investir
em propaganda direcionada a seus públicos alvos.
Peraí, deixa ver se entendi, é tipo comprar o ingresso do show da Demi
Lovato bem antes, Tia?
Isso mesmo, querido dummy! Upfront significa comprar
antecipadamente. É a oportunidade do pessoal do marketing de comprar espaços
para os comerciais de televisão com antecedência, bem antes de as temporadas
começarem.
Quando é que esse tal Upfront acontece? É sempre na mesma data?
Tradicionalmente, os Upfronts
norte americanos acontecem no início da segunda quinzena de maio, quando a maioria
dos programas está finalizando suas temporadas. É a época ideal para que as
emissoras apresentem suas propostas para o horário nobre que entrará em vigor a
partir da próxima Fall Season. Durante o Upfront já é apresentado um calendário
prévio das estreias (Incluindo Mid-Season). A maioria dos canais a cabo (ou
fechados, dummy) apresentam suas programação ainda durante a primavera, já que
muitos dos novos shows entram no ar durante a Summer Season. A atenção da
imprensa para esses eventos é muito menor e os canais abertos tem muito mais
destaque. No Canadá, os Upfronts acontecem de forma bastante similar, na
primeira semana de Junho.
E me conta uma coisa Tia, como que são esses eventos aí? Tem boca
livre?
Olha dummy, festas e jantares
nababescos regados a muito champanhe fazem parte dos Upfronts, porque como diria nossa Mulher Rica, Valdirene Marchiori,
comprar com tacinha é muito mais gostoso e estiloso. Para aumentar ainda mais o
glamour, o Upfront conta com a presença de atores e produtores que explicam do
que se trata cada nova série e quais os objetivos da dita cuja. Depois do evento,
que é geralmente cheio de firula, podendo ter apresentações musicais e o
escambau, o departamento comercial dos canais inicia o atendimento aos
anunciantes interessados, oferecendo informações detalhadas de cada série. Basicamente,
eles entulham as pessoas de comida e bebida alcoólica para vender mais espaços
publicitários. A troca parece justa.
Que tipos de detalhes são esses aí e para que eles servem?
Entram aqui itens essenciais como
potencial demográfico (faixa etária, poder econômico), psicológico (que define
as pessoas que podem se identificar com a série X) e geográfico (áreas de maior
interesse naquele tipo de programa). Basicamente, esses dados são úteis para
que eu anuncie produtos absolutamente direcionados. Por exemplo, colocar
propaganda de pá e bonecas megaevil no intervalo de Pretty Little Liars ou
anunciar a Iogurteira Top Therm (#vamosfalardecoisaboa) entre os blocos de
Masterchef.
Entendi tia. Então toda a propaganda é vendida antes?
Praticamente. Entre maio e julho
o espaço publicitário do prime time (horário nobre, dummy) é fechado entre 65 e
75% da totalidade. Num ano bom, o número pode bater a casa dos 80%. Isso
acontece porque, é claro, quem compra antes ganha desconto. Que anunciante não
gosta de ganhar até 15% de abatimento, como acontece nos Upfronts?
E como os anunciantes sabem que vão ter satisfação garantida, sem
precisar pedir o dinheiro de volta?
A coisa funciona na base da
aposta mesmo. Por meio dos detalhes de cada série (elenco, showrunner, público
alvo, tipo de trama) dá para ter uma ideia, ainda que vaga, do potencial de
audiência. Além do mais, existem cláusulas contratuais que garantem aos
anunciantes cancelarem até 25% do valor total de seu contrato, caso as séries
nas quais investiram em espaços publicitários acabem no terrível submundo das
flopagens.
Ah é tia.
E série que flopa acaba cancelada, né?
Isso mesmo querido dummy! Se você começar a
prestar atenção, vai notar que, nos EUA a maioria dos cancelamentos de novas
séries acontece em novembro, porque é nessa época que começam a vencer os
períodos em que as agências de publicidade podem cancelar ou reajustar seus
patrocínios, ou até exigir parte do valor investido de volta.
Mas vem cá
tia, você falou em aposta. Pode jogar na mega-sena com os números de Lost? Tipo
assim, pode apostar tudo num único lugar?
Poder até pode, mas se o prêmio sair, você não
vai ganhar sozinho, porque não tem maior clichê do que apostar em número de
Lost achando que vai ganhar alguma coisa. Já os anunciantes são bem mais espertos
que os dummies e fazem suas apostas em variados, quando não em todos os canais.
O objetivo disso tudo é ter lucro. Quase como ganhar na mega sena. No caso da
publicidade em período de Upfronts, isso pode significar um retorno que varia
entre UM e DOIS BILHÕES DE DOLETAS!
Peraí. Então os anunciantes não fazem apostas de risco, é isso?
Pois é dummy. Sabe quando a gente reclama que os
formatos televisivos estão engessados e que todo ano as séries novas não passam
de reciclagem de fórmulas consagradas? É daí quem vem a tal “crise criativa da
TV”. Mas não vá colocando a culpa só nos anunciantes. Se os americanos não
dessem audiência para os mesmo programas clichezentos veríamos mais produções
arriscadas surgindo por aí.
E quando é
que a gente fica sabendo das bombas que vem aí pra 2012 e 2013, tia?
Está chegando a hora dummy! As emissoras já
definiram as datas e por isso, é bom ficar atento. A Fox e a NBC agendaram seu
Upfront para 14 de maio. Dia 15 é a vez da ABC, dia 16 teremos a CBS, a TNT e a
TBS. No dia 17 é a vez da The CW e do canal USA.
Depois
disso, tia, o que acontece comigo?
Sua vida vai mudar, prezado dummy. Ou você nunca
ouviu falar que os Upfronts são o evento que muda a vida de todo seriador?
Prepare sua paciência, porque vem aí o período de caça ao tesouro. Quem
encontrar uma série que preste agarre e não solte nunca mais. Mas muito
cuidado: tem muita bomba disfarçada de superprodução só esperando para explodir
no meio da sua cara.
22 comentários
por que pro show da Demi Lovato??? kkkkkkkkk
ResponderExcluirDaria um rim pra ver uma propaganda de pá no intervalo de PLL kkkkkkkkkkkk
"Mas muito cuidado: tem muita bomba disfarçada de superprodução só esperando para explodir no meio da sua cara."
ResponderExcluirAmei hahaha
BONECAS MEGAEVIL FEAT PÁ KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
ResponderExcluirsou fã de Deminha. Por isso.
ResponderExcluirKKKKKKKKKKKKKKKKK. A já conhecida empresa A-Produtos alimenticios e bonecas infântis S.A lança sua mais nova divisisão comercial de Pás, estilosas e baratas vem com as cores da estação, além de brinde exclusivo: 50ml de água do rio para você brincar com a sua boneca A.
ResponderExcluirMuito bom! kkkkkkkkk Adoro sempre a sessão for dummies! Sue me!
ResponderExcluirTia Camis, obrigada pela explicação, já sabia de algumas coisas, mas foi muito esclarecedor. E outra, já apostei nos números de Lost e não ganhei :('
ResponderExcluirQue venham as upfronts com muitas delícias crocantes para nos deliciarmos!!
Ótimo texto Camis. Já tinha uma ideia do que era upfront, mas não sabia com todos esses detalhes. Adorei entender tudinhoo como um bom dummy.
ResponderExcluir"Daria um rim pra ver uma propaganda de pá no intervalo de PLL" [2]
PS: Adorei as ilustrações com CW linda!
titia camis explica para mim existe algum lugar onde eu posso assistir esses upfronts??
ResponderExcluirbjss da sua querida dummy
Pois é, dummyzinho, é nessa época que ficamos sabendo de séries com sinopses super promissoras como Flash Forward e Alcatraz, ficamos interessados em séries que possam revelar novas tendências na televisão como Pan Am e The Playboy Club, ficamos chateados pelas emissoras ainda colocarem toneladas de séries procedurais/advogados como The Good Wife no horário nobre, analisamos e predizemos sempre as "piores bombas que um emissora de TV pode lançar" como Once Upon a Time e que conjecturamos a possibilidade das séries veteranas como Grey's Anatomy e CSI fazerem sua última temporada porque não tem mais fôlego.
ResponderExcluirOu seja, é a partir dessa semana que teremos assunto até setembro.
Camis é fã da Deminha?
ResponderExcluirSambou na cara!
Tia Camis brigada por explicar direitinho pá mim os upfronts, ficou muito mais claro na minha cabeçinha esperta :D
ResponderExcluirMiley é muito mais legal *_*
ResponderExcluirEu achava que Upfront era tipo reunião da távola redonda com uns 5/6 previlegiados de cada canal pra decidirem qual série é renovada e qual não é, q. ~se joga de uma ponte~
ResponderExcluirResumiu tudo que eu pensei com a Upfront do ano passado!! hahaha
ResponderExcluir"Daria um rim pra ver uma propaganda de pá no intervalo de PLL" [3]
Valeu pelo post Camis, foi mto esclarecedor. =)
ResponderExcluirHey olha só, Camis é fã da Demi gente =D
sambou na cara! +1
Camis é fã da Demi Lovato e Érika da Miley Cyrus?! O.o
ResponderExcluirCHOQUEI!!! º_º
Obrigada Titia Camis, eu realente desconhecia os detalhes CROCANTES que rolam no universo das Upfronts, foi muito esclarecedor! Nóis Dummys agradece!!
ResponderExcluir"Daria um rim pra ver uma propaganda de pá no intervalo de PLL" [4]
*realmente
ResponderExcluirNem eu sabia todos esses detalhes sobre o evento que muda a vida dos seriadores. Espero que esse ano rolem vídeos crocantes como o de Polaha e Maggie Q apresentando as séries novas no ano passado, com direito a muitas piadinhas de altíssimo nível!
ResponderExcluirAmo o jeito como a Camis escreve hahahahahahaha
ResponderExcluirmesmo sambando na cara da minha serie preferida,ainda amo hahaha u.ú
Eles tem o upfront e nós temos o "vem aí" da globo. Qué dizê.
ResponderExcluirComenta, gente, é nosso sarálio!